Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 06/05/2009 - QUA - 08:31 - Paulo Sérgio: 'Espero que a torcida do Nordeste venha nos apoiar'

Um dos maiores centros de romaria do Brasil será palco de uma partida decisiva para o Vasco. Hoje, às 19h30, o time encara o Icasa, em Juazeiro do Norte (CE), e precisa vencer ou empatar em dois ou mais gols para avançar às quartas-de-final. Na bagagem de todo vascaíno, não faltará fé para evitar mais uma zebra na Copa do Brasil. E não custa nada, também, ter o apoio do vascaíno Padre Cícero. Ou melhor, de quem o representa.

Juazeiro do Norte é a terra do famoso sacerdote brasileiro e conta até com uma estátua de 25 metros do padre, alvo de vários romeiros ao longo do ano. No embalo dessa fé, João Bosco Gomes rouba a cena em todos os jogos do Icasa no Romeirão. Técnico em radiologia, há três anos ele se veste de Padre Cícero antes dos jogos do time de Juazeiro e saúda os torcedores. Mas um detalhe o deixará angustiado hoje: João tem o coração vascaíno desde pequeno.

De maneira gentil e para divulgar a fé da cidade, ele geralmente entrega aos adversários do Icasa uma pequena estátua de Padre Cícero. Hoje, seu sonho é entregar a Carlos Alberto, capitão do Vasco, o presente do povo de Juazeiro.

–É complicado, sou vascaíno de coração, mas foi uma semana de festa aqui com o empate com o Vasco. Não posso trair o meu povo. Mas espero que Carlos Alberto, meu ídolo, aceite o presente – diz João.

O próprio estádio em que o Vasco irá decidir a vaga tem a ver com fé. Seu nome original é Mauro Sampaio, mas caiu no gosto popular com o apelido de Romeirão, uma homenagem aos vários romeiros que invadem a cidade em várias épocas do ano. Na cidade também é possível encontrar vários fiéis vascaínos. E os jogadores pedem ajuda na terra de Padre Cícero.

– Espero que a torcida do Nordeste venha nos apoiar – pediu o lateral-direito Paulo Sérgio.

E a fé, geralmente, não costuma falhar em Juazeiro do Norte (CE).

Segundo histórias que correm na cidade cearense, o futebol teve início em Juazeiro do Norte graças a Padre Cícero. Em 1927, esportistas teriam ido até o sacerdote e pedido um espaço para praticar o futebol.

Padre Cícero, então, mandou cercar um pedaço de suas terras e montou um campo, onde foi realizado o primeiro jogo na cidade.

Fé Na famosa estátua de 25 metros de Padre Cícero vários fãs e até jogadores de futebol encontram espaço para fazer suas preces e pedir ajuda ao time do coração.

Fonte: Lance

índice | envie por e-mail

Anterior: 08:01 - Ramon quer a classificação do Vasco como presente de aniversário
Próxima: 09:42 - Timemania do Vasco distribuirá brindes no jogo contra o Brasiliense