Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 15/04/2009 - QUA - 01:20 - Mandarino fala sobre eliminação no Estadual e sequência da temporada

Declarações do 2º vice-presidente geral e vice-presidente de futebol do Vasco José Hamilton Mandarino ao programa "Só Dá Vasco" desta 3ª-feira (14/04):

GOLEADA E ELIMINAÇÃO DO CAMPEONATO CARIOCA NAS SEMIFINAIS DA TAÇA RIO

"O que eu tenho a dizer é o seguinte. Eu diria a toda a torcida vascaína, a todos os torcedores, o sábado foi um jogo de bastante infelicidade para nós. Não apenas pelo resultado, mas porque de um lado nós vimos uma equipe, a equipe do Botafogo, acertando tudo. Houve ali gols que provavelmente não vão ser repetidos nunca mais, gols de feitura muito difícil, em condições muito difíceis, e que aconteceram. E, de outro lado, uma má jornada nossa, do time como um todo, da equipe como um todo. Evidentemente que isso deixou um amargo muito grande para nós. Eu tive a oportunidade de estar no Maracanã e vi uma demonstração extraordinária da nossa torcida. A torcida compareceu não apenas em quantidade, mas em participação. Mais uma vez, a torcida, a nossa torcida deu uma demonstração extraordinária de apoio. Durante todo o jogo, com todo o placar adverso, com toda a situação adversa, ainda assim saímos do Maracanã no sábado com a torcida exaltando o time. E exaltando muito corretamente, porque, na realidade, nós tivemos uma trajetória de onze jogos, em que nós ganhamos dez e perdemos um. Infelizmente, esse um, essa derrota nesse jogo veio exatamente no momento crítico do campeonato, em que era exatamente a fase do mata-mata."

"O mata-mata é cruel, porque se você está em uma má jornada naquele dia, você não tem chance de se recuperar. Essa coisa, eu diria até mesmo em termos do nosso campeonato aqui do Rio de Janeiro, é algo que dá muito pouca chance a um clube. Em São Paulo, os clubes ainda jogam, como estão jogando agora, em dois jogos. Aqui no Rio de Janeiro, não. Nós fazemos um jogo, e só o jogo decisivo do turno, ou melhor, do campeonato, é que é jogado em dois jogos. A decisão é jogada em dois jogos. Já a decisão dos turnos e as semifinais também são jogados em apenas uma partida. Aquele dia foi um dia de infelicidade. Nós temos de considerar isso."

"Eu conversava com o Carlos Alberto logo depois do jogo, e dizia a ele o seguinte. Não há razão para nós nos desanimarmos. Não há razão para nós nos abatermos. Nós temos de continuar o trabalho. O nosso sucesso é em cima do trabalho, é em cima do jogo coletivo que nós temos, de um futebol solidário, de um ambiente saudável, de uma liderança do nosso treinador, de uma boa atuação, uma atuação competente do nosso diretor-executivo, que é o Rodrigo Caetano. Nós somos um conjunto. Ali não tem ninguém que se sobressai. O que se sobressai é o conjunto. Nós somos um conjunto, e a nossa força é coletiva. É assim que nós devemos procurar continuar a nossa trajetória. Aquele dia, perdemos. Tudo bem. Mas eu falei o seguinte para o Carlos Alberto: 'Carlos Alberto, eu quero ganhar dez partidas, como nós ganhamos, e perder uma'. Essa frequência de vitórias vai ser extraordinária, sobretudo em uma competição como o Campeonato Brasileiro, como a Série B, em que, se a cada onze partidas ganharmos dez, vai estar extraordinário para todos nós. O que temos de fazer é aprimorar a nossa equipe e continuarmos com esse trabalho sério que temos feito. E sempre buscando essa aliança, que é uma aliança que nos dá força, que nos dá poder, que é a aliança com toda a torcida do Club de Regatas Vasco da Gama. O torcedor é fundamental. O torcedor, como a equipe, tem de formar um elo inquebrável. É com esse elo que nós vamos fazer essa grande corrente de vitórias, tanto na Copa Brasil, aonde pretendemos chegar longe, e mesmo pensar, por que não, na própria vitória na Copa Brasil, como no Campeonato Brasileiro. O Campeonato Brasileiro já está aí praticamente iniciando. Na primeira quinzena de maio já iniciamos. Vamos contar com essa solidariedade e com essa cumplicidade com que nós temos atuado, como nós temos nos comportado. É fundamental que não percamos o trabalho, a perspectiva da vitória, o objetivo nosso, que é a vitoria. E, sobretudo, o fortalecimento do nosso clube. É isso aí."

APRENDIZADO NAS ADVERSIDADES

"Sem dúvida. Eu sempre digo o seguinte. Das derrotas e das situações difíceis, tem uma coisa que é preciosa, uma coisa que é importante, que é a lição que nós temos oportunidade de ter. Que desse jogo tenhamos as lições, as observações, os elementos para evitar que outra situação dessa venha a acontecer. O futebol é sempre, talvez, a razão de tanta paixão, de tanta sedução, seja exatamente o imponderável do futebol. O futebol é sempre uma interregação. Uma associação de situações em que não necessariamente o time mais forte ganhou. O futebol vive mostrando isso. Às vezes, o clube mais forte não ganha. Eu me lembro do meu tempo de mais garoto e tal, certa ocasião em que fui ver, como sempre, um jogo muito disputado entre Vasco e Flamengo, em que o Flamengo praticamente ocupou o meio-de-campo do Vasco durante todo o jogo. Eu não sei se foi o Belém ou o Célio. Eu faço um pouco de confusão, mas ambos foram centroavantes do Vasco. Pega uma bola no meio-de-campo, dribla um zagueiro paraguaio que o Flamengo tinha na época, que se chamava Monin, leva a bola até dentro da área do Flamengo, faz um gol, e o jogo termina 1 a 0 para o Vasco. O futebol é um jogo de surpresas, de situações imagináveis, imprevisíveis. Consequentemente, essas coisas acontecem. A nossa confiança era imensa. Isso foi demonstrado pela torcida no sábado, talvez uma das maiores demonstrações, em muitos anos, da torcida do Vasco no Maracanã, pela presença, pela força que deu ao time durante todo o tempo. E aconteceu o que aconteceu. Naturalmente, fica a experiência e as lições que podem ser tiradas daí. Mas, o que é importante é a gente se manter firme no trabalho. O trabalho vai nos conduzir, certamente, a uma sucessão de vitórias e de conquistas, que é o que nós queremos."

Fonte: NETVASCO

índice | envie por e-mail

Anterior: 01:19 - Mandarino fala sobre sobre Ernani, Robinho, Aloísio e Juninho PE
Próxima: 01:36 - Conheça o C. R. Vasco da Gama da Cidade do Cabo, na África do Sul