Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 06/04/2009 - SEG - 21:02 - Eurico Miranda comenta documentário a seu respeito

Ex-presidente do Vasco e figura polêmica no mundo do futebol, do qual participa desde a década de 1960, Eurico Miranda participou nest segunda-feira do pré-lançamento do documentário A Locomotiva, sobre sua trajetória, de autoria do cineasta Nilton Alencar.

O filme, de cerca de uma hora, foi exibido na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e o evento, além de Eurico, contou com a presença do presidente da entidade, Rubens Lopes, e de outras personalidades do esporte, como o técnico Antônio Lopes.

- Essa não é a minha vida. Para contar a minha vida eram necessárias pelo menos cinco horas - comentou Eurico Miranda.

A Locomotiva será lançado oficialmente nesta terça-feira, na Casa dos Poveiros, clube ligado à colônia portuguesa, no Rio de Janeiro (RJ). Durante a pré-estreia, Eurico separou algumas cópias do filme para distribuir para amigos.

- É evidente que não é tudo, mas aqueles que tiverem a oportunidade verão como eu vejo algumas coisas. Esse documentário serve para aqueles que não me conhecem direito e pode mudar ou fortalecer opiniões ao meu respeito, positiva ou negativamente - analisou Eurico Miranda.

Fonte: Lancenet

Eurico Miranda torce a cara para filme sobre a sua vida

No final da exibição do filme "A Locomotiva", sobre a vida de Eurico Miranda, o ex-presidente do Vasco torceu o rosto e fez um sinal de mais ou menos ao se ver na telona pela primeira vez. A cena aconteceu nesta segunda-feira, no auditório da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, em uma sessão para convidados da entidade. De certa maneira, a reação de Eurico contou pontos para o cineasta Milton Alencar, que se esforçou ao máximo para não fazer um filme chapa branca.

Na maior parte dos 56 minutos de duração, o diretor consegue atingir o objetivo. De carona na biografia escrita por José Louzeiro, que assina o roteiro, Alencar equilibra momentos prós e contras sobre o polêmico personagem. Logo no começo, enquanto um Eurico, dono da situação, sobe o túnel do Maracanã em dia de jogo contra o Flamengo, o filme explica que o Vasco se encaminhava para virar time pequeno na década de 1960. Até surgir ele, o "salvador". Mas logo depois, uma irada torcida irrompe a tela xingando o dirigente.

Afagos e críticas se alternam. O presidente licenciado do Flamengo, Márcio Braga, se considera uma antítese de Eurico. Um torcedor diz que nem Jesus Cristo foi unanimidade. O jornalista Sérgio Cabral considera Eurico um agente rubro-negro infiltrado no Vasco. E que por causa do ódio que ele desperta muitas pessoas deixaram de torcer pelo clube. Ao mesmo tempo, aparecem cenas de doação de cestas básicas.

Entre mordidas e assopros o filme revela curiosidades sobre o personagem. As baforadas no charuto são intimidações aos inimigos. A esposa fala sobre o sossegado Eurico-família, que vez ou outra conversa com os falecidos pais. Há momentos hilários, quando ex-dirigente, tal com um desajeitado ditador, manda os alunos da escola do Vasco repetirem o grito de "Casaca" porque não esticaram o braço direito.

O filme peca em alguns momentos na exaltação a Eurico, quando o chama de "campeão dos campeões". E também pela falta de imagens fundamentais, como a queda do alambrado de São Januário na final da Copa João Havelange, em 2000, quando várias pessoas ficaram feridas e o dirigente entrou em atrito com o então governador Anthony Garotinho. Mas não deixa de ser uma obra polêmica. Como o seu personagem.




Fonte: GloboEsporte.com

índice | envie por e-mail

Anterior: 21:01 - Karatê: Vasco vence 2ª etapa do The Best of the Best
Próxima: 21:20 - INGRESSOS PARA VASCO X BOTAFOGO À VENDA NESTA 3ª