Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 08/03/2009 - DOM - 00:50 - Elton vence briga pela camisa 9 e vira trunfo de Dorival

"Mal ele entrou no ônibus e já quer sentar na janela". Parodiando a frase de Romário quando se referiu com ironia ao técnico Alexandre Gama no Fluminense, seria correto dizer que o atacante Elton chegou ontem ao Vasco, mas já faz por merecer um lugar no ataque. Um dos últimos a se integrar ao elenco e com cinco quilos acima do peso ideal, o atacante mostrou ter paciência e muita determinação para vencer a disputa pela vaga de titular com seus oponentes – Rodrigo Pimpão, Faioli, Edgar e Carlos Antônio.

– É muito bom sentar na janela – diz com um sorriso maroto o jogador, que é a maior esperança de gols no jogo de hoje, contra o Friburguense, às 16h, em São Januário, na estreia do time na Taça Rio. – Cheguei a um clube grande pensando em ser titular e sabia que seria difícil pelo nível dos nossos atacantes. Mas aproveitei as chances e espero fazer uma grande temporada.

Tamanha confiança e determinação não surpreendem os moradores da cidade de Itaperaba, sertão da Bahia. É de um acanhado telão da pracinha local que dona Zilmar assiste orgulhosa a todos os jogos do filho. Apesar de ter nascido em Iramaia, foi em Itaperaba, cidade vizinha, que Elton já mostrava o destino de goleador. Nas peladas do campinho com vista para a Chapada da Diamantina, não havia quem não tivesse ouvido falar do menino que era uma máquina de fazer gols. Um talento que cresceu movido a um combustível apimentado.

– Adoro buchada, sarapatel, caruru, vatapá, pratos que minha mãe sempre faz para mim. Gosto de comida pesada, bem temperada, mas só consigo comer esses pratos quando estou em casa. Aqui no Rio é difícil encontrar – diz, desolado, lembrando-se dos pratos que comia na infância, à vontade, algo bem distante da rotina de pratos leves da vida de atleta.

O tempo passou e Elton provou que era mais do que promessa. Descoberto por um olheiro, trocou o modesto Palmeiras Nordeste de Feira de Santana pelo Iraty, onde chamou a atenção do São Caetano. Depois de passar uma temporada no time do ABC Paulista, transferiu-se para o futebol polonês, onde driblou zagueiros e muito frio. Só não deixou o Legia de Varsóvia mais cedo por causa da ajuda de três compatriotas, entre eles Roger, ex-lateral-esquerdo do Flamengo e atualmente atleta da seleção polonesa. De volta ao Brasil, retornou ao Iraty e depois passou pelo Santo André, onde foi campeão paulista da Segunda Divisão. Mas foram os 10 gols marcados pelo time paulista na Série B do Brasileiro que chamaram a atenção da diretoria vascaína, que acertou a sua contratação até dezembro, com 50% dos seus direitos federativos fixados em torno de R$ 3 milhões.

Feliz com a sua adaptação ao Rio e com a vaga no time, Elton não esconde dois sonhos que ainda não pôde realizar: conhecer Romário, sua inspiração no futebol, e chegar um dia à Seleção Brasileira.

Enquanto não atinge seus objetivos, ele só pensa em conquistar a torcida, apesar de descartar o rótulo de xodó.

– É muito cedo para ser considerado xodó. Não ganhei nada aqui ainda, mas espero fazer muito gols e conquistar títulos – aposta.

Outro desejo do atacante, esse mais fácil de realizar, é encontrar uma namorada.

– Estou solteiro em busca de uma carioca bacana. Tem que ser companheira e paciente, porque vida de jogador é muito sacrificada.

Fonte: Jornal do Brasil

índice | envie por e-mail

Anterior: 23:26 - Volante Mateus pronto para nova chance no Vasco
Próxima: 01:05 - Ramon: 'É a nossa retomada'