Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 26/02/2009 - QUI - 04:20 - Folha: Carlos Leite e Traffic emprestaram dinheiro ao Vasco

Em 2007, Alberto Dualib renunciou à presidência após 14 anos no comando corintiano. Na sequência, o clube caiu à Série B. Em 2008, Eurico Miranda deixou de ser o homem forte do Vasco depois de 20 anos. Em seguida, o time carioca foi rebaixado no Brasileiro.

Com tragédias similares, Vasco e Corinthians foram beber na mesma fonte para se reerguer. Falidos por dívidas, buscaram recursos de terceiros para montar seus times. Em ambos os casos, apresentou-se o agente Carlos Leite.

Turbinado por negociações de atletas à Europa, fez empréstimos, negociou contratações, acertou a chegada de técnicos e cartola e, claro, levou seus jogadores aos clubes.

No Corinthians, foram R$ 600 mil de empréstimo para comprar direitos sobre Eduardo Ramos e Wellington Saci, dois de seus jogadores. No total, Leite representa quatro atletas no atual elenco (André Santos, Souza, Cristian e Saci), além do técnico Mano Menezes.

No Vasco, o agente também emprestou dinheiro. Há seis jogadores representados por ele -Mateus, Souza, Tite, Ramon, Carlos Alberto e Léo Lima.

Esse número pode subir para nove atletas: Enrico, Fagner e Rodrigo Pimpão também chegaram a São Januário pelas suas mãos e podem ser representados por ele no futuro. Leite adianta dinheiro para a compra de direitos e fica com percentual sobre o jogador se o clube não quitar a dívida.

Além disso, o diretor de futebol, Rodrigo Caetano, chegou com o seu auxílio ao clube.

"Não sou empresário que trabalha só com o Vasco ou só com o Corinthians. No total, tenho cerca de 40 jogadores. Estou ajudando agora o Vasco como ajudei o Corinthians. Tem algo especial porque torço para o Vasco", afirmou Leite.

Com convivência com o agente, o vice-presidente de futebol do Vasco, José Hamilton Mandarino, disse ter recorrido a ele pela inexperiência da diretoria no mercado do futebol.

"Ele desempenhou o papel de investidor. São caminhos tortuosos para se chegar ao atleta. Precisávamos compor quase todas as posições do time. Tínhamos dificuldade", contou o cartola vascaíno.

A diretoria vascaína confirma ter recebido empréstimo do agente, sem revelar o valor. Leite diz que os recursos são de um fundo de investidores.

Wagner Ribeiro e Traffic também ajudaram o clube, disse a diretoria. Ambos têm atletas em série no Corinthians.

As semelhanças não são coincidências. Ao cair para a Série B, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, passou a pedir conselhos ao mandatário corintiano, Andres Sanchez.

Já ouviu do dirigente paulista que tem de ficar bem com as organizadas, que têm prioridade nos bilhetes no clube. No Vasco, esses torcedores pagam meia-entrada. Andres ainda recomendou usar o Estadual para treinar o time para a Série B.

Agora, os vascaínos querem marcar reunião para ouvir experiências da Segundona. Querem saber o que enfrentarão em campo e como negociar os contratos de TV. Novatos, seguem a cartilha dos veteranos.

Frase

"Tínhamos atletas em 2008, mas direito nenhum. E havia dívidas. Mao Tse-Tung já dizia que não se negocia sem um fuzil na mão. Tem que ter um instrumento. Se os clubes têm fragilidades, colocam-se em uma posição frágil na negociação"

JOSÉ HAMILTON MANDARINO

vice-presidente de futebol do Vasco

Agente usa a política e o boca-a-boca

Empresário em ascensão no Brasil, Carlos Leite cresce no cenário nacional apostando no boca-a-boca de jogadores e conhecimento sobre os bastidores dos clubes.

Seu crescimento começou no Sul e no Rio de Janeiro. Era agente do técnico Mano Menezes, então no Grêmio, quando também passou a ter alguns jogadores no time, durante a campanha na Série B do clube gaúcho.

Dois atletas foram capitais para o aumento de sua influência: Lucas e Anderson. Ambos renderam negociações vultosas para a Europa -foram para o Liverpool e o Porto, respectivamente. O agente chegou a ter dez atletas no Grêmio nesse período.

Na Série B, o clube gaúcho atravessava fase frágil, como Corinthians e Vasco. Além de rebaixado, tinha diversas dívidas, geradas após o final da parceria com a ISL.

Nessa época, Leite adotava sua tática de ficar bem próximo da diretoria. Tanto que o ex-presidente do Grêmio Paulo Odone já rasgou elogios públicos ao empresário porque "ajudou muito" ao vender o volante Lucas.

No Corinthians, o agente tem boa relação com o presidente Andres Sanchez. Ao se aproximar dos cartolas, Leite procura saber sobre a política do clube. No Flamengo, aproximou-se do vice de futebol, Kléber Leite, com quem viabilizou a chegada do atacante Souza, então disputado por vários clubes.

Nos vestiários, sua tática é pedir aos jogadores que representa que façam propaganda para seus colegas.

Além do Corinthians, já tem dois atletas no Palmeiras: Diego Souza e Sandro Silva. No total, Leite lista 40 jogadores representados. Afirma que atua com fundos de investimento.

Fonte: Folha de São Paulo

índice | envie por e-mail

Anterior: 03:44 - Lance: Seguranças do Vasco não recebem desde setembro
Próxima: 08:48 - Carlos Alberto e Vasco querem a prorrogação do contrato