Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 22/02/2009 - DOM - 13:12 - Vasco sofreu apenas 4 gols na Taça Guanabara e tem a melhor defesa

No Campeonato Brasileiro do ano passado, a defesa cruzmaltina sofreu 72 gols em 38 jogos, totalizando uma média de 1,89 gols por partida na competição. Por si só, esses números já são capazes de assustar qualquer torcedor. No entanto, a realidade é bem diferente em 2009. Sob o comando de Dorival Júnior, a zaga do Vasco deu a volta por cima na Taça Guanabara e foi a melhor do campeonato, com apenas 4 gols em 7 jogos, média de 0,76 por jogo. Tudo isso graças aos esforços dos zagueiros Fernando e Titi, dos volantes Nílton e Amaral e do goleiro Tiago.

E uma das novidades que garantiram o bom desempenho do quarteto foi a nova formação do treinador. Ao invés dos três zagueiros fixos mantidos ao longo de 2009 (Eduardo Luiz, Jorge Luiz e Fernando), Dorival Júnior optou por jogar com apenas dois defensores (Fernando e Titi) enquanto o volante Amaral faz o papel de um falso terceiro zagueiro. O melhor exemplo da eficácia desse esquema foi no clássico contra o Fluminense, que ficou no 0 a 0. Depois da expulsão de Alex Teixeira, o técnico recuou bastante Amaral, que fez uma excelente partida e ajudou a segurar o ataque tricolor.

Surpresas

Titi e Nílton mal chegaram ao Vasco, mas já caíram nas graças da torcida cruzmaltina. Ex-jogadores do Náutico e do Corinthians, respectivamente, eles chegaram no clube sob olhares de desconfiança e cotados para o banco de reservas, mas surpreenderam e garantiram a titularidade absoluta, barrando seus rivais. A disputa, entretanto, deve pegar fogo na Taça Rio, especialmente no caso de Nílton. Seu principal concorrente na disputa, Léo Lima, está voltando de contusão.

Outra grata surpresa está debaixo das traves. Depois de ser barrado no ano passado, o goleiro Tiago deu a volta por cima e vem fazendo boas atuações com a camisa cruzmaltina. Ele, inclusive, deixou a sua marca e fez um gol de pênalti e ganhou a confiança de Dorival, que vem lhe deixando bater faltar, o que tinha sido vetado pelos outros treinadores.

Fonte: JS Online

índice | envie por e-mail

Anterior: 13:08 - Rodrigo Pimpão: 'Hoje o grupo está bem mais entrosado e mais unido'
Próxima: 13:18 - Atletismo: Guilherme Santos é ouro no Sul-Americano de Cross Country