Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 19/02/2009 - QUI - 20:28 - Luiz Américo: 'Foi uma ação exclusiva do MP, o Vasco não participou'

Assessor jurídico do Vasco, Luiz Américo, à Rádio Manchete:

VASCO SER PUNIDO POR RECORRER À JUSTIÇA COMUM - BRASIL SER PUNIDO PELA FIFA - VASCO PODER SER ELIMINADO DO CAMPEONATO ESTADUAL

"Eu não posso me manifestar sobre essa decisão, não posso expressar nenhum tipo de valor sobre essa decisão, tendo em vista que não conheço os autos. O Vasco não tomou nenhum tipo de participação nesse sentido de ingressar com nenhum tipo de ação. Isso foi uma ação exclusiva do Ministério Público, do qual o Vasco não participou. Eu estava aqui o dia todo no TJD e no STJD cuidando dos efeitos suspensivos. Fui pego de surpresa junto com os demais. Através da imprensa eu fiquei sabendo. Eu não posso dar nenhum juízo de valor sobre essa notícia, tendo em vista que não tenho conhecimento e não participei da elaboração disso."

PROCEDIMENTO DO DEPARTAMENTO JURÍDICO

"Na verdade, quem tem que tomar, quem foi intimado a tomar algum tipo de procedimento parece que foi o STJD, pela nota. Eu também só fiquei sabendo pela nota. Não sei se enviaram algum tipo de fax para o clube. Não posso expressar nenhum tipo de opinião oficial sobre essa questão porque não tomei parte. O Vasco não tomou parte em nenhum tipo de iniciativa desse tipo. Foi exclusivo do Ministério Público."

TEOR DA NOTA NO SITE OFICIAL DO VASCO

"Se isso realmente aconteceu, temos que aguardar as autoridades competentes, ou seja, quem organiza o campeonato e quem foi intimado a prestar esclarecimentos. Aconselho a vocês a buscar essas opiniões junto aos órgãos que foram intimados. Eu até agora não tomei conhecimento da decisão por parte do Ministério Público de participar desse processo, como provavelmente fiscal da lei. Mas de qualquer forma, não posso dar nenhuma declaração, emitir juízo de valor sobre essa atual decisão por parte do Ministério Público de entrar com algum tipo de medida. Agora, temos que aguardar o posicionamento da FERJ e do TJD."

MP ESTAR ACIMA DO TJD

"Não está em nenhum patamar. Estamos todos no mesmo patamar. Todos são instituições independentes. Cada um toma a sua atitude da sua cabeça, todas elas de forma mais técnica possível. Mas não tem nenhum tipo de patamar nesse assunto. Estamos todos sobre o mesmo patamar. Eu tenho que saber o que houve, para dar uma opinião."

VASCO TÊ-LO INFORMADO SOBRE A AÇÃO DO MP

"Ninguém me ligou para falar nada, absolutamente. Se chegou um fax lá, não sei de onde se tirou a informação. Sei que eu estava trabalhando aqui no STJD, acompanhando o processo daqui. Não tomei nenhum tipo de manifestação junto ao Ministério Público nem ao Judiciário, porque entendo que as decisões têm que ser tomadas aqui na Justiça Desportiva. E assim o fiz. Conseguimos uma vitória aqui no STJD, que caso seja o vencedor no STJD o mérito do Vasco da Gama, como achamos que vai ser, a rodada terá que ser refeita. Agora, quanto a jogar já no sábado, não posso dar nenhuma opinião sobre esse assunto, porque não conheço nenhum tipo de decisão nesse sentido. Eu tenho a mesma informação que vocês."

VASCO SER PUNIDO POR RECORRER À JUSTIÇA COMUM

"A FIFA recomenda que nenhum clube vá à Justiça Comum para resolver problema de esfera administrativa, o que não ocorreu no caso do Jéferson, porque era um problema de esfera judicial. Ingressamos com a medida na Justiça Comum exatamente para cassar uma decisão judicial. O Vasco não cometeu nenhum tipo de irregularidade perante ao regulamento da FIFA."

BRASIL SER PUNIDO PELA FIFA

"Acredito que não, porque foi uma instituição que nada tem a ver com a CBF e nem com as federações brasileiras, da Justiça Desportiva e nem das federações em geral. Acredito que é uma decisão autônoma do Ministério Pública verificar o que aconteceu. Vamos ver. Só vou ter alguma informação possivelmente amanhã, para poder fazer um juízo de valor melhor, para dar a informação. Vamos ver com cautela essa decisão."

RESENDE TER ENTRADO COM PEDIDO NO TJD COMO TERCEIRO INTERESSADO

"Tenho conhecimento. Tomei conhecimento lá no TJD umas duas horas atrás. O doutor Carlos Portinho, eu conheço ele de longa data. Estudamos juntos na PUC. Tenho certeza que isso foi uma decisão. Ele foi contratado, como profissional que é, para atender a um procedimento que o seu cliente achou que deveria fazer. Agora, foi uma decisão do Resende de citar o Vasco. Acredito que não deveria, tendo em vista que acho que não traz nenhum fato novo além do que já foi discutido."

VASCO PODER SER ELIMINADO DO CAMPEONATO ESTADUAL

"Volto a afirmar. O Vasco não pleiteou em lugar nenhum fora da Justiça Desportiva. Fizemos isso tudo através da Justiça Desportiva. O Vasco não contrariou nenhum artigo do CBJD, da FIFA, ou qualquer outra determinação do direito desportivo. O Vasco somente litigou junto aos tribunais desportivos. O Vasco só foi litigar contra o Brasiliense no caso Jéferson porque o direito de contar com o seu jogador foi retirado pela Justiça Comum. Se você assim pensar, o Brasiliense é que tinha que ser punido, porque ingressou na Justiça Comum. Não tem essa questão. Acredito que não seja punido, porque o entendimento é que ele estava brigando por uma causa trabalhista. Se você for levar tudo ao pé da letra, com esse tipo de raciocínio, que eu encaro como errado, o Brasiliense tem que ser punido, todos os clubes têm que ser punidos, porque todos litigam na Justiça do Trabalho com todos os jogadores, muito envolvido em questões interclubes. Não há o menor cabimento sobre esse tipo de perspectiva de ter algum tipo de denúncia. Se houver, o Vasco será absolvido, porque não litigou de nenhuma maneira na Justiça Comum para assuntos desportivos."

CRÍTICAS AO SEU TRABALHO

"Críticas... Nem Jesus Cristo foi unânime. Portanto, não pretendo ser unanimidade em lugar nenhum. Críticas, quando construtivas, são bem vindas. Quando não são construtivas, a gente não responde, porque é o melhor que a gente faz."

Fonte: NETVASCO

índice | envie por e-mail

Anterior: 20:25 - PRESIDENTE DO TJD/RJ: 'A DECISÃO NÃO CABE MAIS A NÓS'
Próxima: 21:06 - Advogado do Fluminense diz que é 'chance zero' o Vasco na semifinal