Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 17/02/2009 - TER - 20:36 - Punição ao Vasco mantida pelo TJD/RJ por 7 votos a 1

Três sites cobriram em tempo real o julgamento do recurso do Vasco relativo ao caso Jéferson no TJD/RJ. O Gigante da Colina foi derrotado por 7 votos a 1, sendo que um dos auditores, que completaria o número de nove, não compareceu. Confira os detalhes:

GLOBOESPORTE.COM

20:50 Fim de transmissão: Vasco tem recurso negado
Por sete votos contra um, o Vasco teve nova derrota no TJD e continua punido com a perda de seis pontos. O clube ainda deve recorrer ao STJD para recuperar os pontos.

20:40 Mais punição?
Por maioria de votos, ficou também decidido que o Vasco terá sua conduta analisada em relação ao artigo 231, conforme sugestão do relator do caso, Sério Saraiva. Caso seja novamente punido, o Vasco poderia até mesmo ser excluído do Campeonato Carioca.

Vasco perde no TJD: 7 a 1 contra o recurso
Henrique Marques foi o único auditor a votar a favor do recurso do Vasco. No encerramento da sessão, o presidente do TJD, Antônio Vanderler, acompanhou a maioria dos auditores. O placar final foi de 7 a 1, pois um dos auditores faltou ao julgamento.

20:29 Resende comemora
O presidente do Resende cumprimenta o advogado do Fluminense.

20:28 Vasco já perdeu recurso: 6 a 0 até o momento
Os auditores Edécio Nogueira e Henrique Marques também votam contra. Ainda restam dois votos.

20:23 Goleada: 5 x 0 contra o Vasco
Mesmo faltando ainda quatro votos, o Vasco teve negado seu recurso. O clima entre os simpatizantes da causa do Vasco é de revolta.

20:21 4 x 0 contra o Vasco
O auditor Jorge Lira também vota contra: 4 a 0 contra o recurso do Vasco para recuperar os pontos na Taça Guanabara.

20:19 3 a 0 contra o Vasco
Daniel de Marco votou contra o recurso do Vasco também. Agora é a vez de Jorge Lira. Faltam seis votos.

20:12 2 x 0 contra o Vasco
Jorge Antônio Augusto foi o segundo a votar contra o Vasco. Ele ainda critica o clube por ter ido à Justiça Comum. Ainda faltam sete votos.

20:10 1 x 0 contra o Vasco
O relator Sérgio Saraiva votou contrário ao recurso do Vasco. Além disso, ele pede à procuradoria analisar a infração no artigo 231 que poderia até mesmo excluir o clube do campeonato.

20:03 Relator: Vasco poderia até ser expulso do campeonato
Ainda sem revelar o voto, o relator Sérgio Saraiva diz que o Vasco poderia ser até excluído do campeonato e ainda levar multa de R$ 50 mil a R$ 500 mil, segundo o artigo 231 DO CBJD.

20:00 Presidente do Resende também está nervoso
Maior interessado na punição do Vasco, o presidente do Resende, Ricardo Tufick, também mostra nervosismo. Mais cedo, o dirigente disse que estava no tribunal apenas como espectador.

19:57 Dinamite preocupado
O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, demonstra nervosismo e já se levantou da cadeira no TJD. Ainda faltam sete auditores e o presidente a votar. O relator ainda não deu o primeiro voto.

19:50 Relator diz que Vasco errou
Ainda sem revelar o voto, o auditor e relator do caso, Sérgio Saraiva, afirma ter faltado cautela ao Vasco no caso. Para Saraiva, o clube errou ao se antecipar à publicação do nome de Jéferson no Bira. Tudo indica que o Vasco não terá o voto do primeiro auditor.

19:34 Relator ainda com a palavra para o primeiro voto
Ao elogiar a procuradoria, o relator e auditor do caso, Sérgio Saraiva, relembrou que o atleta só foi regularizado no dia 28, quando o nome do jogador foi publicado no Bira.

19:31 Vamos ao primeiro voto
O auditor Sérgio Saraiva fundamenta seu voto dizendo não ter preferência clubística.

19:30 Procuradoria: devolver os pontos seria alterar regra da competição
Rogério Calazans afirma que aceitar o recurso do Vasco e devolver os pontos seria como mudar a regra da competição. Para Rogério Calazans, Jéferson não tinha condição de jogo na partida contra o Americano. A procuradoria encerra sua fala pedindo a manutenção da punição.

19:23 Com a palavra o procurador
O procurador do TJD, Rogério Calazans, é quem tem a palavra agora no julgamento do recurso do Vasco para recuperar os seis pontos perdidos no caso Jéferson.

19:21 ´Regulamento é regulamento`
Mário Bittencourt cita um trecho do livro ´O pequeno príncipe` que diz: "regulamento é regulamento". Por isso, ele pede o cumprimento do regulamento da competição.

19:17 Tensão no TJD
Segundo o advogado do Fluminense Mário Bittencourt, o atacante Leandro Amaral deixou de ser escalado na época em que o time de São Januário recuperou os direitos federativos do jogador. A atitude do Fluminense preservou o Campeonato Carioca de 2008, o que o Vasco não está fazendo dessa vez. O advogado vascaíno tenta fazer que com Bittencourt não use matérias de jornais, mas o pedido é negado pelo presidente do TJD.

19:12 Mais um Vasco x Flu: caso Leandro Amaral
O TJD está sendo palco de mais um clássico entre Vasco e Fluminense. O advogado Mário Bittencourt lembra o caso do jogador Leandro Amaral, ex-Vasco e atualmente no Fluminense.

19:04 Advogado do Fluminense com a palavra
Agora é a vez de Mário Bittencourt, advogado do Fluminense, representar o clube e argumentar para a manutenção do julgamento anterior, que retirou seis pontos do Vasco. Pouco antes, os auditores rejeitaram a ilegitimidade de interesse do Tricolor no caso. Bittencourt cita matéria publicada no Globoesporte.com. O texto diz que o jogador Jéferson teve seu nome retirado do Bira por ter o contrato suspenso. Com isso, o advogado quer dizer que o Vasco sabia das condiçoes de jogo do atleta.

18:50 Processo vai ao mérito
Nesse momento quem fala pela defesa do Vasco é a advogada Mariju Maciel. Ela afirma que o jogador estava inscrito no Bira da Federação. A advogada também sustenta que o Bira do dia 23 de janeiro inexiste. Segundo ela, nesse dia o jogador estava regular. Mas a denúncia foi feita no dia 28, com base no Bira do dia 28 de janeiro.

18:48 Fluminense como terceiro interessado
Sestário afirma que o Fluminense não deve ser utilizado como terceiro interessado. O advogado do Fluminense, Marcio Bittencourt, tem a palavra e explica o interesse do clube no processo: por questão de pontos, de seus jogos e pelo cumprimento do regulamento. Por unanimidade, a preliminar de ilegitimidade ao Fluminense é negada pelos auditores.

18:42 Sestário inicia a sustentação do Vasco
O advogado Oswaldo Sestário questiona a mudança de procurador. O presidente do TJD responde que não é obrigatório o procurador geral estar presentes a todos os julgamentos, podendo passar o seu trabalho para outros procuradores. Sestário afirma que o Fluminense não deve ser utilizado como terceiro interessado.

18:35 ´Ôôôôô, devolve meus pontos`
A torcida do Vasco canta e se faz ouvir dentro do auditório do TJD. O relator Sérgio Saraiva terminou de ler o recurso do Vasco e perguntou ao advogado do Fluminense se ele queria que fosse lida sua fundamentação, mas este apenas pediu a manutenção da decisão anterior. Agora é a vez do advogado do Vasco Oswaldo Sestário.

18:31 Argumentação do Vasco
A defesa do Vasco afirma que o atleta Jéferson já estava inscrito antes da ação do Brasiliense. Ou seja, quando conseguiu a liminar suspendendo a ação, o jogador estaria automaticamente apto a jogo. Outro apelo aos auditores diz respeito ao resultado da partida: a defesa do Vasco pede que a auditoria seja razoável, pois o clube perdeu a partida em questão para o Americano e não poderia ser punido em seis pontos.

18:29 Vasco x Fluminense
Os torcedores do Vasco que aguardam o resultado do julgamento da portaria do TJD agora cantam músicas provocando o Fluminense, que faz pressão no caso contra o rival.

18:28 Relatório cita delegado do jogo e presidente da Ferj
O auditor Sérgio Saraiva continua expondo a argumentação do Vasco. Novamente o relatório cita o delegado do jogo, Marcelo Abrantes, que afirmou que a Federação Carioca de Futebol estava ciente da regularidade do jogador, pois Abrantes recebera uma cópia do fax com a suspensão da ação do antigo clube de Jéferson, o Brasiliense. Saraiva também lê entrevista do presidente da Federeção, Rubem Lopes, para um rádio no dia do jogo. Rubinho dissera à radio que, como o Vasco tinha a liminar, o jogador estaria automaticamente capacitado para entrar em campo.po.

18:18 Defesa do Vasco: ilegitimidade e suspeitas
Sérgio Saraiva ainda lê o relatório do caso. No documento, a defesa do Vasco afirma, entre outras coisas, a ilegitimidade do Fluminense como terceiro interessado, além de levantar suspeitas quanto ao Tribunal de Justiça retirar o direito de trabalho do jogador Jéferson.

18:10 Torcida do Vasco na porta do TJD
Torcedores do Vasco cantam na porta do TJD, no Centro do Rio. O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Antônio Vanderler, já está posicionado. O destino do Vasco na Taça Guanabara está nas mãos dos auditores Daniel De Marco, José Di Giorgio, Marcio Amaral, Sérgio Saraiva, Jorge Antônio Augusto, Jorge Luiz Lira, Henrique Marques, Edécio Nogueira. Rogério Calazans, procurador do TJD, também presente na sala. O auditor Sérgio Saraiva está lendo o relatório do Caso Jéferson.

18:00 Vai começar!
Os auditores e os advogados já estão a postos para o início do julgamento que pode devolver seis pontos e a primeira colocação do grupo A da Taça Guanabara ao Vasco.

17:52 Dinamite no TJD
Roberto Dinamite, presidente do Vasco, acabou de chegar no TJD.

17:41 Defesa do Vasco confiante
Assessor jurídico do Vasco, Luiz Américo, e o advogado convocado de última hora pelo clube, Osvaldo Sestário, reforçaram o otimismo por uma decisão favorável ao clube de São Januário. O auditório do TJD está lotado - tanto de jornalistas como de curiosos.

17:30 Clubes interessados estão presentes no TJD
Aparentando tranquilidade, o advogado do Fluminense, Mario Bittencourt, já está no Tribunal de Justiça Desportiva. Outro interessado no resultado do julgamento, o presidente do Resende, Ricardo Tufick, também está presente. Segundo o dirigente, ele não vai se pronunciar, está apenas como espectador.

17:20 Vasco troca de advogado
O Vasco fez uma troca de última hora para tentar recuperar os pontos perdidos no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) por conta da escalação do meia Jéferson na estreia da Taça Guanabara, no dia 24 de janeiro. Sai o assessor jurídico do clube, Luiz Américo de Paula Chaves, e em seu lugar entra Oswaldo Sestário, advogado da Futebol Brasil Associados (FBA), entidade que organiza a Série B do Campeonato Brasileiro.

O advogado confirmou que recebeu o convite do departamento jurídico do Vasco logo após o julgamento no TJD-RJ na primeira instância. Nesta terça-feira, a partir das 18h, o clube vai tentar recuperar os pontos no pleno do TJD.

- Estamos trabalhando ao lado do Luiz Américo e de mais uma advogada do Rio Grande do Sul para tentar mudar o resultado. Acho que, se não reverter o resultado, estará se cometendo um grande erro jurídico, mas o motivo eu deixo para explicar na hora do jul

A ação da diretoria do Vasco de trocar o advogado no julgamento no pleno é um indício de que o trabalho do assessor jurídico Luiz Américo não está agradando, principalmente após perda dos pontos em primeira instância. Caso o time não dispute as semifinais por conta de um erro de interpretação, a tendência é que o profissional deixe o clube.

17:10 Julgamento começa às 18h
Após conquistar em campo os 14 pontos que o garantiriam na semifinal da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, o Vasco vai buscar no Tribunal de Justiça Desportiva o direito de avançar à fase final da competição. Nesta terça-feira, a partir das 18h, o clube vai ser julgado no pleno do TJD porque teria escalado o meia Jéferson de forma irregular na estreia do torneio, contra o Americano, dia 24 de janeiro, em São Januário. Caso recupere os pontos, o Vasco assume o primeiro lugar do Grupo A e enfrenta o Botafogo, segundo colocado do B, na semifinal. O outro confronto seria entre Flamengo e Fluminense. Se a decisão do primeiro julgamento for mantida, as semifinais serão Flamengo x Resende e Fluminense x Botafogo.

No primeiro julgamento, na última quinta-feira, o clube acabou sendo punido pela 4ª Comissão Disciplinar com a perda de seis pontos. Quatro auditores acataram a acusação da procuradoria do TJD contra um, que deu ganho de causa ao Vasco. Com a punição, o time da Colina passou a somar apenas cinco pontos na Taça Guanabara. Com o triunfo sobre o Madureira, no último domingo, o time chegou aos oito, mas mesmo assim acabou eliminado do primeiro turno da competição.

Na última quinta-feira, o assessor jurídico do Vasco, Luiz Américo de Paula Chaves, usou como argumento o fato de ter entregado ao delegado do jogo a liminar obtida no próprio sábado, data da estreia da equipe no Carioca. Além disso, os advogados usaram o áudio de uma entrevista do presidente da Ferj, Rubens Lopes, que garantia a escalação de Jéferson, caso o clube de São Januário obtivesse a liminar. Porém, o dirigente não afirmou que o atleta poderia ser escalado na estreia do time no jogo contra o Americano.

- O Vasco só conseguiu a liminar no sábado, fora do nosso expediente. Uma decisão judicial pode até restituir o contrato de trabalho do jogador, mas isso não é suficiente para ele estar regular. Tem de estar registrado e protocolado na Federação - afirmou

SITE JUSTIÇA DESPORTIVA

037/09 Recurso Voluntário com Pedido Efeito Suspensivo. Recorrente: CR Vasco da Gama Recorrido : Decisão da 4ª Comissão Disciplinar Regional.

20:39 RESULTADO DO JULGAMENTO: POR MAIORIA DE VOTOS, CONHECER DO RECURSO, PARA NO MÉRITO NEGAR PROVIMENTO, MANTENDO A DECISÃO DA QUARTA COMISSÃO DISCIPLINAR, QUE MULTOU O VASCO EM R$5MIL E CONDENOU A PERDA DE SEIS PONTOS, POR INFRAÇÃO AO ARTIGO 214 DO CBJD. POR MAIORIA DE VOTOS FICOU DECIDIDO BAIXAR OS AUTOS PARA QUE O VASCO TENHA A SUA CONDUTA ANALISADA EM RELAÇÃO AO ARTIGO 231 DO CBJD.

20:38 O PLENO DECIDIU POR MAIORIA DE VOTOS, QUE DEVE SER BAIXADO OS AUTOS PARA QUE SEJA ANALISADA A CONDUTA CO VASCO EM RELAÇÃO AO ARTIGO 231 DO CBJD (PLEITEAR, ANTES DE ESGOTADAS TODAS AS INSTÂNCIAS DA JUSTIÇA DESPORTIVA, MATÉRIA REFERENTE À DISCIPLINA E COMPETIÇÕES PERANTE O PODER JUDICIÁRIO, OU BENEFICIARSE DE MEDIDAS OBTIDAS PELOS MESMOS MEIOS POR TERCEIRO. PENA: EXCLUSÃO DO CAMPEONATO OU TORNEIO QUE ESTIVER DISPUTANDO E MULTA DE R$ 50 MILA R$ 500 MIL.

20:37 NESSE MOMENTO, O PRESIDENTE COLOCA EM VOTAÇÃO A SUGESTÃO DO RELATOR DE BAIXAR OS AUTOS PARA QUE O VASCO SEJA DENUNCIADO NO ARTIGO 231 DO CBJD.

20:33 O PRESIDENTE ACOMPANHA O VOTO DO RELATOR E PARABENIZA O JULGAMENTO DO PLENO.

20:32 TIRANDO O AUDITOR DR. HENRIQUE MAUÉS, OS DEMAIS AUDITORES CONDENARAM O VASCO. NESSE MOMENTO O PRESIDENTE TEM A PALAVRA PARA VOTO.

20:31 O AUDITOR DR. HENRIQUE MAUÉS DIVERGE DO VOTO DO RELATOR E VOTA NO SENTIDO DE ABSOLVER O VASCO.

20:29 ENQUANTO O AUDITOR AINDA TEM A PALAVRA, O PRESIDENTE DO VASCO LEVANTA DO PLENÁRIO E SE APROXIMA DOS MEMBROS DO PLENO DO TJD/RJ.

20:27 NESSE MOMENTO O PRESIDENTE DO RESENDE APERTA AS MÃOS DO ADVOGADO DO FLUMINENSE E O PARABENIZA.

20:26 COM A PALAVRA O AUDITOR DR. HENRIQUE MARQUES PARA VOTO.

20:25 O AUDITOR EDECIO NOGUEIRA TEM A PALAVRA PARA VOTO E TAMBÉM ACOMPANHA O VOTO DO RELATOR.

20:24 ATENÇÃO: SÃO CINCO VOTOS CONDENANDO O VASCO. O CLUBE JÁ TEM O RECURSO NEGADO POR MAIORIA DE VOTOS. FALTAM QUATRO VOTOS.

20:23 O AUDITOR DR. MÁRCIO AMARAL TAMBÉM NEGA PROVIMENTO AO RECURSO DO VASCO.

20:22 COM A PALAVRA O AUDITOR MÁRCIO AMARAL PARA VOTO.

20:21 DR. JORGE LIRA TAMBÉM ACOMPANHA O VOTO DO RELATOR.

20:20 ATENÇÃO: AGORA SÃO TRÊS VOTOS CONDENANDO O VASCO. FALTAM CINCO VOTOS!

20:19 COM A PALAVRA O AUDITOR DR. JORGE LIRA PARA VOTO.

20:18 O AUDITOR DR. DANIEL DE MARCO, TAMBÉM ACOMPANHA O VOTO DO RELATOR E NEGA PROVIMENTO AO RECURSO.

20:17 O AUDITOR ALEGA QUE NÃO É O PRESIDENTE DA FERJ QUE CRIA O REGULAMENTO E SIM OS CLUBES.

20:16 ATENÇÃO: ATÉ O MOMENTO DOIS VOTOS CONDENAM O VASCO. FALTAM SEIS VOTOS!

20:15 COM A PALAVRA O AUDITOR DR. DANIEL DE MARCO PARA VOTO.

20:14 EM SEGUIDA, O AUDITOR ALEGA QUE O VASCO NÃO AGIU DE MANEIRA CORRETA AO PROCURAR A JUSTIÇA DO TRABALHO.

20:14 DR. JORGE ANTÔNIO AUGUSTO ACOMPANHA O VOTO DO RELATOR.

20:12 DR.JORGE AUGUSTO PARABENIZA AS DEFESAS DO VASCO E FLUMINENSE.

20:10 ATENÇÃO: O VASCO TEM UM VOTO CONTRA O SEU RECURSO. FALTAM SETE VOTOS!

20:09 COM A PALAVRA O AUDITOR DR. JORGE ANTÔNIO AUGUSTO PARA VOTO.

20:07 O RELATOR VOTA NO SENTIDO DE CONHECER DO RECURSO PARA NO MÉRITO NEGAR PROVIMENTO, MANTENDO A DECISÃO DE PRIMEIRA INSTÂNCIA E AINDA PEDE PARA QUE OS AUTOS SEJA ENCAMINHADO À PROCURADORIA PARA ANALISE POSSÍVEL INFRAÇÀO NO ARTIGO 231 DO CBJD.

20:05 VALE RESSALTAR QUE O DEPARTAMENTO JURÍDICO DO VASCO JÁ HAVIA AFIRMADO QUE SE A DECISÃO DA PERDA DE PONTOS FOR MANTIDA, IRÁ RECORRER AO STJD.

20:03 DR. SÉRGIO SARAIVA COMENTA SOBRE UM JULGAMENTO DO GOIÁS, QUE FOI PARAR NO STJD.

20:01 CONFIRA NO JD NOTÍCIAS: "CUCA NÃO VÊ CRISE NO FLA"

19:59 O RELATOR AINDA DIZ QUE O VASCO DEVERIA TER SIDO DENUNCIADO NO ARTIGO 231 DO CBJD.

19:57 DR. SÉRGIO SARAIVA AFIRMA QUE O REGULAMENTO FOI APROVADO POR UNANIMIDADE PELOS CLUBES. EM SEGUIDA, COMENTA SOBRE O ARTIGO 231 DO CBJD (PLEITEAR, ANTES DE ESGOTADAS TODAS AS INSTÂNCIAS DA JUSTIÇA DESPORTIVA, MATÉRIA REFERENTE À DISCIPLINA E COMPETIÇÕES PERANTE O PODER JUDICIÁRIO, OU BENEFICIARSE DE MEDIDAS OBTIDAS PELOS MESMOS MEIOS POR TERCEIRO. PENA: EXCLUSÃO DO CAMPEONATO OU TORNEIO QUE ESTIVER DISPUTANDO E MULTA DE R$50 MIL A R$ 500 MIL.

19:55 O RELATOR, PRIMEIRO VOTO, AINDA TEM A PALAVRA. VALE LEMBRAR QUE SERÃO NOVE VOTOS.

19:53 DR. SÉRGIO SARAIVA SEGUE LENDO ALGUNS ARTIGOS DO REGULAMENTO DO CAMPENATO CARIOCA.

19:51 O RELATOR ALEGA QUE O VASCO AO ESCALAR JÉFERSON, FERIU COM A JUSTIÇA DESPORTIVA E COM O REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO.

19:48 DR. SÉRGIO SARAIVA SEGUE AFIRMANDO QUE O VASCO DEVERIA TER ESPERADO A MANIFESTAÇÃO DA FERJ E, CASO A ENTIDADE NÃO TIVESSE DADO CONDIÇÕES AO JOGADOR, DEVERIA ENTRAR COM UM MANDADO DE GARANTIA NA JUSTIÇA DESPORTIVA.

19:46 QUER RECEBER NOTÍCIAS DO SEU TIME E AINDA CONCORRER A PRÊMIO? CADASTRE-SE EM NOSSA HOME!

19:43 O RELATOR AFIRMA QUE, DE ACORDO COM O REGULAMENTO, A INSCRIÇÃO DE UM JOGADOR NÃO SIGNIFICA QUE O MESMO TEM CONDIÇÕES DE JOGO, POIS A FEDERAÇÃO PRECISA ANTES APROVAR A DOCUMENTAÇÃO.

19:41 O RELATOR TEM A PALAVRA NOVAMENTE E CONTINUA SUA FUNDAMENTAÇÃO. ELE ALEGA QUE SOMENTE A FERJ TEM CONDIÇÕES DE REGULARIZAR UM JOGADOR.

19:39 O RELATOR AINDA TEM A PALAVRA PARA VOTO, MAS É INTERROMPIDO PELO PRESIDENTE, QUE PEDE PARA QUE UM JORNALISTA SE RETIRE DO PLENÁRIO, POIS ESTAVA FALANDO AO CELULAR.

19:37 CONFIRA NO JD NOTÍCIAS: TJD/MG PODE ABRIR INQUÉRITO!

19:35 DR. SÉRGIO SARAIVA RESSALTA QUE ESTUDOU MUITO PARA FORMULAR O SEU VOTO PARA ESSE PROCESSO.

19:33 O RELATOR AINDA TEM A PALAVRA E RELEMBRA ALGUENS PONTOS DO PROCESSO. A ADVOGADA DO VASCO SE MANIFESTA E O PRESIDENTE PEDE PARA QUE A MESMA FIQUE CALADA, POIS JÁ TEVE A PALAVRA PARA A DEFESA.

19:30 SÉRGIO SARAIVA RELEMBRA QUE FOI O RELATOR NO JULGAMENTO QUE SUSPENDOU O EX-PRESIDENTE DO VASCO, EURICO MIRANDA, POR 30 DIAS.

19:28 O RELATOR FUNDAMENTA O SEU VOTO. ELE RESSALTA QUE NÃO TEM PREFERÊNCIA POR NENHUM TIME E QUE SEMPRE FOI NOMEADO RELATOR EM CASOS POLÊMICOS JUSTAMENTE POR ISSO.

19:27 COM A PALAVRA O RELATOR, DR. SÉRGIO SARAIVA, PARA VOTO.

19:26 A PROCURADORIA ENCERRA A SUA FUNDAMENTAÇÃO PEDINDO QUE SEJA MANTIDA A DECISÃO DA QUARTA COMISSÃO.

19:25 A PROCURADORIA AINDA TEM A PALAVRA E AFIRMA QUE ABSOLVER O VASCO NESSE PROCESSO, SERIA MUDAR A REGRA DA COMPETIÇÃO E QUE ENTENDE QUE JÉFERSON NÃO TINHA CONDIÇÕES DE PERMANECER NA PARTIDA CONTRA O AMERICANO.

19:23 O PROCURADOR EXPLICA QUE QUALQUER PROCURADOR PODERIA ESTAR JUNTO AO PLENO EXERCENDO A SUA FUNÇÃO. ELE RESSALTA ISSO PARA TIRAR DÚVIDAS DA DEFESA DO VASCO.

19:22 COM A PALAVRA O PROCURADOR, DR. ROGÉRIO CALANZANS.

19:22 A PROCURADORIA INICIA A SUA FUNDAMENTAÇÃO LEMBRANDO QUE SE O VASCO ESTAVA REGULAR, NÃO TERIA PROCURADO A JUSTIÇA DO TRABALHO, LEMBRANDO PARTE DA DEFESA DO FLUMINENSE.

19:21 O ADVOGADO DO FLUMINENSE PARABENIZA A DEFESA DO VASCO E COMEÇA A LER UMA PARTE DA HISTÓRIA DO PEQUENO PRÍNCIPE, QUE, SEGUNDO ELE, SE ENQUADRA NO PROCESSO. NA CITAÇÃO, DIZ QUE REGULAMENTO É REGULAMENTO.

19:18 O ADVOGADO DR. MÁRIO BITTENCOURT AFIRMA QUE O FLUMINENSE NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA CONTRA O VASCO E QUE APENAS ESTÁ BUSCANDO O SEU DIREITO. NO MESMO MOMENTO ALGUMAS PESSOAS DO PLENÁRIO SE MANIFESTAM EM RELAÇÃO A DECLARAÇÃO DO ADVOGADO DO FLUMINENSE. O PRESIDENTE PEDE SILÊNCIO E AMEAÇA RETIRAR ESSAS PESSOAS DO PLENÁRIO.

19:17 A DEFESA DO FLUMINENSE É VETADA AO TENTAR USAR COMO PROVA DOCUMENTAL MATÉRIAS JORNALÍSTICAS.

19:14 QUER RECEBER NOTÍCIAS DO SEU TIME E AINDA CONCORRER A PRÊMIO? CADASTRE-SE EM NOSSA HOME!

19:12 O ADVOGADO FALA SOBRE O CASO DO JOGADOR FRED, QUE FOI CONTRATADO RECENTEMENTE. ELE DIZ QUE O JOGADOR AINDA NÃO TEM CONDIÇÕES DE JOGO E QUE COLOCÁ-LO EM CAMPO FERE O CÓDIGO BRASILEIRO DE JUSTIÇA DESPORTIVA.

19:11 O DEFENSOR DO FLUMINENSE RELEMBRA O CASO DO JOGADOR LEANDRO AMARAL E DIZ QUE O FLUMINENSE NÃO O COLOCOU EM CAMPO, POIS A FEDERAÇÃO ESTAVA FECHADA E NÃO TINHA COMO RECEBER SUA DOCUMENTAÇÃO.

19:09 DR. MÁRIO BITTENCOURT RESSALTA QUE TODO MUNDO SABE QUE NÃO EXISTE PLANTÃO FIM DE SEMANA NA FEDERAÇÃO. E QUE ENTREGAR DOCUMENTAÇÃO PARA O DELEGADO DO JOGO NÃO COLOCA O JOGADOR REGULAR.

19:08 A DEFESA DO FLUMINENSE AINDA TEM A PALAVRA E OS TORCEDORES DO VASCO, QUE ESTÃO NA PORTARIA DO TJD/RJ, COMEÇAM A GRITAR EM PROTESTO CONTRA A DEFESA DO RIVAL.

19:05 O ADVOGADO DO TRICOLOR AFIRMA QUE O BIRA É O OBJETO DE CONTROLE INCLUSIVE DO TORCEDOR, POIS QUALQUER UM DEVE TER DIREITO AO SEU ACESSO. EM SEGUIDA, QUESTIONA SE CHEGASSE UMA LIMINAR NA DECISÃO DA TAÇA GUANABARA, CASO O VASCO RECUPERE OS PONTOS, SE A JUSTIÇA DO TRABALHO O TIRARIA DO JOGO.

19:03 O ADVOGADO DO FLUMINENSE DIZ QUE SE O JOGADOR DO VASCO TIVESSE REALMENTE REGULAR, NÃO TERIA IDO ATÉ A JUSTIÇA DO TRABALHO.

19:02 COM A PALAVRA O ADVOGADO DO FLUMINENSE, DR. MÁRIO BITTENCOURT.

19:00 A ADVOGADA DO VASCO DIZ QUE NÃO ACREDITA EM OUTRA SOLUÇÃO QUE NÃO SEJA A ABSOLVIÇÃO DO VASCO, PARA QUE O CAMPEONATO (TAÇA GUANABARA) SEJA DECIDIDO DENTRO DE CAMPO.

18:59 A ADVOGADA DIZ QUE O DELEGADO DA PARTIDA TEM AUTORIDADE. E QUE QUESTIONA SE VALE ENTREGAR A DOCUMENTAÇÃO DO JOGADOR AO DELEGADO DA PARTIDA OU A UMA MÁQUINA DE FAX.

18:58 CONFIRA AS NOSSAS NOTÍCIAS NO JD NOTÍCIAS!

18:56 A DEFESA DO VASCO AINDA TEM A PALAVRA E AFIRMA QUE VIVEMOS NUM PAÍS EM QUE DEVEMOS CUMPRIR UMA AÇÃO JUDICIAL.

18:54 A ADVOGADA PERGUNTA SE A JUSTIÇA DO TRABALHO TERIA A COMPETÊNCIA PARA ATUAR PERANTE A JUSTIÇA DESPORTIVA.

18:53 DR.A MARIJU QUESTIONA COMO VÃO CONDENAR UMA ENTIDADE SEM PROVAS NOS AUTOS.

18:51 A ADVOGADA AINDA TEM A PALAVRA E AFIRMA QUE EM MOMENTO ALGUM O VASCO TINHA QUALQUER PENDÊNCIA.

18:49 A DEFESA DIZ QUE NÃO TEM COMO A PROCURADORIA FAZER A DENÚNCIA SE BASEANDO NO BIRA DO DIA 28 DE JANEIRO.

18:48 COM A PALAVRA A ADVOGADA DO VASCO, DRA MARIJU MARCIEL, PARA DEFENDER NO MÉRITO. ELA AFIRMA QUE DESAFIA QUALQUER UM QUE ESTÁ NO PLENÁRIO A PROVAR QUE O JOGADOR JÉFERSON ESTAVA IRREGULAR. EM SEGUIDA, DIZ QUE NO SITE NA FERJ NÃO TINHA O BIRA DO DIA 23 DE JANEIRO, DIA EM QUE TINHA O NOME DO JOGADOR.

18:45 AGORA O PROCESSO VAI PARA O MÉRITO E COM O FLUMINENSE COMO TERCEIRO INTERESSADO.

18:44 RESULTADO DA PRELIMINAR: POR UNANIMIDADE DE VOTOS, REJEITAR A PRELIMINAR DE ILEGITIMIDADE.

18:43 O RELATOR VOTA NO SENTIDO DE REJEITRAR A PRELIMINAR DE ILEGITIMIDADE DO FLUMINENSE NO PROCESSO. TODOS OS AUDITORES ACOMPANHAM O VOTO DO RELATOR.

18:42 COM A PALAVRA O RELATOR, DR. SÉRGIO SARAIVA, PARA VOTAR A PRELIMINAR

18:41 O ADVOGADO DO FLUMINENSE AFIRMA QUE NA LEI ANTIGA SOMENTE O ADVERSÁRIO PODERIA SER O TERCEIRO INTERESSADO, MAS QUE ISSO MUDOU E QUALQUER CLUBE TEM POR DIREITO SER INTERESSADO NO PROCESSO.

18:40 COM A PALAVRA A DEFESA DO FLUMINENSE, COM O ADVOGADO DR. MÁRIO BITTENCOURT, PARA DEFENDER A PRELIMINAR DE ILEGITIMIDADE.

18:38 O ADVOGADO DO VASCO FALA SOBRE A ILEGITIMIDADE DO FLUMINENSE COMO TERCEIRO INTERESSADO E AFIRMA QUE O CLUBE TRICOLOR NÃO TEM INTERESSE DIRETO NO PROCESSO, POIS NÃO ERA O ADVERSÁRIO NO DIA DO JOGO. A DEFESA QUESTIONA AINDA QUE ISSO ABRE A OPORTUNIDADE DE QUALQUER OUTRO CLUBE DO GRUPO A SE SINTA NO DIREITO DE SER TERCEIRO INTERESSADO.

18:36 O ADVOGADO DO VASCO INICIA A SUA FUNDAMENTAÇÃO QUESTIONANDO A MUDANÇA DO PROCURADOR DO JULGAMENTO. O PRESIDENTE ESCLARECE QUE O TJD/RJ É TRANSPARENTE E QUE O PROCURADOR-GERAL NÃO É OBRIGADO A ESTAR NO PLENÁRIO EM TODAS AS SESSÕES DO PLENO E QUE FOI DELEGADO OUTRO PROCURADOR.

18:34 COM A PALAVRA A DEFESA DO VASCO, COM O ADVOGADO DR. OSWALDO SESTÁRIO.

18:32 O RELATOR ENCERRA O RELATÓRIO.

18:30 O RELATOR TERMINOU DE LER AS ALEGAÇÕES DO VASCO E PERGUNTOU PARA A DEFESA DO FLUMINENSE QUERIA QUE LESSE SUA FUNDAMENTAÇÃO, MAS A DEFESA ALEGOU QUE BASTA DIZER APENAS QUE O FLUMINENSE QUER QUE SEJA MANTIDA A DECISÃO.

18:28 O VASCO RELEMBRA O CASO DO JOGADOR LEANDRO AMARAL EM SEU RECURSO E ALEGA QUE O ASSUNTO NUNCA FOI TRAZIDO AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DESPORTIVA.

18:25 O RELATOR AINDA TEM A PALAVRA E DIZ QUE O VASCO INSISTE EM DIZER QUE O JOGADOR ESTAVA REGULAR E QUE O CLUBE NÃO CAUSOU NENHUM PREJUÍZO AO JOGO, POIS FOI DERROTADO.

18:23 RIVALIDADE:

A TORCIDA DO VASCO CONTINUA FAZENDO BARULHO NA PORTA DO TRIBUNAL E DIZ QUE A HORA DO FLUMINENSE VAI CHEGAR.

18:22 AGORA O RELATOR FALA SOBRE A ENTREVISTA EM QUE O PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL CARIOCA, RUBENS LOPES, AFIRMOU QUE SE O VASCO TIVESSE UMA LIMINAR, CONSEGUIRIA DEIXAR JÉFERSON EM CONDIÇÕES DE JOGO.

18:19 NESSE MOMENTO O RELATOR, DR. SÉRGIO SARAIVA, FALA QUE O VASCO ALEGA EM SEU RELATÓRIO QUE O JOGADOR ESTAVA REGULAR E QUE ENTREGOU UM COMUNICADO OFICIAL AO DELEGADO DO JOGO CONTRA O AMERICADO, MARCELO ABRANDES.

18:17 QUER RECEBER NOTÍCIAS DO SEU TIME E CONCORRER A PRÊMIOS? CADASTRE-SE EM NOSSA HOME!

18:16 O RELATOR CONTINUA LENDO AS ALEGAÇÕES DO VASCO EM SEU RECURSO.

18:14 Entenda o caso:

O Gigante da Colina foi denunciado pela escalação irregular do meia Jéferson na partida de estréia do time na Taça Guanabara contra o Americano, após todo o imbróglio envolvendo a saída do jogador do Brasiliense/DF, clube pelo qual atuava.

O Vasco foi denunciado no artigo 214 (incluir na equipe ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta que não tenha condição legal de participar de partida, prova ou equivalente) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), cuja pena prevista é a perda do dobro do número de pontos previstos no regulamento da competição para o caso de vitória e multa de R$ 1mil a R$ 10mil.

Julgado na última quinta-feira, dia 12, o Vasco foi punido com a perda de seis pontos e multado em R$ 5mil, por quatro votos a um, pela Quarta Comissão Disciplinar do TJD/RJ.

18:13 AGORA O RELATOR DIZ QUE NO RECURSO O VASCO DESTACOU A PRELIMINAR DE ILEGITIMIDADE DO FLUMINENSE COMO TERCEIRO INTERESSADO.

18:11 COM A PALAVRA O RELATOR PARA RELATÓRIO.

18:11 O RELATOR AFIRMA QUE O RECORRENTE (O VASCO) DESTACOU A PRELIMINAR DE INTEMPESTIVIDADE (A DENÚNCIA TERIA SIDO FEITA FORA DO PRAZO), MAS O ADVOGADO DESISTIU DA MESMA.

18:10 O Presidente chama a julgamento o Processo: 037/09 Recurso Voluntário com Pedido Efeito Suspensivo. Recorrente: CR Vasco da Gama Recorrido : Decisão da 4ª Comissão Disciplinar Regional.

18:08 NESSE MOMENTO TORCEDORES DO VASCO COMEÇAM A CANTAR MÚSICAS DO CLUBE NA PORTARIA DO TJD/RJ. DO PLENÁRIO DÁ PARA OUVIR OS TORCEDORES.

18:06 O PRESIDENTE DECLARA ABERTA A SESSÃO.

18:03 O ADVOGADO QUE DEFENDEU O VASCO EM PRIMEIRA INSTÂNCIA, DR. LUIZ AMÉRICO, TAMBÉM SE ENCONTRA PRESENTE.

17:59 NESSE MOMENTO, O PRESIDENTE DO VASCO CONVERSA COM O DO RESENDE. O SEGUNDO AFIRMA QUE O VASCO FOI O TIME MAIS DIFÍCIL QUE O RESENDE ENFRENTOU NA TAÇA GUANABARA.

17:55 QUER RECEBER NOTÍCIAS DO SEU TIME E CONCORRER A PRÊMIOS? CADASTRE-SE EM NOSSA HOME!

17:52 OS AUDITORES COMEÇAM A SE POSICIONAR NO PLENÁRIO PARA DAREM INÍCIO À SESSÃO.

17:49 NESSE MOMENTO O PRESIDENTE DO VASCO, ROBERTO DINAMITE, ACABA DE CHEGAR NO TJD/RJ. ELE FEZ QUESTÃO DE APERTAR A MÃO DO PRESIDENTE DO RESENDE.

17:46 O NOVO ADVOGADO DO VASCO, DR. OSWALDO SESTÁRIO, ACABA DE CHEGAR ACOMPANHADO DA ADVOGADA DRA. MARIJU MARCIEL, QUE TAMBÉM AUXILIARÁ NA DEFESA DO CLUBE DE SÃO JANUÁRIO.

17:44 Nova defesa:

Advogado da Futebol Brasil Associados (FBA), que cuida de toda a gestão da Série B do Campeonato Brasileiro, e grande conhecedor da causa, Dr. Oswaldo Sestário defenderá o Gigante da Colina. O advogado confirmou que logo após o julgamento da primeira instância foi convidado pelo Departamento Jurídico do Vasco para preparar a defesa, visando a recuperação dos pontos.

17:39 O ADVOGADO DO FLUMINENSE, DR. MÁRIO BITTENCOURT, TAMBÉM ESTÁ PRESENTE. O TRICOLOR ESTÁ COMO TERCEIRO INTERESSADO NO PROCESSO. SEGUNDO O ADVOGADO, O CLUBE ESTÁ OTIMISTA E ACREDITA QUE A DECISÃO DA QUARTA COMISSÃO SERÁ MANTIDA.

17:36 CONFIRA AS NOSSAS MATÉRIAS NO JD NOTÍCIAS!

17:34 O PRESIDENTE DO RESENDE, RICARDO TUFICK, SE ENCONTRA PRESENTE NO PLENÁRIO PARA ASSISTIR À SESSÃO. O RESULTADO DO JULGAMENTO INTERESSA O CLUBE, QUE FICOU NA SEGUNDA COLOCAÇÃO DO GRUPO A, E ESTÁ NA SEMIFINAL.

17:30 BOA TARDE A TODOS. EM BREVE TEREMOS A TRANSMISSÃO DO JULGAMENTO DO RECURSO DO VASCO, QUE BUSCA RECUPERAR OS SEIS PONTOS PERDIDOS NA TAÇA GUANABARA.

LANCENET

20:39 - O julgamento termina.

O pleno decidiu, por maioria de votos, que seja analisada a conduta do Vasco tendo em vista o artigo 231. Ou seja, o Vasco ainda pode ser excluído do campeonato.

20:38 - O artigo 231: Pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria relativa a disciplina e competições perante o Poder Judiciário, ou beneficiar-se de medidas obtidas pelos mesmos meios por terceiro. Pena: exclusão do campeonato ou torneio que estiver disputando e multa de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais) a R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais)

20:37 - O presidente do TJD coloca em votação a sugestão do relator para que o Vasco seja denunciado no artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva

O presidente acompanha o voto do relator e vota contra o Vasco: 7 a 1

20:31 - O auditor Henrique Marques diverge dos demais e vota para absolver o Vasco. Mas o placar marca 6 a 1 contra o Vasco.

20:27 - O presidente do Resende, Ricardo Tuffick, comemora o resultado com o advogado do Fluminense. Com o resultado, o Resende está nas semifinais e vai enfrentar o Flamengo.

20:26 - O auditor Edécio Nogueira também acompanha o voto do relator: 6 a 0.

20:23 - O Vasco é derrotado no TJD e está fora da semifinal da Taça Guanabara. Marcio Luis Carvalho do Amaral vota contra o recurso. Derrota por 5 a 0.

20:21 - O Vasco perde por 3 a 0. Jorge Luis Lira vota contra o recurso vascaíno e aumenta a derrota para 4 a 0.

20:19 - De Marco: "O que não está no Bira, não está no mundo. Eu lamento, mas eu voto contra o recurso"

20:18 - A perspectiva do Vasco não é nada animadora. Os representantes do clube estão cabisbaixos. Já os dirigentes do Resende comemoram.

20:17 - Daniel de Marco dará seu voto e confessa ser vascaíno.

Clique e veja Roberto Dinamite no TJD-RJ

20:15 - Jorge Antônio Augusto: "Lamentavelmente, o Vasco buscou um caminho duvidoso para escalar o jogador. Meu voto é contra o recurso do Vasco". O Vasco perde por 2 a 0.

20:13 - Sérgio Saraiva afirmou que o Vasco poderia ser acusado no artigo 231 por ter usado uma decisão da justiça comum.

20:11 - Jorge Antônio Augusto começa a sua fala. Ele será o segundo a votar.

20:09 - Sérgio Saraiva confirma o voto contra o recurso vascaíno.

20:08 - A torcida, que acompanha o julgamento do lado de fora, parece ter acesso aos fatos do tribunal. Ela está silenciosa.

20:06 - Dinamite se senta e mostra nervosismo. Ele resmunga das palavras do relator e do vice-presidente do Pleno Tribunal.

20:01 - Saraiva: "Tapetão não é aqui, não, é lá fora. Mesmo que não tenha sucesso nas outras instâncias esportivas, o Vasco não terá êxito nas instâncias da Justiça Comum".

19:57 - Roberto Dinamite, sentado durante toda a sessão, se levanta com cara de poucos amigos. Ele parece que vai pedir a palavra assim que Saraiva terminar com as acusações.

19:53 - Saraiva: "O Vasco rompeu não somente o regulamento do campeonato, como também toda a legislação vigente. Sem contar com o estatuto do torcedor. Ele ainda pode ser excluído da competição".

19:51 - Saraiva: "Faltou ao Vasco a cautela no momento de escalar o jogador. Está evidente o risco que o Vasco correu".

19:46 - Segundo ele, "o Vasco rompeu totalmente com o regulamento do campeonato".

19:45 - Sérgio Saraiva é o dono do primeiro voto contra o Vasco.

19:38 - Sérgio Saraiva afirma que ninguém mais, além do Bira, é capaz de dar legalidade à inscrição de um atleta.

19:38 - Sérgio Saraiva tem em mãos o Bira do dia 28 de janeiro. Ele afirma que a inscrição do jogador, após a cassação da liminar alcançada pelo Vasco, só apareceu no boletim nesta data.

19:30 - A ansiedade toma conta dos representantes do Vasco. O presidente Roberto Dinamite tem fisionomia muito séria.

19:28 - O vice-presidente e relator do processo, Sérgio Saraiva, começa a fazer a introdução de seu voto.

19:27 - Começa o anúncio do veredicto pelos juizes do Pleno Tribunal.

19:27 - O procurador Rogério Calazans termina sua fala.

19:20 - O procurador Rogério Calazans assume a palavra para dar prosseguimento à acusação. Segundo ele, o Vasco se defende utilizando o princípio da razoabilidade. Mas que o princípio da legalidade não pode ser submetido a nenhum outro.

19:12 - O advogado afirma: "Estou aqui para dizer que o Fluminense não tem nada contra o Clube de Regatas Vasco da Gama. Estamos zelando pela legitimidade jurídica do Campeonato Carioca. Estamos zelando o contrato que assinamos, o contrato que é o regulamento da competição. Mas o fato é que o Vasco feriu o regulamento"

19:07 - Bittencourt é taxativo: o Vasco questiona a justiça trabalhista, mas foi a ela que o clube correu na hora em que precisou da liminar para recuperar o direito de escalar Jéferson.

19:07 - Bittencourt volta a levantar o caso de Leandro Amaral. Segundo ele, o atacante, no ano passado, teve a chance de ser escalado durante o processo judicial, mas que o Fluminense sabia que havia brechas para que algum clube pudesse se sentir lesado.

19:00 - Novamente é a vez da acusação, sempre na voz de Mário Bittencourt. O advogado do Fluminense afirmou que a representante do Vasco não pode questionar o caráter da Justiça do Trabalho. A inscrição do Bira, segundo ele, está relacionada à regularização do atleta nos mais diversos critérios, incluindo o critério trabalhista.

18:55 - Mariju Marciel termina sua participação afirmando que o caso está relacionado à interferência ou não da Justiça do Trabalho na Justiça Desportiva. Segundo ela, os pontos conquistados dentro de campo devem ser mantidos.

18:46 - Barulhos de sirene são ouvidos fora do tribunal. O clima entre a torcida já não é dos mais calmos. Mas o canto não para.

18:45 - Eloquente, Mariju Marciel afirma que não existe provas dos autos. Ela afirma que o fax não tem caráter de intimação e que a inexistência do Bira no dia da partida faz com que não existam provas de que ele estivesse irregular.

18:45 - A advogada Mariju Marciel segue com a defesa do Vasco. Ela é o trunfo do clube para conseguir reverter a resultado na primeira instância. Marciel assume o comando e se dirige diretamente aos juizes da mesa.

18:43 - Ele afirma também que qualquer outro clube poderia estar participando do caso. Segundo ele, a punição do Vasco mostra que a lei precisa ser cumprida, não importa o réu.

18:42 - Advogado do Fluminense, Mário Bittencourt pede a palavra e o presidente da mesa a concede. O advogado afirma que o Tricolor está interessado apenas no respeito às regras do campeonato.

18:40 - O advogado do Vasco questiona a participação do Fluminense no caso. Ele afirma que o Tricolor, como já classificado para a semifinal, não teria a necessidade de estar presente. Ele afirma também que o Vasco não se beneficiou com a escalação de Jéferson, já que o time foi derrotado.

18:25 - A defesa vascaína traz à tona o caso Leandro Amaral. Segundo o clube, a comparação entre o episódio do atacante com o atual não tem cabimento, uma vez que na ocasião, havia um mandato de segurança que impedia Leandro Amaral de jogar.

18:20 - Sérgio Saraiva segue lendo a defesa vascaína. O relator afirma que, a partir do momento em que a inscrição de Jéferson foi legal, a liminar vascaína que derrubou a decisão judicial de Brasília tornou a inscrição do jogador automaticamente válida.

18:18 - Os vascaínos fazem barulho no lado de fora. A torcida canta "sou vascaíno, quero os meus pontos, não podem roubar".

18:15 - Vice-presidente da Comissão do Pleno do TJD-RJ, Sérgio Saraiva efetua a leitura da defesa vascaína: "Teria caráter de intimação o fax enviado pela Justiça de Brasília? É comprovada a inexistência de uma intimação para que a Federação retirasse a inscrição do jogador"

Advogados de Fluminense e Brasiliense estão no TJD-RJ

18:09 - O relator Sérgio Saraiva inicia a leitura do processo. Ele apresenterá o caso para os juizes do Pleno Tribunal.

18:08 - Torcedores do Vasco cantam músicas de apoio ao clube do lado de fora do auditório.

18:07 - O presidente da mesa, Antônio Vanderler, dá início à sessão. Começa a decisão vascaína.

17:50 - O auditório está superlotado. Não há espaço suficiente para os representantes das partes interessadas no julgamento do recurso pedido pelo Vasco. O presidente do Pleno, Antônio Vanderler, já está no seu local para dar início à sessão.

O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, chegou ao TJD-RJ. Ele cumprimentou secamente o advogado do Fluminense, Mário Bitencourt. Além disso, foi interpelado por um dirigente do Resende por não ter falado com o presidente do clube.

O assessor jurídico do Vasco, Luiz Américo, chegou ao TJD-RJ após as outras três partes interessadas - Resende, Fluminense e Brasiliense. Ele cumprimentou o presidente do Pleno do Tribunal, Antônio Vanderler de Lima.

O gerente de futebol do Vasco, Carlos Alberto Lancetta, foi o primeiro dirigente do clube a chegar ao TJD-RJ.

Fonte: GloboEsporte.com, Site Justiça Desportiva, Lancenet

índice | envie por e-mail

Anterior: 20:25 - TJD MANTÉM PUNIÇÃO; VASCO DEVE IR AO STJD E PARAR CAMPEONATO
Próxima: 20:40 - VASCO PODE SER ELIMINADO DO ESTADUAL