Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 11/02/2009 - QUA - 21:26 - VASCO EMPATA COM CABOFRIENSE EM SÃO JANUÁRIO: 0 A 0

A noite deveria ser de festa em São Januário, mas o menor público do Vasco como mandante até agora no Campeonato Carioca - apenas 4.554 pagantes - denunciava que depois de um começo ruim, com a derrota por 2 a 0 para o Americano na estreia, não seria na noite desta quarta-feira que o time colocaria um dos pés nas semifinais da Taça Guanabara. Apesar de jogar boa parte do segundo tempo com dois jogadores a mais, o time da Colina desperdiçou várias chances de gol, parou nas mãos do goleiro Flávio e, numa partida em que Carlos Alberto pela primeira vez não recebeu cartão, ficou no empate sem gols com o Cabofriense.

Com o resultado, o time da Colina chega aos 11 pontos no Grupo A, mas pode perder a liderança para o Americano, que tem nove e nesta quinta-feira, às 18h45m, recebe o Fluminense no Godofredo Cruz, em Campos. Já a equipe da Região dos Lagos, com oito pontos, chega à última rodada mantendo as chances de conquistar uma vaga nas semifinais.

A última rodada da Taça GB está marcada para o próximo domingo, com todos os jogos às 16h. No entanto, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) deve anunciar mudanças já nesta quinta-feira, uma vez que a situação no Grupo B já está definida (Botafogo e Flamengo já garantiram classificação) e alguns jogos podem passar para sábado e também ter seus horários alterados. O Vasco enfrenta o Madureira no Engenhão, enquanto o Cabofriente recebe o Duque de Caxias no Alair Corrêa, em Cabo Frio.

O JOGO

Diante de um Cabofriense bastante recuado e esperando oportunidades de contra-ataques, o Vasco passou praticamente toda a primeira etapa no campo do adversário, que não assustou nas poucas vezes em que conseguiu armar uma jogada ofensiva. Já os donos da casa, mesmo diante de uma marcação muito forte no meio-campo, criaram boas chances e mereciam ter ido para o vestiário com a vantagem no placar. Aos três minutos, Ramon cruzou da esquerda, e Rodrigo Pimpão, na entrada da pequena área, desperdiçou ótima oportunidade ao pegar de primeira e mandar por cima do gol. Logo depois, em cobrança de escanteio, Fernando subiu bem e cabeceou com perigo, rente à trave esquerda.

A equipe da Colina trocava passes com paciência, à espera de uma brecha do time da Região dos Lagos. Aos 14, Carlos Alberto desceu pela esquerda e mandou na área. Rodrigo Pimpão, na segunda trave, perdeu mais uma, novamente concluindo para fora. Quatro minutos depois o grito de gol ficou preso na garganta dos torcedores. Depois de falta de Valdir em Ramon, Paulo Sérgio foi para a cobrança e, em vez de cruzar, mandou direto contra a meta de Flávio. A bola bateu no travessão e saiu (assista ao lance no vídeo acima).

Em um período de três minutos, novamente os anfitriões chregaram muito perto de abrir o placar. Aos 30, Elton fez jogada individual na entrada da área e chutou no canto esquerdo de Flávio, que fez boa defesa. Aos 32, em nova cobrança de falta, o travessão novamente salvou o Cabofriente. Desta vez em cobrança de Carlos Alberto. O goleiro adversário nem se mexeu, torcendo apenas para a bola não entrar em seu ângulo esquerdo (assista ao lance no vídeo ao lado). Foi o último bom lance do jogo, mas não o suficiente para o técnico Dorival Júnior, que não esperou o início da etapa final para mexer na equipe. Rodrigo Pimpão, que teve atuação apagada, deu lugar a Faioli como parceiro de ataque de Elton.

- O time jogou bem, criou várias chances de gol, mas faltou um algo a mais. Vamos melhorar a marcação e caprichar nas conclusões, pois só assim a bola vai entrar - disse o camisa 9 na volta ao gramado, ressaltando que nem ele nem o novo companheiro de frente ficariam fixos na área.

A nova dupla de ataque começou a mostrar serviço aos cinco minutos. Elton desceu pela esquerda e cruzou rasteiro, mas Flávio saiu bem com os pés antes que Faioli chegasse para completar. Aos 11, Faioli fez um carnaval na entrada da área do Cabofriense, mas o chute saiu prensado e foi a escanteio. Na cobrança, a bola sobra para Elton, que chutou cruzado e obrigou o camisa 1 a fazer ótima defesa. Aos 14, Felipe Dias impediu um contra-ataque ao puxar Carlos Alberto e, como já havia recebido cartão amarelo, foi expulso.

Em desvantagem numérica, Ademir Fonseca tratou de recuar o time, tirando o atacante Anselmo Ramon, artilheiro do Estadual com cinco gols, ao lado de Victor Simões, do Botafogo, para a entrada do zagueiro Ênio. A resposta de Dorival Júnior foi imediata, tirando Vilson, um zagueiro, para a entrada do meia-atacante Enrico, que fazia sua estreia com a camisa vascaína. E foi ele, aos 23, quem quase tirou o zero do placar. Depois de dominar com categoria na área, colocou à esquerda do gol, com perigo. Dois minutos depois, Paulo Sérgio tentou cruzar e acabou mandando direto, obrigando o goleiro a trabalhar. A bola ainda bateu na trave antes de a zaga afastar o perigo.

E se a pressão cruzmaltina já era forte, a situação dos visitantes ficou ainda pior aos 26. Márcio fez falta por trás em Nilton, e o árbitro Luís Antônio Silva dos Santos aplicou a regra, mostrando direto o cartão vermelho. Com dois jogadores a menos, o Cabofriense se encolheu ainda mais para tentar segurar o empate. E o seu camisa 1 apareceu novamente aos 32, com excelente defesa em cobrança de falta de Paulo Sérgio. Aos 37, o goleiro dividiu com Elton, e Valdir apareceu para tirar a bola da área.

Um minuto depois, quase a tragédia. Enio entrou na área e dividiu com Fernando, e a bola enganou Tiago, que saía do gol e a viu passar perto da trave esquerda (assista ao lance no vídeo acima). Aos 42, Ramon chutou sem ângulo, mas lá estava Flávio para segurar o ataque cruzmaltino. No rebote, o lateral tentou de novo, mas mandou longe. E o último fio de esperança acabou aos 46, quando Paulo Sérgio cruzou na medida para o mesmo Ramon, que, livre, cabeceou de forma bisonha para fora. Para o Cabofriense, um empate heróico que mantém o sonho vivo.

GALERIA

VÍDEO


FICHA TÉCNICA

VASCO 0 X 0 CABOFRIENSE

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 11/2/2009 - 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Luiz Antonio Silva dos Santos (RJ)
Auxiliares: Marcos Antonio Bastos Junior (RJ) e Michael Correia (RJ)

Renda/público: R$ 62.335,00 / 4.554 pagantes e 5.940 presentes

Cartões amarelos: Élton, Milton Benítez, Faioli e Nilton (VAS); Felipe Dias, Gérson e Nata (CAB)
Cartões vermelhos: Felipe Dias, 14'/2ºT (CAB) e Márcio, 28'/2ºT (VAS)

VASCO: Tiago, Paulo Sérgio, Fernando, Vilson (Enrico, 18'/2ºT) e Ramon; Amaral (Milton Benítez, 29'/2ºT), Nilton, Jéferson e Carlos Alberto; Rodrigo Pimpão (Faioli, intervalo) e Élton. Técnico: Dorival Júnior.

CABOFRIENSE: Flávio, Valdir, Demerson, João Paulo e Gérson; Márcio, Nata, Felipe Dias e Ernane (Guido, 10'/2ºT) (Roberto, 30'/2ºT); Fabinho e Anselmo Ramon (Ênio, 16'/2ºT). Técnico: Ademir Fonseca.

TROFÉU NETVASCO 2009

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Nílton7.6489*7.7300
Tiago7.4237*7.4572
Ramon7.3831*6.9813
Paulo Sérgio7.1868*6.8044
Carlos Alberto7.0331*7.3447
Fernando6.6350*5.9520
Vilson5.8826*5.8826
Amaral5.7951*4.9228
Elton5.7353*6.3733
10ºJéferson5.6371*5.9712
11ºEnrico5.4568*5.4568
12ºFaioli5.4205*6.2056
13ºBenítez5.2134*5.2134
14ºRodrigo Pimpão4.8356*6.4705
* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 937

Fonte: GloboEsporte.com (texto, fotos, vídeo), Lancenet (ficha), O Globo on line (fotos), Terra (fotos), O Dia on line (fotos), Lance (fotos)

índice | envie por e-mail

Anterior: 19:34 - Coelho dará coletiva nesta 5ª-feira; Fernandão pode ser novo vice
Próxima: 21:27 - COELHO FAZ GRAVES ACUSAÇÕES EM CARTA-RENÚNCIA