Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 03/02/2009 - TER - 12:43 - PRESIDENTE LULA MOSTRA QUE CONHECE A HISTÓRIA DO VASCO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem dúvidas: o estudo é o melhor passaporte para o futuro. Por isso, ele aposta no ensino e, hoje, inaugura, ao lado do governador Sérgio Cabral, duas escolas no Rio - uma em Manguinhos, onde vive o menino Cristiano, que acabou virando símbolo do PAC na região, e outra no Morro Dona Marta. Em entrevista por e-mail, Lula diz que para acabar com a violência não adianta só comprar fuzis.

(...)

O senhor sofreu com o Corinthians na Segunda Divisão, em 2008. Agora, tem o Vasco. Só a Beija-Flor dá alegria? Qual o recado para o time carioca?

É natural que nenhum torcedor fique feliz quando o seu time vai para a segunda divisão. A não ser, claro, se ele estiver na terceira. No caso do Corinthians, sofri muito quando houve a queda, mas foi por pouco tempo. Quando o time começou a jogar, foi só alegria.

O Curingão foi uma máquina implacável, que garantiu o direito de voltar à elite do futebol muito antes do final do campeonato. Foi um passeio. E tudo na bola, honestamente, dando exemplo, sem jamais ter apelado para o tapetão. Em relação ao Vasco, é um time de tradições, de muitos títulos, e de uma história única no Brasil. Na década de 20, era um dos únicos clubes que admitia negros, mulatos, operários e suburbanos entre os jogadores. Quando foi campeão, em 1923, passou a ser discriminado por causa da origem de seus atletas e impedido de participar do campeonato com os demais times grandes. Para se impor, o clube desencadeou uma grande campanha de arrecadação de fundos entre as camadas mais pobres da população e construiu, em 1927, São Januário, na época o maior estádio da América Latina. E todo mundo teve que engolir o Vasco. A partir daí, não houve como impedir sua participação. Talvez tenha sido a primeira grande vitória da luta contra o racismo e a discriminação social. Quando o time voltar, e espero que seja este ano mesmo, os dois - Vasco e Corinthians - vão permanecer na primeira divisão. Chega de gangorra!

Fonte: Extra

Nota da NETVASCO: Confira a matéria completa clicando aqui.

índice | envie por e-mail

Anterior: 12:05 - Carlos Alberto e Dorival Júnior no 'Só Dá Vasco' desta 3ª-feira
Próxima: 14:39 - Dorival Júnior: 'Temos de treinar muito'