Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 23/01/2009 - SEX - 11:23 - Vasco conta com 11 jogadores do elenco nascidos no estado do Rio

Vasco conta com 11 jogadores do elenco nascidos no estado do Rio

O Campeonato Carioca começa neste sábado com jogadores nascidos em todos os cantos do Brasil. Desde Iramaia, na Bahia, onde veio ao mundo o vascaíno Élton, passando por São Borja, cidade natal no Rio Grande do Sul do botafoguense Leandro Guerreiro, fazendo escala em Itamaraju, na Bahia, onde o tricolor Romeu nasceu, chegando em Uraí, no Paraná, onde a mãe do rubro-negro Kléberson deu a luz, muitos estados estarão representados na 103ª edição da competição que está prestes a começar.

Curiosamente, o Fluminense é o único clube grande do Rio, neste início de ano, que não tem na sua maioria jogadores nascidos no estado. No elenco tricolor, são nove paulistas, contra oito fluminenses e cariocas, quatro baianos, três gaúchos, um cearense, um sergipano, um paranaense, um mineiro e um pernambucano, além de um argentino.

Dos três goleiros tricolores - Fernando Henrique (Bauru), Ricardo Berna (São Paulo) e Luiz Cetin (Limeira) -, todos são paulistas, além do lateral Eduardo Ratinho (São Paulo), do zagueiro Xandão (Araçatuba), do volante Maurício e do atacante Éverton Santos (São José dos Campos), de Leandro Amaral (São Paulo) e Roger (Campinas).

O Rio é o segundo 'fornecedor' do Flu, com Wellington Monteiro, Leandro, Sandro e Tartá, todos nascidos na capital, além de Luiz Alberto (São Gonçalo), Fernando (Cabo Frio), Fabinho (Nova Iguaçu) e Maicon (Duque de Caxias). Mas do meio para frente do time titular do Fluminense então, não há um jogador sequer do Rio de Janeiro: Jaílton (Aracaju, SE), Diguinho (Canoas, RS), Leandro Domingues (Vitória da Conquista, BA), Conca (Buenos Aires, Argentina), Leandro Amaral (São Paulo, SP) e Roger (Campinas, SP).

Panorama parecido acontece no Flamengo, que tem o seu sistema defensivo formado pelos paulistas Fábio Luciano (Vinhedo), Ronaldo Angelim (São Paulo) e Juan (São Paulo), além do volante Willians (São Paulo). Leo Moura (Niterói), Ibson (Niterói) e Airton (Rio de Janeiro) dão o toque do Rio. No elenco, a maioria nasceu no estado do Rio: 11, contra cinco de São Paulo.

O Vasco também conta com 11 cariocas e fluminenses no elenco, sendo que três são titulares: Fernando, Léo Lima e Carlos Alberto. O Paraná contribui com dois (Tiago, Campo Largo e Rodrigo Pimpão, Curitiba), São Paulo fornece dois (Paulo Sérgio, Andradina e Amaral, Mogi Mirim), e outros quatro estados completam o atual time titular cruzmaltino: Rio Grande do Sul (Titi, Pelotas), Espírito Santo (Ramon, Cachoeiro de Itapemirim), Distrito Federal (Jéferson, Brasília) e Santa Catarina (Fernandinho, Florianópolis).

Os jogadores do Rio também formam maioria no Botafogo. São 10, contra três baianos - Eduardo (Salvador), Batista (Anguera) e Lucas Silva (Miguel Calmon), o segundo maior fornecedor. De São Paulo, são apenas dois: Maicosuel (Cosmópolis) e Diego (São Paulo). Na equipe titular são quatro cariocas e fluminenses: Renan (Rio de Janeiro), Alessandro (Campos), Victor Simões (Rio de Janeiro) e Reinaldo (Itaguaí).

Fonte: O Globo on line

índice | envie por e-mail

Anterior: 11:18 - Confira fotos do treino de quinta-feira em São Januário
Próxima: 11:24 - Goleiro Fernando já substituiu ex-vascaíno Hélton no Leiria