Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 03/01/2009 - SÁB - 03:35 - Juniores: Gaúcho, campeão da Copa SP em 1992, quer repetir a dose

A 40ª Copa São Paulo de futebol júnior, competição mais importante do Brasil na categoria, começa neste sábado. Com jogadores até 18 anos, 88 clubes brigarão pelo cobiçado troféu, sendo apenas três do Rio: Flamengo, Fluminense e Vasco. O Rubro-Negro estréia domingo contra o União Barbarense, em Hortolândia, os vascaínos entram em campo já no sábado, às 20h30, contra o Mogi Mirim, em Leme, e o Tricolor inicia a competição também no sábado, às 14h, contra o Sertãozinho, em Guarulhos.

Os cariocas enfrentam um jejum de 16 anos sem títulos na competição. O último campeão foi o Vasco, em 1992. O Botafogo não disputará o torneio pela segunda vez seguida por opção do ex-presidente Bebeto de Freitas. Mas Maurício Assumpção, que assumiu o cargo oficialmente nesta sexta-feira, já prometeu que o clube jogará em 2010.

Falcão, Casagrande, Toninho Cerezo, Edinho, Jardel, Dener, Djalminha, Cafu, Marcelinho Carioca, Rogério Ceni, Luizão, Robinho, Vágner Love, Fred e Kaká são alguns dos jogadores que despontaram na Copa São Paulo.

Com seis títulos, o Corinthians é o maior vencedor, na frente do Fluminense (cinco), Inter (quatro), Atlético-MG (três), Portuguesa, São Paulo, Nacional e Ponte Preta (dois), Figueirense, Cruzeiro, América-SP, Santo André, Barueri (antigo Roma), Paulista, América-MG, Guarani, Vasco, Flamengo, Juventus, Santos e Marília (um). O atual campeão é o Figueirense.

A 'Copinha' será disputada em seis fases. Na primeira, os clubes são divididos em 22 grupos de quatro. O campeão de cada chave se classifica junto com os 10 melhores segundos colocados. A partir da segunda fase começa o mata-mata, quem perder é eliminado. A final está marcada para o dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo.

No Vasco, a expectativa é começar a resgatar a auto-estima perdida com o rebaixamento para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. O técnico Gaúcho é o mesmo que conquistou o título da Copinha em 1992 comandando uma equipe que revelou jogadores como Jardel, Yan, Valdir, Pimentel, entre outros.

- Aquele foi um dos melhores times do futebol amador do Vasco. Eu conheço o caminho das pedras para o título e tenho certeza que vamos alimentar os profissionais com muitos atletas que disputarão a Copa São Paulo - aposta o treinador, que vem mostrando aos jovens a importância do momento que o clube atravessa.

- Queremos ajudar o Vasco a ter um ano maravilhoso. O objetivo de todos nós é estar no time que vai levar o clube novamente à Primeira Divisão - aponta o atacante Éder.

A maior aposta é o atacante Willen, de 17 anos. O meia Phillippe Coutinho começará a treinar com os profissionais já na próxima semana e não jogará a Copa São Paulo.

De Dener ao Boca Juniors, algumas curiosidades da Copa São Paulo

1 - A melhor campanha da história da Copa São Paulo foi a da Portuguesa de Dener e Sinval em 1991, que venceu seus nove jogos, marcando 32 gols.

2 - A idéia de expandir a Copa São Paulo para times de outros estados veio depois da conquista do tricampeonato mundial da seleção brasileira, no México, em 1970.

3 - Só em três anos os times paulistas não estiveram presentes nas finais. Nestas ocasiões houve confrontos entre Fluminense x Botafogo em 1971 (campeão: Fluminense), em 1980 entre Internacional x Atlético-MG (campeão: Internacional) e em 1996 entre América-MG x Cruzeiro (campeão: América).

4 - A idade-limite variou ao longo da história do torneio. Só eram aceitos jogadores de até 18 anos até 1974. Do ano seguinte em diante, atletas de até 20 anos puderam participar. Nas últimas edições, a faixa etária voltou a baixar: 19 anos em 2007, e 18 em 2009.

5 - Entre 1993 e 1997, a Copa São Paulo convidou equipes estrangeiras para participar da disputa: Boca Juniors (Argentina), Peñarol (Uruguai), Cerro Porteño (Paraguai), Nagoya Grampus Eight e Yomiuri Verdy (ambos do Japão), além das seleções sub-20 do Japão e da China. O primeiro clube estrangeiro a participar da competição foi o Bayern de Munique (Alemanha), em 1985. Todos caíram na primeira fase.

6 - Dos clubes mais tradicionais do Brasil, apenas Botafogo, Bahia, Atlético-PR, Grêmio e Palmeiras e Coritiba nunca conquistaram a Copinha.

Fonte: Globo Online

índice | envie por e-mail

Anterior: 22:51 - Confira quem acertou e quem errou nas previsões feitas para 2008
Próxima: 03:39 - Vasco não pagou nada para ficar com 30% dos direitos de Léo Lima