Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 31/12/2008 - QUA - 20:49 - Retrospectiva NETVASCO 2008: Fora de Campo

FORA DE CAMPO

NOTA: Os fatos judiciais e políticos mencionados abaixo obedecem a critérios meramente informativos, não representando uma tomada de posição da NETVASCO em favor de nenhum dos lados em disputa.

Janeiro

21/01 - O Vasco fecha contrato de patrocínio com a MRV Engenharia, que passa a anunciar na frente e nas costas da camisa do clube; o Habib's já havia sido anunciado no final de 2007 como patrocinador das mangas da camisa.

22/01 - A ex-windsurfista Dora Bria, vascaína e ex-atleta do Vasco, morre aos 49 anos num acidente automobilístico próximo à cidade São Gonçalo do Abaeté (MG).

Fevereiro

27/02 - O atacante Leandro Amaral, que se utilizara de uma liminar para se transferir do Vasco para o Fluminense, por quem jogou o Campeonato Estadual e a Libertadores, tem seu contrato com o Tricolor anulado pela Justiça do Trabalho. Com isso, o jogador fica obrigado a retornar o Vasco e cumprir o restante de seu contrato com o clube, o que acaba ocorrendo nas semanas subseqüentes.

Março

04/03 - A 8ª Câmara do Tribunal de Justiça anula a eleição para o Conselho Deliberativo do Vasco ocorrida em 13 de novembro de 2006. A decisão foi em segunda instância e tomada por unanimidade por três desembargadores.

Abril

05/04 - Morre aos 82 anos o jornalista Aparício Pires, que, em 1971, quando trabalhava no Jornal dos Sports, fora um dos criadores (ao lado do também jornalista Eliomário Valente, ambos vascaínos) do apelido "Dinamite", posteriormente incorporado ao nome do então jovem atacante e futuro ídolo Roberto.

14/04 - Já sem contrato com o Vasco desde 30/03, Romário anuncia o término de sua carreira como jogador profissional de futebol.

30/04 - São Januário vence a eleição das "7 Maravilhas da Zona Norte" promovida pelo site homônimo. As outras maravilhas eleitas são a Catedral da Igreja Universal (2º lugar), o Estádio do Maracanã (3º), A Igreja de Nossa Senhora da Penha (4º), a Igreja Nossa Senhora da Apresentação de Irajá (5º), o Mercadão de Madureira (6º) e a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (7º).

Maio

01/05 - Morre, aos 84 anos, Paulo Amaral, ex-treinador do Vasco (em 1961-1962 e em 1971) e preparador-físico campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1958.

22/05 - Morre aos 77 anos "seu" Edevair, pai de Romário e o maior incentivador da carreira do craque revelado pelo Vasco que encantou o mundo com seu futebol e seus gols.

29/05 - Após perder um pênalti decisivo contra o Sport, pela semifinal da Copa do Brasil, Edmundo aparece no Vasco com a cabeça raspada e anuncia sua aposentadoria do futebol, mas é demovido da idéia pelo presidente Eurico Miranda e continua atuando.

Junho

08/06 - Respaldado por sentença judicial, o vice-presidente da Assembléia Geral do Vasco, Alberto Soares Moutinho, faz publicar no jornal O Globo edital de convocação de eleições para o Conselho Deliberativo do clube para 21/06 na Sede do Calabouço, em substituição ao pleito realizado em 13/11/2006 na Sede de São Januário. O mesmo edital informa que a eleição para presidente será no dia 27/06 na Sede da Lagoa e a posse no dia 01/07 no mesmo local.

11/06 - A diretoria do Vasco emite nota segundo a qual não reconhece a validade do edital de convocação de eleições.

14/06 - Morre aos 95 anos o intérprete da escola de samba Mangueira e vascaíno ilustre José Clementino Bispo dos Santos, mais conhecido como Jamelão.

20/06 - O presidente do Vasco Eurico Miranda anuncia que tanto ele quanto a sua chapa, a Chapa Azul, de Situação (que disputou e venceu as eleições realizadas em 2006) não participarão das eleições marcadas para o dia 21/06 na Sede do Calabouço por não concordar com a maneira pela qual o processo eleitoral está sendo conduzido.

21/06 - As novas eleições para o Conselho Deliberativo do Vasco são realizadas na Sede do Calabouço, com a utilização, pela 1ª vez na história do clube, de urnas eletrônicas. Apesar da Chapa Azul não ter concordado em participar do pleito, seu nome consta da programação das urnas e ela recebe votos. No final, a Chapa Por Amor ao Vasco, de Oposição e liderada por Roberto Dinamite, vence por 827 votos contra 45.

22/06 - O presidente Eurico Miranda declara que não será candidato nas novas eleições para presidente do Vasco marcadas para 27/06 devido ao fato de considerar o processo eleitoral irregular.

23/06 - Amadeu Pinto da Rocha, 1º vice-presidente do Vasco, é indicado como candidato da Situação à presidência do clube.

26/06 - Fernando Horta, presidente da escola de samba Unidos da Tijuca, é indicado como candidato a 1º vice-presidente pela chapa de Situação.

26/06 - Chapa de Oposição confirma Roberto Dinamite e Luso Soares da Costa, respectivamente, como candidatos a presidente e 1º vice-presidente.

27/06 - As eleições para presidente são realizadas em clima da muita tensão na Sede Náutica da Lagoa, mais uma vez com urnas eletrônicas. Roberto Dinamite vence Amadeu Pinto da Rocha por 140 votos contra 103, com 3 votos nulos, num total de 246 votantes entre os 300 conselheiros com direito a voto. Representantes da chapa de Situação reclamam de irregularidades nesse pleito, como conselheiros sem direito a voto votando e vice-versa.

Julho

01/07 - Roberto Dinamite toma posse como 43º presidente do Club de Regatas Vasco da Gama em sessão solene na Sede da Lagoa.

10/07 - Manoel Fontes, o Neca, é designado como vice-presidente de futebol do Vasco.

31/07 - Um grupo de cerca de 10 torcedores invade a concentração do Vasco em São Januário para cobrar melhores resultados do time e do treinador Antônio Lopes. Como conseqüência, o jogador Morais alega não ter mais condições de continuar no clube e, dias depois, acerta com o Corinthians por empréstimo. Presidente Roberto Dinamite nega a invasão.

Agosto

26/08 - Morre aos 59 anos, vítima de câncer pulmonar, o ex-jogador Moisés (Moisés Mathias de Andrade), zagueiro campeão brasileiro pelo Vasco em 1974 e que atuou na Colina entre 1971 e 1975.

29/08 - Morre aos 63 anos, após uma luta de 8 anos contra o câncer de próstata, o ex-jogador e ex-técnico do Vasco Alcir Pinto Portella. Capitão do time campeão brasileiro 1974, Alcir participou das outras 3 conquistas nacionais do Vasco (1989, 1997, 2000) como membro da comissão técnica.

Setembro

04/09 - Durante um almoço comemorativo dos 10 anos da conquista da Libertadores-1998, o ex-presidente Eurico Miranda revela, em entrevista, que extraiu um tumor maligno da bexiga em 2007.

16/09 - Alegando problemas de saúde, Manoel Fontes, o Neca, deixa a vice-presidência de futebol do Vasco. O cargo passa a ser ocupado interinamente pelo presidente Roberto Dinamite.

Outubro

01/10 - Um grupo de cerca de 20 torcedores invade o CT do Vasco Barra e hostiliza os jogadores. A invasão é relatada em detalhes pelo supervisor de futebol Carlos Alberto Lancetta, mas negada, em nota, pela direção do clube.

02/10 - Um grupo de cerca de 10 torcedores invade o gramado de São Januário durante um treinamento para cobrar empenho dos jogadores.

20/10 - Arthur Sendas, grande-benemérito do Vasco e uma das figuras mais influentes da política vascaína, morre aos 73 anos, poucas horas depois de ter sido baleado na cabeça em sua própria residência por um de seus funcionários. O presidente Roberto Dinamite decreta luto de 3 dias no Vasco.

31/10 - O piloto de Fórmula 1 inglês Lewis Hamilton, líder do campeonato de 2008, recebe uma camisa do Vasco de humoristas durante uma entrevista coletiva às vésperas do Grande Prêmio Brasil de F-1. Dois dias depois, ele chega em 5º lugar numa das provas mais emocionantes de todos os tempos e torna-se o 1º piloto negro campeão mundial de Fórmula 1.

Novembro

21/11 - O presidente Roberto Dinamite confirma a troca da empresa fornecedora de material esportivo do Vasco: sai a Reebok, entra a Champs.

24/11 - O Vasco divulga seus novos modelos de camisa, bem diferentes dos tradicionais. A camisa branca passa a ter uma faixa diagonal que vai se estreitando para baixo, como uma cauda de cometa; a camisa preta deixa de ter a faixa diagonal, passando a trazer riscos diagonais; as estrelas passam a ficar à altura da nuca e diminuem de 8 para 6, sendo que 2 delas passam a ser vermelhas. A repercussão negativa faz com que o clube anuncie que os novos modelos serão as camisas 3 a 4 e que as versões tradicionais continuarão sendo as camisas 1 e 2.

26/11 - O velocista norte-americano Tim Montgomery confessa que correu dopado a final do Revezamento 4x100m rasos nas Olimpíadas de Sydney-2000. Caso ele seja punido, a medalha de ouro ficará com o Brasil, que, com 4 vascaínos no time (André Domingos, Claudinei Quirino, Edson Luciano Ribeiro e Vicente Lenílson), chegou em 2º lugar na competição, ganhando a medalha de prata. Seria o 1º ouro olímpico brasileiro e vascaíno desde Adhemar Ferreira da Silva em 1956.

Dezembro

07/12 - Após o jogo Vasco 0 x 2 Vitória, pelo Campeonato Brasileiro, que confirmou o 1º rebaixamento da história do clube, o torcedor Luiz Fernando Nascimento Vilaça, de 21 anos, ameaça se atirar da marquise de São Januário mas é impedido por policiais e levado de helicóptero para um hospital.

10/12 - Durante homenagem ao ministro de minas e energia Edison Lobão, na Alerj, o governador Sérgio Cabral Filho anuncia que a Eletrobrás será a nova patrocinadora do Vasco.

19/12 - As camisas do Vasco para a temporada 2009, fabricadas pela Champs, são apresentadas na Sede Náutica da Lagoa. Uma gafe marca o evento: por um erro do DJ, um trecho do hino do Botafogo é tocado logo após a execução do hino do Vasco.

Fonte: NETVASCO

índice | envie por e-mail

Anterior: 20:48 - Atletismo: Vascaína Ana Paula Leotério fica em 154º na São Silvestre
Próxima: 20:50 - Retrospectiva NETVASCO 2008: Outros Esportes Não-Olímpicos