Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 27/12/2008 - SÁB - 04:36 - Maracanã terá 36 mil lugares numerados já para o Estadual 2009

Ainda faltam mais de cinco anos para o Maracanã voltar a ser palco de uma Copa do Mundo, mas o torcedor carioca já terá de se adequar a algumas das exigências da Fifa a partir do próximo Campeonato Estadual. E a primeira delas diz respeito aos assentos numerados. A intenção é que, já no próximo dia 25, no jogo entre Flamengo e Friburguense, o primeiro da temporada no estádio, tenha início o cumprimento de lugares marcados nos ingressos - item obrigatório em jogos de Mundiais - nas 36 mil cadeiras azuis.

Segundo a secretária estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Márcia Lins, o objetivo é começar a criar entre os torcedores o hábito de respeito aos assentos marcados.

- Queremos criar essa cultura no torcedor e por isso vamos começar apenas pelas cadeiras azuis. Mas o objetivo é, mais adiante, adotar a medida em todo o estádio. Os lugares já são numerados, por conta do Pan, mas não era levado adiante por pedido dos clubes. É exatamente como foi feito com sucesso nos cinemas - explica ela.

A secretária estuda junto à Prefeitura e à Federação de Futebol do Rio (Ferj) a melhor forma de facilitar os acessos, evitando transtornos aos torcedores. No próximo dia 20, será concluída a reforma do gramado, danificado pelo show da cantora Madonna. A produção está arcando com a despesa de R$ 84 mil para recuperar todo o gramado. Técnicos da empresa Greenleaf já trabalham na retirada de placas de grama queimada, replantio, adubação e irrigação. O trecho onde ficou o palco foi o mais prejudicado.

Outro projeto voltado para a Copa de 2014 começa a ganhar forma em janeiro. Márcia Lins garante que ainda no primeiro mês do ano será lançado o edital para a licitação da Parceria-Público-Privada (PPP) que ficará responsável pela administração de todo o complexo do Maracanã. A empresa de consultoria internacional Booz & Co. está concluindo um estudo de viabilidade econômica do estádio, que será entregue aos representantes da Fifa durante a visita às cidades candidatas, no fim do próximo mês:

- O estudo indica a necessidade de um consórcio formado por empresas com experiência em diferentes setores, como gestão de arenas, entretenimento, construção, conteúdo de futebol e até mesmo administração de museu. Além de ser um espaço histórico, o Maracanã ficará cada vez mais moderno e gerido de forma profissional.

Serão mais de R$ 400 milhões investidos na reforma do estádio para a Copa de 2014, sendo metade do valor usado para ampliar a cobertura do estádio, como noticiou Ancelmo Gois em sua coluna. Com a intervenção, todos os lugares do estádio ficarão protegidos da chuva. A nova cobertura não vai interferir nas linhas arquitetônicas do estádio, tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Outro ponto importante da obra é garantir a evacuação total do estádio num período de oito minutos, outra exigência da Fifa.

Além da modernização por dentro, o projeto inclui a urbanização de toda a área em volta do estádio, novos estacionamentos e melhor integração com as linhas de trem e metrô. Assim que a PPP for lançada, terão início as obras no Maracanã. A entrega do estudo de viabilidade econômica não é exigência para a próxima visita. Mas o Rio, que apesar da vaga garantida entre as 12 sedes foi criticado por sua apresentação no Seminário de Cidades Candidatas, em outubro, quer dar a volta por cima.

Fonte: O Globo Online

índice | envie por e-mail

Anterior: 04:27 - Lusoarenas pode concorrer à licitação para reforma do Maracanã
Próxima: 11:19 - Vasco tenta contratação de lateral-esquerdo Chiquinho, do Inter