Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 10/12/2008 - QUA - 05:28 - São Januário é o estádio mais bem cuidado do Rio, diz Sinaenco

Os vascaínos têm mais um motivo para se orgulharem de seu estádio. Um levantamento feito pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) demonstrou que São Januário é o estádio carioca que recebe os maiores cuidados de seus administradores, superando inclusive o Maracanã.

De acordo com o Sinaenco, o estádio do Vasco é um exemplo para outros estádios no Brasil. São 50 pessoas destacadas pelo clube para fazer a varredura diária dos problemas estruturais. Estes funcionários dão uma volta completa na ferradura no período de um ano, fazendo a manutenção preventiva e os reparos necessários.

O resultado é que, mesmo sendo um dos estádios mais antigos do Brasil, São Januário mostra vitalidade impressionante, bem melhor do que

alguns dos 20 gigantes visitados pelo Sinaenco. Outros pontos destacados pelo levantamento foram a qualidade dos vestiários (inclusive o do visitante), os dos bancos de reservas e a dos assentos da social.

– A manutenção preventiva é fundamental para a estrutura de um estádio. O clube economiza com esta ação – afirma Rodrigo Sigaud, presidente do Sinaenco Rio.

Para que o estádio do Vasco fique próximo do ideal, o clube teria que corrigir a falta de proteção no andar superior (apontada como um fator de risco grave para o público) e a divisão das torcidas, com grades pontiagudas. Os banheiros também precisam de maior atenção. Mas este não é um problema só de São Januário: dos 20 estádios visitados, 95% foram qualificados como ruins ou péssimos.

Maracanã: erros graves

O mesmo levantamento demonstrou que o Maracanã precisa corrigir alguns problemas estruturais sérios. O Sinaenco detectou que, do jeito que a reforma do estádio foi feita, ele não seria aprovado para jogos de Copa do Mundo.

Os pontos cegos são os problemas. Com a construção do “aquário” para a imprensa, é impossível ver a linha lateral de várias cadeiras do Maracanã. Os telões instalados impediram a visão de alguns camarotes, outro fato condenável.

As cadeiras são outro erro: elas foram instaladas com parafusos aparentes, fora do padrão Fifa, pois facilitam a ação de vândalos.

Da mesma forma, as torneiras dos banheiros do estádio não são apropriadas.

Um dos pontos positivos do estádio é a destinação de locais próprios para deficientes físicos. Neste quesito, o Maracanã é um dos melhores estádios do Brasil.

Engenhão: ótima higiene

O Engenhão, construído em padrões modernos e inauguradoemjunho de 2007, é o estádio que apresenta menos erros estruturais. Com isso, o estádio do Bota se tornou padrão em higiene. O Sinaenco constatou que os banheiros são o ponto forte. O ponto negativo é a visão do anel superior. O fã fica voltado para a pista de atletismo, o que não é o ideal pelos padrões internacionais.

Fonte: Lance

índice | envie por e-mail

Anterior: 05:19 - Empresário Carlos Leite pode investir R$ 16 milhões no Vasco em 2009
Próxima: 08:22 - Mandarino poderá assumir o departamento de futebol