Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 02/12/2008 - TER - 08:54 - Edmundo: 'Meus filhos são totalmente contra que eu pare'

Na semana em que pretende se despedir do futebol, Edmundo dá mostras de que vai ser difícil se afastar da bola. Mal retornou do Paraná, onde enfrentou o Coritiba, o atacante do Vasco treinou em São Januário e fez questão de participar da final do Torneio Gol de Letra, na última segunda-feira, no Maracanã.

Convicto de que não desfilará mais em gramados brasileiros, o Animal não descarta convites do exterior ao mesmo tempo em que deseja intensificar a convivência com os filhos (Ana Carolina, Edmundo Junior e Alexandre, além do bebê que está por vir da namorada Clarissa).

Edmundo admite torcer pelo Flamengo na última rodada do Campeonato Brasileiro, assim como fez no ano passado quando o Rubro-Negro disputou a Taça Libertadores. Ele faz balanço positivo da carreira e diz que precisa aproveitar mais a vida.

- Não é legal ser o homem mais rico do cemitério - afirma o camisa 10 do Vasco, em alusão às privações que teve de passar embora tenha ganhado bastante dinheiro no futebol.

Jogo contra o Vitória

- Estou um pouco mais aliviado. Mas a gente ainda está tentando o último suspiro. Não depende só de nós. O que motiva é que a gente está crescendo. O time vem jogando bem melhor. Agora é acreditar e fazer a nossa parte.

Torcida pelo Flamengo

- Se o Flamengo vencer o Atlético-PR vai nos ajudar bastante. No ano passado, torci pelo Flamengo na Libertadores. É melhor a gente ganhar uma competição do que os mexicanos e os argentinos, por exemplo, que não gostam do futebol brasileiro. Sou Vasco, depois Brasil e, em seguida, Rio de Janeiro. É uma escala.

Vida longe dos gramados

- Não parei para pensar em muita coisa, porque nos últimos três meses estava atordoado (por causa da possibilidade de rebaixamento). Deixa passar esse turbilhão que está fervendo.

Dificuldade de sair de casa

- Estava evitando sair de casa. Mas a gente tem que ir ao banco, ao supermercado. A torcida do Vasco em geral está triste ao mesmo tempo em que acredita em nós.

Sofrimento no banco de reservas

- Ainda sinto prazer em jogar. Só que agora estou numa situação diferente. Fico no banco, vendo o placar mostrar os resultados dos outros jogos e sofrendo dobrado. O importante é a gente estar vivo. Fé em Deus que tudo vai dar certo.

Titular ou reserva no último jogo da carreira?

- Não vou pedir para começar jogando, mas vou trabalhar para isso. Treinar forte durante a semana. O Renato (Gaúcho) tem todo o direito de escolher os onze sem mim. Nunca questionei isso, pelo cargo que ele exerce. Atuar o tempo todo ou um pedaço do jogo, não mudará muita coisa.

Evento beneficente

- Tinha combinado com o Leonardo que se o Vasco não tivesse sido rebaixado antecipadamente, iria participar desse jogo beneficente. Estou sendo agraciado de jogar ao lado dessas feras que eu via pela televisão.

Perder a forma física

- Sinceramente, não espero isso para mim, não. Sou vaidoso para caramba. Talvez essa seja a parte mais difícil (de aposentar). Vou acordar cedo, correr, ir à academia e continuar jogando peladas.

Balanço dos 16 anos como profissional

- O saldo é positivo. Em jogos, gols e convivência. Estou satisfeito com a minha carreira. A vida para frente também é muito boa. Saio de cabeça erguida. Consciente que fiz o meu melhor.

Arrependimento

- Acho que poderia ter ficado um pouquinho mais na Europa. Teria juntado mais grana e perdido menos cabelos (risos). Mas sempre gostei da vida aqui, desse turbilhão.

Jogo para valer x pelada

- Jogar profissionalmente é muito mais prazeroso. Só que o futebol tem um detalhe: o resultado. Quando é ruim, as críticas aparecem. É muito mais legal fazer um gol e a torcida gritar seu nome. Ganha-se fama, dinheiro...

Influência da família

- Meus filhos são totalmente contra que eu pare. Eles apostam que eu vou continuar jogando. Mas (aposentadoria) é melhor para mim e para eles. Estou sendo um pai que só aparece com a grana. Jogador entra na concentração na sexta e só sai na segunda. Espero aproveitar mais a vida.

Fonte: GloboEsporte.com

índice | envie por e-mail

Anterior: 08:44 - Vasco tem 3 projetos para obter recursos da Lei de Incentivo ao Esporte
Próxima: 10:07 - Natação: Vasco fatura nove medalhas no Estadual de Verão