Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 25/11/2008 - TER - 00:20 - Faixa diagonal do Vasco não foi inspirada no River Plate

A divulgação dos novos modelos de uniforme do Vasco, produzidos pela fabricante Champs, estão trazendo à tona diversas discussões sobre a história da faixa diagonal na camisa do clube.

Um mito que se formou a respeito do assunto é que a faixa diagonal teria sido inspirada pelo uniforme do River Plate, da Argentina, e implantada nos anos 40 pelo técnico uruguaio Ondino Viera. Não é verdade. A faixa no uniforme do Vasco remonta sua fundação e era inicialmente horizontal. Passou a ser diagonal na virada do século XIX para o século XX. Em 1901 a faixa já era diagonal, como mostra a figura abaixo retirada de um livro em homenagem aos 50 anos do clube:


Guarnições de remo do Vasco em 1901 com uniforme preto e faixa diagonal branca


Também carece de fundamento a informação de que a faixa tenha sido inspirada na Ponte Preta. É muito pouco provável que um clube fundado em 11 agosto de 1900 para a prática do futebol em Campinas (SP) tenha exercido, em pouco mais de um ano, alguma influência sobre os uniformes de uma agremiação da capital do país dedicada ao remo.

Quando o Vasco se fundiu ao Lusitânia e inaugurou sua divisão de futebol, em 26 de novembro de 1915, adotou a camisa totalmente preta com punhos brancos que a agremiação futebolística já utilizava acrescida da Cruz de Malta à altura do peito. Foi com tal uniforme o Vasco conquistou seus primeiros títulos e, por isso, ganhou o apelido de "camisas negras".


Domingos da Guia (de gorro), Rei (goleiro) e Russinho comandam a entrada dos "camisas negras" em São Januário, em 1934.


Em 16 de janeiro de 1938, o Vasco utilizou pela primeira vez em sua história a camisa branca com uma faixa diagonal preta. Foi num jogo contra o Bonsucesso pelo Campeonato Carioca em que saiu vencedor por 4 a 1. A novidade foi abandonada no mesmo dia e a camisa branca só foi reabilitada na década de 1940.


Time do Vasco em 16/01/1938, na estréia de sua camisa branca.


No decorrer da década de 1940, a camisa totalmente preta foi sendo gradualmente substituída pela versão com faixa diagonal idêntica à do remo.


Já com a faixa branca, Vasco é campeão sul-americano

A camisa "toda-preta" fez sua reestréia de forma inesperada no dia 1º de agosto de 2001, na estréia do Vasco no Campeonato Brasileiro, contra o Gama, fora de casa, num empate por 0 a 0. Ressucitada inicialmente como forma de protesto, a nova/antiga camisa caiu nas graças das novas gerações e foi durante alguns anos o terceiro uniforme do clube. Periodicamente, tem seu retorno cogitado.


Romário na reestréia da camisa toda preta contra o Gama em 2001


Fonte: NETVASCO (texto), Casaca (foto), Jornal dos Sports (foto), Site Mauro Prais (fotos), O Globo (foto)

índice | envie por e-mail

Anterior: 21:47 - FOTOS DE SUPOSTAS CAMISAS NOVAS DO VASCO VAZAM NA INTERNET
Próxima: 00:35 - NOVAS CAMISAS TERÃO PATROCÍNIO DA ELETROBRÁS