Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 18/11/2008 - TER - 08:47 - Eurico fala sobre jogo contra São Paulo e critica declarações de Dinamite

Durou apenas duas semanas a trégua do ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda. Após algumas declarações de Roberto Dinamite - a maioria, sobre a partida contra o São Paulo, no próximo domingo (23/11), às 17h, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro -, o grande benemérito voltou a criticar duramente o atual presidente.

'NOVO VASCO'

"Nós estamos vivendo dias extremamente complicados para quem é Vasco, tirando todos os problemas externos que nós estamos atravessando - e isso aí é no Mundo inteiro. Mas os que têm sentimento pelo Vasco estão tendo problemas sérios. Eu, como sou um deles, já disse aqui que tenho tido muita dificuldade em dormir, de conviver com isso. Eu não estava muito ligado nas notícias, porque sexta-feira fui para Angra [dos Reis] e me isolei. Só desci hoje. A primeira coisa que eu fiz foi acessar a Internet e ver o que está acontecendo. Esse pessoal que tomou o Vasco, eles são de uma irresponsabilidade. Esse Roberto, além de despreparado e incompetente, esse cara é extremamente ousado. Eu vejo ele falar em novo Vasco. Quem é você para falar em novo Vasco? O Vasco é o Vasco. O Vasco não tem novo e nem velho Vasco. O Vasco é o Vasco. Quem é você para falar que as atitudes que são tomadas agora são atitudes diferentes, porque esse é um novo Vasco? Quem é você, seu irresponsável? Quem é você para falar em Vasco? Isso me deixou extremamente revoltado, quando eu vi. Incompetente, despreparado, e agora passa a ser mal intencionado, porque burrice demais vira má intenção", disse no programa "Casaca no Rádio", veiculado na Rádio Bandeirantes.

VASCO X SÃO PAULO TER SIDO COGITADO NO MARACANÃ

"Começa com essa história de querer passar jogo para o Maracanã. Você tem que aprender coisa de Vasco. Você tem que aprender o que representa São Januário. O Vasco foi campeão da Libertadores em São Januário. O título mais importante da história do Vasco foi conquistado em São Januário. O estádio do Vasco é São Januário. Como é que você tem, passa pela sua cabeça, diante da dificuldade que nós estamos atravessando, pensar em tirar o jogo de São Januário?".

TRATAMENTO AO SÃO PAULO

E agora, pior ainda, diante das declarações desse pessoal do São Paulo, que é useiro e vezeiro em fazer isso. Você não estava, quando nós ganhamos o título [Brasileiro de 1989] lá no Morumbi. Você não estava, nas diversas vezes em que nós tivemos que enfrentar lá no Morumbi. Você não conhece nada de Vasco. Nada. E pior. Se conhece alguma coisa de futebol, então você tem que ser preso, porque está mal intencionado. Você acha que o jogo vai ser um jogo normal? Você acha que esse jogo, um jogo decisivo, é um jogo normal, para receber o adversário com tapete vermelho? Você sabe como é recebido em São Paulo? Você foi bem recebido. E os torcedores do Vasco? Você sabe como a polícia recebe os torcedores do Vasco em São Paulo? Você sabe que não pode entrar com a camisa do Vasco, a bandeira do Vasco? Você não pode entrar com uma bandeira, uma faixa do Vasco num estádio em São Paulo. Você sabe disso? Se você não sabe, é fruto da sua ignorância. Mas se você sabe e está procedendo dessa forma, então repito: você tem que ser preso. Você está cometendo o crime de lesa-Vasco. E são velhos conhecidos. Eles cansam de fazer isso, de dizer que vêm para São Januário e têm problema. Passaram as equipes internacionais, todas elas em São Januário, sem problema nenhum. No Vasco. Não é no novo Vasco não. Agora, tendo o tratamento de adversário, ingressos para a torcida do São Paulo limitados, em um lugar específico. Aonde nos colocam? Você já foi a um jogo Vasco x Santos na Vila Belmiro? Você já viu onde fica a torcida do Vasco?".

NENHUMA PREMIAÇÃO PARA LIVRAR O VASCO DO REBAIXAMENTO

"Eu só vejo uma sandice atrás da outra. 'Os jogadores do Vasco não querem prêmio'. Pára de bobagem. O prêmio tem que ser enorme. 'São os jogadores que se reuniram'. Você vai querer que alguém acredite que jogador se reúne e não quer um prêmio? Tinha que ter, e muito, um prêmio muito grande. É muito menos do que o Vasco vai perder se for para a segunda divisão. É infinitamente menor o prêmio grande que você daria e prometeria, do que o Vasco vai perder se for para a segunda divisão".

PRESSÃO DA TORCIDA

"A torcida do Vasco - e isso tem sido feito -, eu desde o primeiro dia alertei contra isso que estava acontecendo. Chegou a um ponto que nós tivemos que pedir para que a torcida do Vasco comparecesse, apoiasse, empurrasse o time, perturbasse o adversário, como é feito em qualquer outro lugar. Veja o que aconteceu em Recife. Vocês acham que o Cruzeiro chegou lá e perdeu do Náutico de 5 a 2 à toa, ou por que evidentemente a pressão feita pelos torcedores, pelo clima criado, leva a uma instabilidade do time adversário?".

JOGO DA PAZ

"Não fique prometendo que vão receber com flores no seu novo Vasco, porque os vascaínos não vão receber com flores. Quem lá for não vai receber com flores, tem obrigação de não receber com flores. Isso não é um jogo qualquer. Isso é um jogo decisivo. Infelizmente, é um jogo decisivo, muito mais importante do que um campeonato. Os torcedores do Vasco que lá forem, têm que ir lá é para hostilizar o time adversário mesmo. Incentivar o Vasco e hostilizar o time adversário. É isso o que torcedor faz. Jogo da paz? Que jogo da paz? É jogo de vida ou morte para o Vasco. Que jogo da paz?".

IMPRENSA

"Deixa. A mídia vai falar sempre. Os inimigos do Vasco vão falar sempre contra o Vasco. Não importa o que seja feito, vão falar sempre contra".

HISTÓRIA DO SÃO PAULO

"Isso agora é dirigido aos torcedores. Não vão para lá para jogo de paz. Isso é guerra. É jogo de vida ou morte. Os jogadores têm que estar conscientes disso. Tem que ter um prêmio excepcional. Tem que se entregar do primeiro ao último minuto. Tem que dar a sua última gota de sangue nesse jogo. O adversário, se possível, nem água. Nós estamos decidindo o nosso futuro. Será que não dá para entender isso? Pára com essa história de novo Vasco. Pára com essa história de querer agradar a mídia. Você agrada a mídia não é em favor do Vasco. Você agrada a mídia é em interesse próprio, para que eles digam que você não é truculento, agressivo, mal-educado, e sabe receber. Mas você é um imbecil. Está me levando ao desespero ver as atitudes que você toma em relação a isso, o que você faz com uma instituição dessa. O Vasco não tem que se desculpar com ninguém. O Vasco não tem que se justificar com ninguém. O Vasco não precisa se justificar. Manda eles terem a trajetória do Vasco. Manda eles terem a história do Vasco, para exigirem que o Vasco se justifique. O Vasco construiu o seu estádio com recursos próprios, com doações anônimas, de humildes. Você sabe como é que foi construído o Morumbi? Ele não tem história para fazer qualquer contestação com o Vasco. O Vasco nunca dependeu de ninguém. O Vasco sempre foi o Vasco. E não vem agora com história de novo Vasco. Esse novo Vasco não é Vasco. Vasco dependente, Vasco subserviente. Isso não é Vasco. Essa era a mensagem que eu queria passar principalmente a aqueles que vão comparecer em São Januário".

REZAR

"Eu disse aqui, há alguns programas atrás, que nós tínhamos que rezar muito, que nos restava rezar. Nós fizemos tudo que pudemos, no sentido de alertar, orientar. Mas agora, pelo menos aqueles que acreditam, como eu acredito, rezem. Rezem mais. Rezem muito, porque eu vou repetir que não pode haver desgraça maior do que o Vasco ir para a segunda divisão. Aqueles que puderem, compareçam, incentivem, hostilizem o adversário. Repito, é um jogo de vida ou morte. Mas rezem, principalmente os que acreditam. Rezem muito para que essa desgraça não venha a acontecer. Rezem nesse jogo, rezem no próximo, e rezem no próximo. Todo mundo usa isso muito, de dizer que a esperança é a última que morre. É verdade. Enquanto tiver um fiozinho de esperança, a gente tem que acreditar".

REBAIXAMENTO

"Eu tenho tentado me recolher, no sentido de não ser mal interpretado, as minhas palavras não serem usadas. Mas esse moço [Dinamite], ele com a boca fechada já é um problema. Imagina quando ele abre a boca. Em uma delas ele insinuou que uma vitória é boa porque a Oposição fica calada. Quem mandou você calar a boca fui eu, rapaz. Eu não mandei. Eu aconselhei você a não abrir a boca, porque você, quando abre a boca, não tem nada a favor, só tem contra. O dia não é nada bom. É difícil a gente estar convivendo com o que a gente está convivendo. É difícil a gente conseguir digerir, triturar, engolir essa possibilidade, coisa que não sai da tua cabeça em nada que você vai fazer. Você tenta desviar para qualquer outra coisa, mas isso é uma coisa que fica permanente naqueles... Tem muitas pessoas que podem dizer assim 'Não. Isso também não é tanto assim'. Aqueles que têm sentimento pelo Vasco estão todos vivendo esse problema. Todos que têm sentimento não conseguem afastar esse problema, porque é algo que a gente nunca pensou e acreditou que pudesse acontecer. Essa possibilidade era algo... Não era nem remoto. Era impossível de acontecer com o Vasco. Infelizmente, está acontecendo".

VASCO

"A luta nossa tem que ser sempre pelo Vasco. Não é para novo Vasco, velho Vasco. É pelo Vasco. Eu sempre disse, em toda a minha passagem pelo Vasco, que o Vasco era um só. O Vasco não se divide. As pessoas podem se dividir, mas o Vasco é um só. E é sempre o mesmo, com as suas origens, a sua história, a sua tradição. O Vasco é um só. E é em defesa desse Vasco... Não importa as pessoas. Não importa a opinião das pessoas. O que importa é o Vasco. A gente vai continuar nessa luta".

TOMAR PROVIDÊNCIAS

"Essa é a pior coisa que podem me pedir. Eu tenho sido abordado em todos os lugares, parado na rua, como se a gente pudesse realmente fazer alguma coisa. O que nós podemos fazer é isso que estamos fazendo. Na verdade, infelizmente, o que está me fazendo mais mal é esta sensação de impotência, de ver fazer essa quantidade de sandices, trapalhada em cima de trapalhada. E você, infelizmente, não poder fazer nada. De maneira que eu acho que a pior coisa que pode acontecer comigo, e hoje já aconteceu, porque não importa. Se eu parar em algum lugar, alguém vem e vai falar. Se eu estiver no automóvel, alguém vem e vai me abordar. E não é pergunta. A afirmação é sempre essa: 'Eurico, faz alguma coisa'. Isso aí dói quando você está vendo as coisas irem para o abismo e você não conseguir segurar".

Fonte: VascoExpresso

índice | envie por e-mail

Anterior: 08:45 - Dinamite só pensa no Vasco e não se importa com quem será campeão
Próxima: 09:05 - Há 50 anos, Vasco treinava para enfrentar o América pelo Estadual