Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 16/11/2008 - DOM - 15:46 - Filho mais velho do Gov. Cabral, João Pedro, declara paixão pelo Vasco

Com a roupa de treino, João Pedro chegou para a entrevista, na manhã de quarta-feira, na Hípica, desculpando-se pelo pequeno atraso com um bom motivo: estava estudando para uma prova do curso de Administração da PUC. Aos 20 anos, o mais velho dos cinco filhos do governador Sérgio Cabral tenta conciliar os estudos com o hipismo, sua grande paixão.

Depois de um ano competindo e estudando na Europa, João Pedro — ou simplesmente Cabralzinho, como é conhecido no mundo hípico —, voltou ao Brasil em julho e se prepara para o Concurso de Saltos Nacional, de quinta-feira a domingo, na Hípica, na Lagoa.

“É um sonho ser campeão no aniversário da Hípica”, diz, revelando outro desejo: “Todo mundo tem a ambição de representar o Brasil, e eu tenho muita vontade de saltar num Pan-Americano, uma competição que não é tão grande quanto a Olimpíada e é aqui mais perto”.

O gosto pelos cavalos surgiu naturalmente. “Comecei a montar em Itaipava, com 7 anos. Partiu de mim mesmo, porque ninguém da minha família tem tradição com cavalos. Meu pai viu que eu gostava e, a partir daí, passei a freqüentar a Hípica. Fui apresentado ao Fábio Leivas, meu professor até hoje”, recorda ele, que compete com Nero.

Fã do ‘mestre’ Fábio Leivas e do veterano Nelson Pessoa, o cavaleiro lembra com orgulho seus títulos: campeão sul-americano mirim, aos 14 anos; vice brasileiro juvenil, aos 15; vice brasileiro de júnior por equipe, aos 16; e campeão carioca de júnior, aos 17.

Foi movido pela paixão pelos cavalos que Cabralzinho embarcou para a Bélgica, no início de 2007. Lá, conviveu durante seis meses com o cavaleiro Felipe Azevedo. Na volta ao Brasil, ele foi campeão da prova de abertura do Athina Onassis, em São Paulo, mas em seguida deixou o País:

“Tinha começado a faculdade aqui, mas tranquei. Fui para Bruxelas no meio de 2007 e me dediquei a aprimorar meu inglês, a estudar ‘business’ fora e a competir”.

Sua rotina inclui treinos diários de manhã na Hípica, musculação três vezes por semana, aulas na PUC à tarde, além de inglês e francês em dias alternados. Tudo para dar saltos maiores fora do hipismo: “Pretendo começar a estagiar no ano que vem. Quero trabalhar com mercado financeiro, mas não vou deixar o cavalo”.

Irmão é mais engajado na política

A política sempre esteve presente na sua casa, e seu irmão, Marco Antônio, aos 17 anos, já segue os passos do pai. Mesmo assim, João Pedro ainda não faz planos de investir na carreira política, embora também não descarte um futuro nos palanques, depois que se formar em Administração.

"Não é meu objetivo participar desde o início da política. Mas também não descarto. Quero me formar em Administração, ganhar experiência em gestão. Se, depois disso, eu sentir que posso acrescentar alguma coisa, que na política posso expor minhas idéias e ser útil, vou buscar isso", explica ele, um dos três filhos do primeiro casamento de Cabral, com Suzana Neves, sobrinha-neta de Tancredo Neves.

"Sempre discutimos política em casa. Nomes, datas e acontecimentos sempre foram muito claros para mim e para o meu irmão. A gente acompanhou toda a trajetória de nossos pais, e isso nos ajudou a ter uma base política, de opinião”, diz João, comentando a vocação de Marco Antônio, que participou da campanha do prefeito eleito Eduardo Paes: “Ele sempre quis estar perto da política. Partiu dele, e ele acabou tomando gosto”.

João Pedro tem paixão pelo Vasco

Esportista nato, João Pedro não abre mão do futebol, em peladas com os amigos, nem do surfe, nas praias do Leblon e da Joatinga. “Mas, para mim, o hipismo vem antes mesmo do futebol”, diz ele, que herdou do pai a paixão pelo Vasco:

“Vou a todos os jogos em São Januário, na arquibancada, junto com o Marco Antônio, meu irmão. Pela tradição e pela camisa, acredito que os jogadores não vão deixar o Vasco cair para a Segunda Divisão. Acho que o Fluminense também não cai. Ter esses dois clubes na Série B seria muito ruim para o futebol do Rio, enquanto times de São Paulo estão voltando para a Série A”, opina ele, que aponta Roberto Dinamite como ídolo no futebol: “É o maior artilheiro do Vasco”.

Fonte: O Dia Online

índice | envie por e-mail

Anterior: 10:15 - Diretoria começa a definir futuro do elenco; confira cotação de cada jogador
Próxima: 15:46 - Masters do Vasco inauguram campo de grama sintética em Friburgo