Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 30/10/2008 - QUI - 03:00 - Dinamite e outros ídolos do passado falam sobre o atual momento do Vasco

Na véspera de um dos jogos mais angustiantes da história do Vasco, o JB promoveu um encontro com quatro ases que brilharam nos tempos em que a cruz de malta costumava brilhar na parte de cima da tabela do Brasileiro. Um quarteto que reúne representantes dos quatro títulos nacionais da Colina. Angustiados com delicada situação do time, que tem a obrigação de vencer o Atlético-PR hoje, às 20h30, em São Januário, o presidente Roberto Dinamite e os ex-jogadores Mauro Galvão, Alexandre Torres e Acácio trocaram idéias e tentaram encontrar soluções para o time evitar a queda nas sete rodadas que faltam.

Em um bate-papo informal na praia da Barra da Tijuca, os ídolos relembraram jogos inesquecíveis, falaram sobe o sofrimento dos últimos meses, mas não perderam a confiança de que o Vasco será mais uma vez o time da virada. Experiência e conhecimento de causa é o que não faltam. Com a credencial de quem conquistou quatro títulos brasileiros, 12 Campeonatos Cariocas, uma Taça Libertadores da América e uma Mercosul, o quarteto mantém o otimismo. Aposta que o clube vai se safar do rebaixamento e irá manter ainda o simbólico segundo lugar no ranking de clubes que mais conquistaram títulos nacionais – quatro, ao lado de Corinthians e Palmeiras, mas sem a mancha dos clubes paulistas, que já visitaram a segunda divisão.

– O Vasco já está começando a reagir. Não adianta desespero, a gente vê jogadores dando declarações depois do jogo que fogem do padrão – critica o eterno capitão Mauro Galvão, campeão brasileiro em 97 e com participação na primeira parte da competição de 2000.

Mauro Galvão se refere aos atacantes Edmundo e Leandro Amaral, que questionaram publicamente o rendimento do grupo no final de alguns jogos.

– O que importa é a cobrança interna, jogar para a torcida não vale – garante Mauro Galvão.

O ex-goleiro Acácio, que jogou por nove anos no clube e foi campeão brasileiro em 89, imagina bem o que os jogadores estão passando. Em 1990, quando defendia a equipe treinada por Zagallo, o Vasco teve uma seqüência negativa de nove jogos sem vencer.

– Na época, não ficamos ameaçados de rebaixamento. Mas foi muito complicado – lembra sem saudade o ex-jogador. – Nesta hora é importante acreditar que é possível. E a demonstração que o Vasco deu contra o Goiás mostra que o time tem condições de sair dessa situação.

Para o ex-zagueiro Alexandre Torres, o problema do Vasco nesta temporada foi psicológico.

– Os jogadores precisam entender a grandeza do clube onde jogam e refletir o momento que estão vivendo. O Vasco tem condições de jogar de igual para igual com qualquer equipe neste Brasileiro – analisou Torres, que foi tricampeão carioca em 92/93/94 e no fim da carreira participou do grupo que foi campeão da Copa João Havelange em 2000.

Feridas profundas

Apesar de tudo, otimismo é o que não falta ao presidente Roberto Dinamite, que pede um novo voto de confiança após a grande exibição contra o Goiás, quando o Vasco venceu por 4 a 2 e voltou a respirar no campeonato. Mas para isso é preciso apagar do coração dos vascaínos o vexame contra o Figueirense, a derrota por 4 a 2, na última vez que o time atuou em São Januário. Em um dos dias mais tristes da trajetória do clube, vários torcedores deixaram o estádio jogando no chão as bandeirinhas que horas antes haviam servido para incentivar a equipe. Quem mais sofreu naquele dia foi o próprio Dinamite. Apesar de ter sido xingado nas cadeiras sociais, o dirigente encarou a fúria da torcida com serenidade. Não se exaltou, não retrucou e só foi traído pelo próprio olhar, fixo e desolado.

– Ninguém saiu mais triste do que eu daquele jogo, mas hoje estou acreditando. O importante é incentivar desde o começo, quando o jogador precisa de confiança - ressaltou o dirigente. – Peço ao torcedor que vá de coração aberto. Vamos enfrentar um adversário difícil, mas podemos vencer com o incentivo da torcida.

E para virar a página de vez e escrever outra à altura dos 110 anos do Vasco, o dirigente tem na ponta da língua a palavra que representa este momento.

– É união. O caminho para conquistar qualquer coisa passa por união, superação. Futebol é conjunto. Mais do que nunca estamos buscando dar tranqüilidade aos jogadores – comenta. – Quem vai tirar o Vasco desta situação são eles dentro do campo.

Fonte: Jornal do Brasil

índice

Anterior: 03:00 - Madson se prepara para a chegada do seu filho Nicolas
Próxima: 03:24 - Presidente do Urubu ligou para Dinamite para se explicar sobre polêmica