Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

  NETVASCO - 27/10/2008 - SEG - 15:08 - Karatê: Vascaínos medalhistas no Pan 2007 ficarão sem Bolsa-Atleta

O programa Bolsa-Atleta foi criado pelo Ministério do Esporte para garantir uma manutenção pessoal mínima aos atletas de alto rendimento, que não possuem patrocínio, buscando dar condições para que se dediquem ao treinamento esportivo e participação em competições visando o desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva.

Esta iniciativa vinha beneficiando os principais karatecas brasileiros e os resultados puderam ser vistos nos Jogos Pan-Americanos 2007. Sete dos nove atletas do país conquistaram medalhas (2 ouros, 2 pratas e 3 bronzes). Dos nove, quatro pertenciam ao Vasco. Dos quatro, três também conquistaram medalhas (1 ouro, 1 prata e 1 bronze).

Porém, por motivos burocráticos, todos os karatecas medalhistas no Pan 2007 perderão o Bolsa-Atleta em 2009. A regulamentação do Ministério dos Esportes diz que a CBK - Confederação Brasileira de Karatê é quem determina os eventos nacionais e internacionais que servem para fins de classificação para obtenção do programa federal. Os atletas que foram pódio nestas competições específicas de 2007, poderiam solicitar a inclusão no Bolsa-Atleta em período específico para receber a ajuda financeira em 2009.

A princípio, os Jogos Pan-Americanos não qualificariam para o Bolsa-Atleta por não serem vinculados à WKF - Federação Mundial de Karatê. Sendo assim, em 2007 a CBK estipulou os seguintes eventos internacionais: Campeonato Pan-Americano de Karatê no México, Sul-Americano na Argentina e Mundial Júnior na Turquia. O grande problema é que os lutadores que disputaram os Jogos Pan-Americanos não puderam participar dos outros eventos Adultos. Nos campeonatos do México e da Argentina, o país foi representado por uma Seleção Brasileira B.

O Ministério dos Esportes ainda abriu uma exceção e permitiu que a CBK colocasse os Jogos Pan-Americanos como evento internacional, porém a entidade do karatê nacional optou por não efetuar a alteração, mesmo sabendo que todos os melhores atletas perderiam o Bolsa-Atleta.

Confira os nomes dos medalhistas do Pan 2007 prejudicados, que não terão o Bolsa-Atleta em 2009:

- Carlos Lourenço (Vasco)
- Douglas Brose
- Juarez dos Santos (Vasco)
- Lucélia Ribeiro
- Nelson Sardemberg
- Valéria Kumizaki
- Vinícius de Souza (Vasco)

Alguns desses karatecas também subiram ao pódio no Campeonato Brasileiro disputado em outubro daquele ano. Se fossem avisados pela CBK que não ganhariam o Bolsa-Atleta “internacional”, ainda poderiam solicitar o Bolsa-Atleta “nacional”, cujo auxílio financeiro é um pouco mais baixo. Sem o alerta da CBK, os atletas perderam o prazo.

Uma das justificativas poderia ser uma suposta renovação no karatê brasileiro. Porém, com exceção do veterano Nelson Sardemberg, os outros seis medalhistas do Pan 2007 se mantiveram na elite do esporte em 2008, tanto que garantiram vaga na seletiva para a Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Mundial no Japão, entre os dias 10 e 16 de novembro.

O karatê nacional sofrerá um duro golpe sem este auxílio financeiro para seus melhores atletas ao longo de 2009. Será que a situação poderia ser contornada com a boa vontade dos dirigentes da CBK e do Ministério dos Esportes, sem deixar que detalhes burocráticos não cumpram o objetivo do Bolsa-Atleta?

Fonte: Casaca

índice