Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

  NETVASCO - 23/10/2008 - QUI - 12:26 - Vasco tenta limpar a ficha de Tiago e Jonílson no STJD

Depois de sair derrotado do clássico contra o Flamengo, por 1 a 0, o Vasco tenta reverter a pena imposta aos jogadores Jonílson e Tiago, de quatro e duas partidas de suspensão, respectivamente. O clube terá o Recurso julgado nesta quinta-feira, dia 23 de outubro, em sessão do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a partir das 13h. Por já terem cumprido a pena, a esperança da defesa cruzmaltina é a de limpar a ficha dos jogadores:

“Nós pretendemos a absolvição deles para tirar essa punição do histórico disciplinar dos atletas e deixar o Jonílson como réu primário novamente. Mesmo que consigamos diminuir a pena, isso não será muito relevante, porque eles já cumpriram a suspensão”, explicou o advogado Dr. Martinho Miranda, ao site Justicadesportiva.

O Vasco até tentou um pedido de efeito suspensivo do volante, mas que não foi aceito pelo Presidente do STJD, Dr. Rubens Approbato, que alegou não ter visto requisitos para o deferimento, mediante a gravidade da infração. Jonílson e Tiago ficaram fora das partidas contra Náutico e Palmeiras. O volante ainda não disputou os jogos contra Ipatinga e Figueirense, sendo que no último, o Bacalhau foi goleado por 4 a 2, em casa.

Em seu Recurso, a defesa alega que a punição dada a Jonílson é desproporcional às circunstâncias do lance. Segundo o documento, a jogada aconteceu quando a bola estava sendo disputada e o atleta não teve dolo ao atingir seu oponente. Inclusive, ressalta que o adversário continuou na partida e participou dos principais lances pela equipe do Cruzeiro.

No parecer, porém, a Procuradoria opina para que não se dê provimento ao pedido de absolver ou diminuir a pena dos atletas, pois a decisão da Terceira Comissão Disciplinar foi correta, devido a gravidade do ato cometido por Jonílson e Tiago. Como o Recurso já perdeu seu objeto, uma vez que os jogadores já cumpriram a pena, o documento pede para que se mantenham as suspensões. Caso isso aconteça, ambos não poderão ter suas fichas limpas. Vale lembrar que antes de ser julgado o volante era réu primário.

Enquanto isso no Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama segue com risco de ficar à deriva na temporada. A equipe chegou a derrotar o Goiás na última quarta-feira (22), por 4 a 2 mas terá que ficar mais uma rodada entre os quatro últimos colocados na competição. O próximo jogo do time carioca, que possui 30 pontos na tabela, é contra o Atlético Paranaense, adversário direto na disputa para fugir do rebaixamento à Série B. A partida será realizada no dia 30 de outubro, em São Januário.

Entenda o caso:

Segundo a súmula do árbitro da partida realizada no dia 4 de outubro, aos 25 minutos do primeiro tempo Jonílson foi expulso diretamente após atingir com um carrinho por trás seu adversário, quando o mesmo se dirigia ao gol. Na segunda etapa, foi a vez de Tiago, goleiro do Vasco, receber cartão vermelho direto por agarrar as pernas de seu oponente no momento em que o jogador possuía oportunidade clara de gol. Neste jogo contra a Raposa, o Vasco saiu derrotado por 3 a 1.

Jonílson Clovis Nascimento Breves respondeu ao artigo 254 (Praticar jogada violenta) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê suspensão de duas a seis partidas. Já Tiago Antonio Campagnero foi denunciado no artigo 250 (Praticar ato desleal ou inconveniente durante a partida) do CBJD, com pena prevista de suspensão de um a três jogos.

Fonte: Site Justiça Desportiva

índice