.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 28/09/2008 - DOM - 17:59 - VASCO PERDE PARA O IPATINGA: 3 A 1

Em um duelo direto na briga contra o rebaixamento, o Ipatinga bateu o Vasco por 3 a 1 e deixou a lanterna do Campeonato Brasileiro. Com boa atuação de seus atacantes e do lateral Rodriguinho, o time mineiro chegou aos 27 pontos e subiu para a 17ª posição do torneio. Com a derrota, a equipe cruzmaltina cai para a 18ª colocação e pode acabar a rodada na última posição, dependendo dos resultados do Fluminense e da Portuguesa.

Na próxima rodada, o Vasco recebe o Figueirense em São Januário. As duas equipes brigam para não cair e o jogo pode ser decisivo para a manutenção de um dos dois clubes na elite nacional. Por sua vez, o Ipatinga recebe o São Paulo, que ainda briga pelo título Brasileiro.

O JOGO

Para o torcedor vascaíno, que esperava que o time fosse para cima do até então lanterna do campeonato, o jogo começou de forma decepcionante. Sem nenhuma criatividade no meio-campo, a equipe esbarrava na forte marcação do Ipatinga e não conseguia criar nenhuma jogada de perigo.

Do lado mineiro, a ordem era explorar as jogadas laterais. Por isso, não foi surpresa que o primeiro chute a gol tenha sido do lateral-direito Márcio Gabriel, aos 13m do primeiro tempo. Porém, a bola passou sem perigo para o gol de Tiago. Se por um lado não deu certo, o Ipatinga resolveu tentar pelo outro. E aí teve mais sorte. Aos 17m, Leandro Salino recebeu na grande área, Eduardo Luiz não conseguiu acompanhar o atacante, que chutou para defesa de Tiago. O rebote sobrou nos pés do próprio Salino que tocou para o lateral-esquerdo Rodriguinho bater forte e abrir o marcador.

O gol mexeu com o time vascaíno que passou a buscar mais o ataque. Porém, sem criatividade, o time pouco ameaçava o gol mineiro. Na primeira jogada de perigo, Madson, aos 26, cobrou falta para a pequena área, mas Charles rifou a bola para fora. Aos 29, Jorge Luiz se aventurou ao ataque e fez boa tabela com Edmundo. Contudo, o zagueiro se enrolou com a bola e perdeu a chance.

Em vantagem no marcador, o Ipatinga passou a cadenciar mais o jogo e explorar os contra-ataques, principalmente pela esquerda, já que o lateral Baiano, visivelmente fora de forma, não conseguia acompanhar as rápidas triangulações dos jogadores do Tigre. Em um desses lances, aos 34m, Rodriguinho cobrou falta para a grande área, a zaga vascaína cochilou e Adeílson subiu sozinho para cabecear para fora.

Precisando da vitória, o Vasco voltou com outra postura e outra tática para o segundo tempo. Baiano e Fernando saíram para a entrada de Eduardo e Pedrinho. Com isso o time passou a jogar com apenas dois zagueiros, em vez de três.

Apesar da mudança tática vascaína, quem começou melhor foi o Ipatinga. Aos 2m, Luciano Mandí faz boa jogada pela direita e assustou o goleiro Tiago. Logo em seguida, aos 3, Adeílson ganhou de Eduardo Luiz na corrida, dentro da grande área. O atacante caiu e pediu pênalti, mas o árbitro entendeu que não aconteceu nada. Aos 5m, mais uma jogada de perigo do Tigre. Charles invadiu pela direita e chutou pelo alto. Fábio defendeu parcialmente, e Jorge Luiz teve que tirar a bola quase em cima da linha do gol.

Aos 8m, finalmente o Vasco acordou. Leandro Amaral recebeu no meio, tocou para Edmundo na direita, e o Animal chutou forte, sem chances para o goleiro do Ipatinga, empatando a partida. O gol animou os cariocas que foram para cima, em busca da virada. Aos 11m, Leandro fez boa jogada na direita, a bola sobrou para Madson, que chutou de fora da área, sem perigo para a meta mineira. Aos 12m, Edmundo cruzou para Pedrinho que cabeceou bem, mas Fernando estava atento e impediu o gol.

O Ipatinga aproveitava a afobação vascaína no ataque para armar seus contra-ataques em velocidade. Em um desses, Jorge Luiz e Gilsinho disputaram uma bola na área. O zagueiro caiu e colocou a mão na bola. O juiz marcou pênalti para o Ipatinga, levando à loucura os jogadores do Vasco que entenderam que o jogador do Ipatinga havia cometido falta no defesa cruzmaltino. Adeílson bateu a grande penalidade e recolocou o Tigre em vantagem no marcador.

O jogo ficou ainda mais movimentado após o gol, com as duas equipes correndo muito e tentando criar chances de gol. Aos 19, Pedrinho chutou bonito de fora da área. Como resposta, aos 27, Rodriguinho cruzou para Adeilson na pequena área, mas Tiago fez boa defesa nos pés do atacante.

Mais organizado, o Ipatinga conseguia agüentar a pressão do Vasco e organizar bem seus ataques. Aos 40, Gilsinho fez falta em Madson, mas o juiz não marcou. O lateral tocou para Pablo Escobar (que havia entrado no lugar de Ferreira), que driblou com facilidade Jonny e bateu forte para o fundo das redes vascaínas sacramentando a vitória mineira. Foi o primeiro gol de um estrangeiro com a camisa do Ipatinga.

GALERIA

[an error occurred while processing this directive]

VÍDEO


FICHA TÉCNICA

IPATINGA 3 X 1 VASCO

Estádio: Epaminondas Mendes Brito (Ipatingão), Ipatinga (MG)
Data/hora: 28/9/2008 - 16h (de Brasília)

Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Gilson Bento Coutinho (PR)

Renda/público: não disponível

Cartões amarelos: Rodriguinho (IPT); Jorge Luiz, Fernando e Mateus (VAS)

GOLS: Rodriguinho, 17'/2ºT (1-0); Edmundo, 9'/2ºT (1-1); Adeílson, 15'/2ºT (2-1); Pablo Escobar, 41'/2ºT (3-1).

IPATINGA: Fernando, Márcio Gabriel (Gilsinho, 7'/2ºT), Henrique, Gian e Rodriguinho; Augusto Recife, Leandro Salino, Xaves e Luciano Mandí (Léo Oliveira, 30'/2ºT); Ferreira (Pablo Escobar, 18'/2ºT) e Adeílson. Técnico: Márcio Bittencourt.

VASCO: Tiago, Fernando (Pedrinho, intervalo), Eduardo Luiz e Jorge Luiz; Baiano (Eduardo, intervalo), Jhonny, Madson, Alex Teixeira e Valmir (Mateus, 22'/2ºT); Leandro Amaral e Edmundo. Técnico: Renato Gaúcho.

ESTATÍSTICAS


TROFÉU NETVASCO 2008

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Edmundo5.20836.3723
Madson4.89426.3787
Pedrinho4.8690*5.2143
Leandro Amaral4.27186.4877
Alex Teixeira4.22466.2601
Eduardo3.7730*4.4932
Tiago3.29216.6814
Mateus3.124521º4.4645
Fernando2.7103*2.7103
10ºValmir2.6184*3.8387
11ºEduardo Luiz2.362118º4.8873
12ºJohnny2.2742*3.2176
13ºBaiano1.8690*1.8690
14ºJorge Luiz1.268517º5.3252

* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 1229

Fonte: Lancenet (texto), GloboEsporte.com (fotos, ficha, vídeo, estatísticas), Lance (fotos)



NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique