.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 27/09/2008 - SÁB - 02:06 - Eurico explica ida a São Januário e volta a criticar diretoria

O telefone vermelho tocou de novo, e quem atendeu? Eurico Miranda. O ex-deputado e ex-presidente do Vasco da Gama não falava com a ESPN Brasil há mais de quatro anos e meio. Dessa vez resolveu nos atender. E confirmou sua ida a São Januário no jogo contra o Figueirense, sábado, 4 de outubro, “para torcer na luta contra o rebaixamento”.

Aparentando calma do outro lado da linha, o ex-dirigente vascaíno disse que o momento é de união contra a queda para a segunda divisão e por isso não faria críticas. Mas no decorrer da entrevista, falou da qualidade do time, da “herança” que deixou para Roberto Dinamite, duramente criticado, deu suas explicações sobre as dívidas do clube e prometeu nunca mais voltar à política, dentro ou fora do Vasco.

O blog tentou contato com o atual presidente vascaíno, sem sucesso, e enviou à assessoria de imprensa de Roberto o conteúdo da entrevista para ouví-lo a respeito do que disse Eurico Miranda. Voltaremos ao tema. Por enquanto, confira o que disse o ex-deputado e comente.

Por que senhor voltará a São Januário no jogo Vasco x Figueirense?

No momento que o Vasco está atravessando, que é muito difícil em relação à queda para a segunda divisão, se conclamei os torcedores a apoiarem o time e fazer de tudo para evitar essa queda, não seria eu que deixaria de estar lá. Pedi na reunião do Conselho de Beneméritos que o clube se fechasse no sentido de evitar essa queda para a segunda divisão e eu sou um dos que vão estar presentes lá.

Qual sua avaliação desse começo de administração de Roberto?

Problemas são muitos, vários erros foram cometidos, mas isso é assunto que eu não quero falar, o momento basicamente é para o Vasco se fechar e evitar essa queda. Depois que isso passar cada um que emita sua opinião, faça o movimento que achar que deve fazer. Minha intenção única e exclusiva é evitar o que seria catastrófico para o Vasco, acho que o momento não é para fazer qualquer tipo de crítica. Os erros foram cometidos devido ao despreparo, à visão totalmente distorcida do que é a realidade do Vasco. Tudo isso contribuiu decisivamente para que o clube ficasse nessa situação. Mas acho que o Vasco tem plenas condições de reverter isso, desde que se una, se feche, Aí sim, acho que pode ser resolvido, evitando a queda.

O time do Vasco é ruim? O que o senhor acha dele?

Deixei na nona colocação, mas de qualquer forma esse time do Vasco nada deve a pelo menos 15 dos que disputam a primeira divisão. Os menos culpados são os jogadores. É evidente que os erros são de quem assumiu e demitiu toda parte administrativa, departamento médico, fisioterapeutas, pessoal da preparação física. Não se faz isso impunemente, assumir o clube e dizer que o time é fraco, tirar a auto-estima dos jogadores. Isso é absolutamente elementar no futebol. Agora resta o Vasco que é muito mais forte do que todos esses problemas juntos, e se fechando não tenho dúvidas de que sairemos dessa situação. Evidentemente se não continuarem a insistir nos erros que vêm cometendo até agora.

Gostou da contratação de Renato Gaúcho?

Houve a mudança do treinador e ele era de fato o mais indicado, o que reunia melhores condições entre os nomes apresentados por conhecer o Vasco e ter aprendido no Vasco. Se deixarem-no trabalhar, ficando por conta dele e dos jogadores, vai melhorar.

O senhor acha então que o time caiu depois de sua saída, é isso?

Tudo começou com a colocação na vice-presidência de futebol de uma pessoa sem ligação alguma com a administração do futebol (Eurico se refere Manuel Teixeira Rodrigues Fontes, conhecido como Neca, que se afastou no dia 15 alegando problemas de saúde). E claro que as conseqüências eram esperadas. Mas o Vasco vai passar por cima disso tudo.

Mas a atual diretoria se queixa de vários problemas herdados de sua administração…

Problemas? Não há problemas. Afinal, quem vai administrar vai encontrar problemas e precisa é ter capacidade para resolvê-los. Mas eles são incompetentes para isso. O que não posso entender é alguém que diz ter investidores e no final diz que está com problemas. Cadê os investidores? O que eles têm disponível? Cadê? Eu administrei o Vasco sempre resolvendo os problemas. Há queixas diversas, alegam que o caixa estava zerado, mas quem é que não está com o caixa zerado? Deixei com R$ 10 milhões a receber da venda do Felipe Coutinho, que estava feita. E é com isso que eles estão se mexendo, não com o que trouxeram ou buscaram. Falam de qualquer problema para administrar por incompetência e absoluta falta de conhecimento.

Como o senhor deixou o clube afinal?

Deixei o clube em situação absolutamente normal, com dívidas equacionadas, saí com os salários em dia, contas em dia, com divida expressa toda ela em balanço. Essas dívidas, todas elas equacionadas, com pagamentos a longo prazo, acordos feitos. Nesse sentido, nada demais, uma administração normal como deve ser feita.

O senhor voltará à política do Vasco?

Não penso em voltar à política do Vasco. Influência eu sempre vou ter, conhecendo o Vasco como conheço. Sempre. Mas voltar à administração, não. Por essa razão que eu vou ao jogo com o Figueirense, pela união de todos os vascaínos.

O Vasco contratou a KPMG para fazer uma ampla auditoria no clube, o que o senhor pensa a respeito?

Eles não devem estar com problemas financeiros. Quem pode investir em consultorias e auditorias não deve ter problemas de ordem financeira. Eu não vejo qualquer tipo de problema. Por mim isso é absolutamente indiferente. Acho que isso aí tem se tornado público e só denigre a imagem do Vasco, que deve ser preservada. O que não pode é fazer o que fizeram com o quadro funcional, que era dos segredos do clube, com funcionários gabaritados, capazes e simplesmente demitidos de uma forma que não condiz com o Vasco. Recentemente demitiram uma funcionária, a Marlene, que serviu por 48 anos a “ene” administrações. E da forma como foi, sem qualquer tipo de razão. E ela era, há 35 anos, tesoureira do Vasco, saiu sem motivo nenhum.

O senhor está mesmo investindo no Bangu?

Não tem nada disso, não teve e nem vai ter. É só conversa.

E como ex-deputado, pensa em voltar à política?

Não, de jeito nenhum.

Fica também fora do futebol?

Nada disso, como o posso ficar fora do futebol se a toda hora me procuram, me consultam. Agora mesmo estou sendo procurado e falando com você.

E sobre a confissão de dívida do clube com o ex-vice-presidente de futebol José Luiz Moreira no valor de R$ 4,6 milhões, qual a sua versão?

Não tenho versão. É uma dívida antiga, expressa em balanço e confirmada no Conselho de Beneméritos do clube, como havia sido feito antes por todos os presidentes dos poderes e pelos beneméritos que lá estavam.

A dívida estava documentada?

Sempre esteve. Ela é de 2000, 2002, 2003, contraída aos poucos e que esta expressa em balanço.

O senhor pode explicar qual a origem dela?

Ô Doutor, não temos que dar explicações públicas. Existe uma dívida que foi ratificada por mim e confirmada por todos os poderes do clube, não é agora que João, Jeremias ou Manuel que vai dizer o que é isso, se é ou não é questão a ser tratada publicamente. Ela foi resolvida no fórum próprio, que é o Conselho de Beneméritos do Vasco, como havia sido feito antes. E a decisão foi tomada diante dos documentos hábeis exibidos. Então, não tem mais o que discutir. Cada um diz o que quer. Quem tem boca diz o que quer, ok?

Parece-me claro que Eurico Miranda não mudou sua postura. Rebate todos os questionamentos como sempre fez, simplesmente alegando que tudo está ok. Minimiza os pontos nevrálgicos e defende a resolução das questões mais polêmicas dentro do clube, o que evidentemente não faz sentido.

O Vasco não é só São Januário, sua torcida, formada por milhões de pessoas, se espalha pelo Brasil. Cabe à atual diretoria revelar tudo de negativo que eventualmente encontrar na administração anterior, levar ao conhecimento público pela imprensa. E você, o que pensa a respeito? Comente.

Fonte: Blog do Mauro Cezar Pereira - Site da ESPN Brasil


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique