.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 19/09/2008 - SEX - 11:19 - Luiz Américo: 'Queremos que o regulamento seja respeitado'

Mesmo após ser eliminado em campo pelo Palmeiras, na noite de anteontem, o Vasco vai tentar se manter na Copa Sul-Americana no tapetão.

O vice-presidente jurídico do clube carioca, Luiz Américo, enviará hoje representação aos dirigentes da Conmebol, confederação que organiza a competição, pedindo a impugnação da partida. Luiz Américo afirma que o atacante Thiago Cunha atuou de forma irregular.

Com dois gols de Cunha, o Palmeiras venceu, com facilidade, o Vasco, por 3 a 0, no Parque Antarctica. A derrota levou o técnico Tita a pedir demissão. Renato Gaúcho será o seu substituto. O Vasco o apresentará hoje à tarde em São Januário.

Segundo o dirigente vascaíno, o jogador só teve sua inscrição reconhecida pela CBF no dia 12 de agosto, véspera do primeiro jogo entre os dois clubes.

O regulamento do torneio continental garante que o atleta tem que ter sua inscrição na competição no mínimo dois dias antes da partida. Nesse caso, seria o dia 11 de agosto.

Embora não tenha o documento da CBF, a diretoria do Palmeiras diz que possui um registro da Conmebol confirmando a inscrição do atleta no dia 11 do mês passado.

Os vascaínos alegam que o jogador teria que ser inscrito primeiro na CBF para depois ser reconhecido pela Conmebol.

"Queremos que o regulamento seja respeitado. Se não, poderíamos ter colocado outros jogadores", falou Américo.

No primeiro confronto entre os dois clubes, o Vasco venceu o Palmeiras por 3 a 1, no Rio.

No site da Conmebol, o Palmeiras tem duas listas diferentes de jogadores no torneio. Em uma, consta o nome de Jorge Preá, com a camisa 25, a mesma usada anteontem por Cunha. Na outra, Jorge Preá foi substituído pelo autor dos dois gols nos 3 a 0 no Parque Antarctica.

De acordo com o gerente de futebol do Palmeiras, Toninho Cecílio, o que pode ter causado um mal-entendido foi a divulgação da lista de jogadores inscritos na Sul-Americana pela assessoria de comunicação do Palmeiras sem a autorização do departamento de futebol.

Nessa lista inicial, Jorge Preá constava entre os inscritos. Na lista definitiva, ele foi substituído por Thiago Cunha.

A CBF não se pronunciou ontem se o atleta tem que primeiro ser registrado na entidade nacional antes de ser inscrito na Conmebol. ""Como o próximo jogo já será na quarta, tínhamos que pedir a impugnação da partida o mais rápido possível", disse Luiz Américo.

Toninho Cecílio disse que o Palmeiras está respaldado. "Temos o protocolo de inscrição feito na Federação Paulista de Futebol no dia 11 de agosto [48 horas antes da estréia do clube]. Portanto foi registrado antes do dia 12. Para nos resguardar, enviamos a listagem dos jogadores inscritos para a CBF e para a Conmebol", falou Toninho. "No regulamento geral das competições, o que vale é a data do protocolo da inscrição. O BID [Boletim Informativo Diário] é para o Brasileiro. A situação está regular, e estamos trabalhando para ir ao Peru [pegar o Sport Áncash]."

A reportagem não localizou ontem ninguém da Conmebol para falar sobre o caso.

Fonte: Folha de São Paulo


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique