.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 07/08/2008 - QUI - 22:10 - Pequim 2008: Remadores prontos para estréia nas Olimpíadas

A equipe brasileira de remo estréia nos Jogos Olímpicos Pequim 2008 neste sábado, 09 de agosto, no Parque Shunyi de Remo e Canoagem, em Shunyi, inaugurado em 2007. O objetivo dos atletas e da comissão técnica é confirmar o Brasil como o país latino-americano de maior destaque na história dos Jogos.

Para ganhar ritmo de competição, a delegação fez uma temporada de 46 dias na Europa: Munique (Alemanha), Lucerna (Suíça) e Sevilha (Espanha). Depois, para aprimorar o condicionamento físico, passou outros 21 dias em Itamonte, no pico das Agulhas Negras (MG), a mais de 2.500m do nível do mar. "Sofremos com o frio e a altitude. Agora chegou o momento de colher os frutos", diz Anderson Nocetti, o 'Macarrão', do single skiff pesado.

Atleta com maior experiência olímpica no grupo, Nocetti ficou em 14º em Sidney-00, mas subiu uma posição com a desclassificação de um remador. Em Atenas-04, conseguiu o 13º lugar. A idéia é continuar ganhando posições: "Tomara que consiga subir mais um pouco. A primeira regata é a mais importante, a gente vai para ela de olhos vendados. Não sabe como está a densidade da água ou a flutuação do barco", explica.

Primeira remadora brasileira a participar de Jogos Olímpicos, a catarinense Fabiana Beltrame, do single skiff aberto, esteve presente em Atenas 2004. "Fiquei em décimo-quarto lugar. Se conseguir passar para a final B vai ser superlegal. Na seletiva olímpica, venci as duas medalhistas do Pan. Em Pequim 2008, espero manter a supremacia brasileira no remo latino-americano".

Já a dupla Thiago Almeida e Thiago Gomes, do double skiff peso leve, existe oficialmente desde o ano passado, embora em 2005 os dois já tivessem se reunido para a disputa do Campeonato Brasileiro. O título daquela vez já indicava o futuro promissor que teriam ao dividir o mesmo barco. E foi o que aconteceu. Depois de apenas 11 dias de treino, a dupla garantiu a vaga brasileira e, com apenas um mês e 17 dias de formação, conseguiu a classificação para Pequim 2008.

Desta vez, ajudou o fato de Thiago Gomes, 19º em Atenas 2004 ao lado de José Carlos Sobral Júnior, ter trocado sua função no barco: "Eu era o voga e hoje sou o proa. Eu não me preocupava com o conjunto, agora tenho que me acostumar ao ritmo da remada dele", disse Thiago Gomes, que está se despedindo da seleção, pelo menos dentro da água.

O remador planeja tornar-se auxiliary técnico de Rodney Júnior: "Tudo o que sei de remo devo a ele.Quero dar seqüência à minha história no esporte, agora como treinador". Os elogios têm mão dupla: "Ele é um grande exemplo de atleta, de caráter e personalidade. Tem muito a oferecer aos jovens", devolveu o técnico.

A outra dupla brasileira no double skiff peso leve teve uma "mãozinha" do destino. Enquanto Camila de Carvalho praticava basquete, Luciana Granato era especialista nos 400m com obstáculos. Em dezembro de 2006, começaram a competir juntas. E tudo aconteceu muito rápido: "É um privilégio estar aqui. Nossa meta é chegar às provas finais como o primeiro barco da América Latina", finaliza Luciana.

Fabiana Beltrame, do single skiff aberto, será a primeira remadora do Time Brasil a competir em Pequim 2008, às 13h50 (2h50 no horário de Brasília) deste sábado, 09 de agosto. Às 14h50 (3h50 de Brasília), Anderson Nocetti, remador brasileiro com mais participações olímpicas, inicia sua participação nos Jogos.

No domingo, 10 de agosto, será a vez das duplas do double skiff peso leve: às 14h50 (3h50 de Brasília), Luciana Granato e Camila de Carvalho; e às 15h20 (4h20 de Brasília), os xarás Thiago Gomes e Thiago Almeida competem na primeira eliminatória masculina.

As provas serão disputadas entre 9 e 17 de agosto. Nos dois primeiros dias, um sorteio definirá os atletas de cada bateria. Nos dias seguintes, os resultados das provas irão formar os grupos para as regatas finais. Nos dias 16 e 17 serão realizadas as finais A (1º ao 6º lugar), B (7º-12º), C (13º-18º) e D (19º-24º). A raia, com extensão de dois mil metros, recebe até seis guarnições por disputa.

Fonte: Site da CBR


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique