.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 16/07/2008 - QUA - 01:16 - Luiz Américo fala sobre dívidas, contratos e novos investimentos

O vice-presidente jurídico do Vasco, Luiz Américo de Paula Chaves, fala sobre o trabalho nas duas primeiras semanas da administração de Roberto Dinamite.

"É um trabalho bem árduo. A gente está fazendo o levantamento de todos os contratos e das informações necessárias, para que a administração possa ter todo o respaldo para conseguir administrar da melhor maneira o Vasco. Esse é o nosso trabalho, a princípio. Fazer um levantamento geral de todas as situações de contratos que o Vasco participa, para você conseguir administrar melhor o clube, buscando as informações, estejam elas aonde estiverem", disse no programa "Só dá Vasco", veiculado na Rádio Bandeirantes.

"Eu até gostaria de estar presente no estúdio, mas infelizmente acabei de sair da minha última reunião do dia, cuidando do Vasco [por volta de 21h]. O trabalho realmente é muito árduo. Foi uma luta muito intensa. A gente conseguiu resgatar o Vasco e as suas tradições. Agora a gente tem que mostrar o nosso trabalho através dos resultados, que a torcida merece".

DÍVIDAS

"Esse trabalho tem que ser feito através de uma auditoria. A gente tem que verificar exatamente o quanto, até os centavos que o clube deve, pode questionar e começará a pagar. A gente já está contabilizado uma dívida em torno... superior a R$ 250 milhões, contendo dívidas trabalhistas, impostos e dívidas com terceiros, fornecedores e jogadores. De qualquer forma, esse valor vai demorar a sair porque isso tudo tem que ser auditado. A gente tem que tirar um retrato da situação financeira do clube para demonstrar para o sócio, Conselho Fiscal e o próprio Conselho de Beneméritos - os poderes todos do clube -, o estado de coisas que a gente pegou o clube. 'A gente tem isso de dívida, pode questionar isso e fazer acordo com isso'. A gente vai chamar todos os credores para negociar. A gente sabe que tem muita dívida muito inflacionada, por causa de atos da antiga administração, que não soube conduzir as tratativas com os credores. Foram objetos de multa, danos morais, varias dívidas que poderiam ter sido evitadas".

"A gente está querendo entrar em negociação e, assim que começarem os recursos a voltar para o Vasco, a gente conseguir parcelar, fazer o melhor para o clube e também o clube quitar as suas dívidas o mais rápido possível. Esse é um esforço que tem que ser feito. A gente não pode fazer isso a qualquer custo. É claro que você tem um custo que tem que preservar, que é a formação de time, base. Esses são os aditivos que o clube detém, até mesmo porque a nossa torcida já está carente há muito tempo de títulos. A gente está começando um trabalho para conseguir nos classificar para as competições e disputar, de igual para igual, o mais rápido possível".

COTAS DE TV

"Sem dúvida, o Campeonato Brasileiro está antecipado até junho do ano que vem, um ano de antecipação. O Campeonato Carioca do ano que vem já acabou. Já se esgotou qualquer tipo de renda de TV para o Campeonato Carioca do ano que vem. Toda essa verba, que é uma das maiores verbas do clube para o período, que são as cotas de TV, já estão antecipadas".

"Não existe mágica. Ninguém tem máquina de fazer dinheiro em casa. O que existe foi uma forma de adiantamento de recursos, a juros bem altos para o mercado, porque a situação financeira e de credibilidade da diretoria não eram das melhores. Você tem que fazer a renegociação desses contratos todos e tentar diminuir esses encargos que foram contabilizados nos contratos de antecipação".

CONTRATOS DA MRV E HABIB'S

"Não posso dizer quanto é o valor mensal. A gente já tem conhecimento, mas não posso dizer porque é protegido por uma cláusula de confidencialidade. Mas posso dizer que está antecipado até o final do contrato, no final do ano".

DÍVIDA INVIABILIZAR A NOVA GESTÃO

"Ela dificulta muito, muito mesmo, porque o caos financeiro que foi gerado pela antiga administração - a gente já tinha consciência de grande parte dele - é enorme. Mas inviabilizar... A gente já está buscando as soluções. Essas soluções estarão chegando em breve. A gente já consegue ver luz no final do túnel, por causa dos contatos comerciais que já está fazendo. Mas, de qualquer forma, dificulta, é claro".

VALORES DOS PATROCÍNIOS NÃO ESTAREM À ALTURA DA MARCA VASCO

"Muito longe disso. Isso reflete a falta de credibilidade da antiga diretoria".

MULTA PARA RESCINDIR OS CONTRATOS DE PATROCÍNIO

"A multa penal sempre é alta. É óbvio que a intenção não é romper os contratos e nem o pagamento da multa rescisória. Isso quem fazia era a antiga diretoria. Depois gerava passivos judiciais contra o clube. A nossa intenção... Nossos parceiros atuais têm privilégios, é óbvio, não renovação. Agora, a gente vai fazer sempre o que é melhor para o clube, o que for mais rentável, de forma que consiga honrar os nossos pagamentos. A gente não pode abrir mão de um contrato à altura do Vasco da Gama para a camisa".

PARCEIROS AJUDAREM NA CONTRATAÇÃO DE REFORÇOS

"Os contratos não são leoninos. Isso reflete a capacidade de negociação da antiga diretoria. É óbvio que quando mudou a gestão, você acresceu o valor à marca Vasco. Os contratos que hoje estão sendo cumpridos, estão fora da realidade do tamanho do Vasco com a nova diretoria. Com a antiga diretoria, era isso que ela conseguia. Ela não conseguia mais do que isso. Houve uma mudança de status quo, em que a marca foi valorizada e esses contratos, por óbvio, foram defasados".

Fonte: VascoExpresso


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique