.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 23/06/2008 - SEG - 21:59 - Política: Íntegra da entrevista em que Eurico diz que está fora do Vasco

O presidente do Vasco, Eurico Miranda, que encabeça a Chapa Azul, da Situação, derrotada pela Chapa de Oposição "Por Amor ao Vasco" por 827 votos a 45 (10 votos nulos e 5 em branco - 7.242 sócios estavam aptos para votar) nas eleições remarcadas para o Conselho Deliberativo de 2006, neste sábado (21/06), na Sede do Calabouço, afirma que não interferirá em uma eventual gestão do primeiro vice-presidente Amadeu Pinto da Rocha, que foi indicado para ser o candidato da Situação à presidência.

"Vou reafirmar toda uma posição clara que tenho. Toda a minha vida eu pautei por defender o Vasco. Determinadas coisas eu não consigo absorver. Realmente não consigo absorver quando se referem ao Vasco. Continuo, e vou continuar até o último momento, tentando - até porque acredito que a Justiça tem que ser feita - anular aquilo que se passou, para passar uma borracha nesse ultraje ao Vasco que aconteceu. Mas diante dos acontecimentos e de toda a situação que se apresentou. Até porque preciso de um tempo para mim, fisicamente, tomei uma posição clara que não serei candidato. Aliás, quero reafirmar que não serei candidato agora e não serei candidato depois também, claramente. Quero deixar isso porque acho que tudo aquilo que dei ao Vasco, fiz pelo Vasco, não pode e não deve ser maculado por atitudes como essa. Mas isso passa a ser secundário. Quero deixar muito claro que não tomei uma atitude impensada. Sempre entendi que o maior poder desse clube são os beneméritos do clube, aqueles que têm a benemerência porque chegaram e prestaram serviços ao clube. Esses beneméritos decidiram que o Estatuto do Vasco não podia ser rasgado, eleições no Vasco teriam que ser realizadas dentro do Estatuto do Vasco, que de fora para dentro não seria permitido qualquer tipo de interferência. Segui e orientei a todos aqueles que me solicitaram essa orientação e tornei público que não participaríamos de uma eleição como ela foi realizada. Acho que a resposta veio. O quadro social respondeu. Na história do Vasco, nunca houve uma eleição de uma chapa com esse número de votos. O quadro social repeliu esse tipo de regime de ocupação, tomada de poder. Todas essas manobras que foram arquitetadas e estão atingindo violentamente a instituição. Cumpri aquilo que foi uma decisão do Conselho de Beneméritos. A minha primeira intenção, diante desse quadro, era pessoalmente repudiá-lo, mas que se sigam as coisas. O Conselho de Beneméritos entendeu, em sua grande maioria, que deveria enfrentar esse problema. Tomei a minha posição pessoal de não ser candidato, mas deixar claro que vou e estou fazendo, tentar todas as medidas para que isso venha a ser anulado. Acredito que ainda se vá fazer Justiça. Tem um ditado antigo que diz que a Justiça tarda, mas não falha. Acho que a Justiça será feita", disse ao "Casaca no Rádio", programa oficial do Vasco, veiculado na Rádio Bandeirantes.

"De qualquer maneira, para que não se legitime essa farsa, não se chancele, autentique como uma coisa do Vasco aquilo que aconteceu, os beneméritos do Vasco decidiram lançar um candidato, que é o Amadeu Pinto da Rocha. Da mesma maneira que estou trabalhando no sentido de buscar anular as eleições, vou também trabalhar para que o Amadeu Pinto da Rocha venha a ser, ocorrendo as eleições, vitorioso no Conselho Deliberativo".

"Agora, deixo claro, muito claro. Eu estou fora. Eu estou rigorosamente fora. Não me venham com essa história, como alguns já colocaram, que o candidato que viria seria o candidato da Situação, mas o Eurico ia estar por trás. Não. É evidente que continuarei dando a minha colaboração, sempre que solicitado, no sentido de contribuir para as coisas do Vasco, mas absolutamente sem nenhuma interferência na administração que virá para completar este mandato. São aproximadamente 18 meses".

"Já reafirmo, para todos, que ao terminar esse mandato tampão, não há a menor hipótese de eu voltar a ser candidato à presidência do Vasco. Isso quero deixar muito claro para todos. Acho que aqueles que sempre me apoiaram, e são muitos, devem prestar este grande serviço ao Vasco, que é, principalmente os beneméritos, que são os responsáveis, de votar no Amadeu".

"Aqueles que acham e entendem que isso é alguma coisa para encobrir aqui... Já ouvi até algumas colocações que seria a Rainha da Inglaterra e o Eurico... Podem estar certos que isso não vai acontecer, no sentindo dessa minha interferência. Vai ter sim, sempre que solicitado, que eu possa dar qualquer tipo de orientação, informação. Mas que não vou participar da administração, isso é absolutamente seguro e já disse as razões. Uma, porque acho que já prestei relevantes serviços ao Vasco. Isso é absolutamente inquestionável. E outra, porque preciso de um tempo para mim, fisicamente. Pretendo ver os meus netos crescerem. Acho que o momento é esse".

"Não vou me furtar até a próxima sexta-feira, a participar ativamente, como estou fazendo. Mas não se preocupem, os meus inimigos, de que eu tenha qualquer tipo de pretensão a voltar um dia, porque essa hipótese, sem dúvida, está fora de questão. Não se preocupem, os meus inimigos, de acharem que, em vencendo o Amadeu, terá interferência minha, porque isso não acontecerá. Só espero que os grandes vascaínos respondam à altura, mostrem que o Vasco é todo o Vasco que eles pensam, o Vasco sempre resolveu os seus problemas internamente, o Vasco nunca resolveu os seus problemas externamente, de fora para dentro não há a menor hipótese de haver uma interferência".

"Era isso que eu tinha a dizer. Acho que eu já disse muito bem tudo aquilo que sinto".

"Amadeu Pinto da Rocha... Acho que só tem uma pessoa que poderia rivalizar com ele, que tem muitos serviços prestados ao Vasco e conhecimento do Vasco. É o Calçada. O Amadeu, há mais de 40 anos, participa ativamente nas administrações do Vasco, de uma forma executiva, sempre em um cargo executivo. É um profundo conhecedor do Vasco, um homem que, posso dizer, é inatacável, em todos os sentidos, inclusive politicamente. Acho que é um homem sem inimigos, que vai poder, nesse momento que se vive e o Vasco está vivendo, sem dúvida, conduzir o Vasco para um... Usando sempre as frases que a gente costuma usar, conduzindo a nossa nau a porto seguro. Acho que falar das qualidades do Amadeu, a principal é essa de conhecimento do Vasco e ser um homem sempre absolutamente conciliador. O momento precisa desse tipo de conciliação. Pode resgatar o Vasco da humilhação que passamos", disse, citando o presidente de honra Antônio Soares Calçada.

120 conselheiros da Chapa Branca, encabeçada por Roberto Dinamite, e 30 da Azul, se juntarão a 150 conselheiros natos para eleger, entre outros, o presidente do Vasco, em reunião do Conselho na próxima sexta-feira (27/06), às 20h, na Sede Náutica da Lagoa.

Fonte: VascoExpresso


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique