.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 16/06/2008 - SEG - 13:07 - Pedro Valente otimista sobre Jorge Luiz, Leandro Bonfim e Morais

O vice-presidente médico do Vasco, Pedro Valente, está otimista quanto ao aproveitamento do zagueiro Jorge Luiz, que se recupera de uma tendinite no joelho direito, e dos apoiadores Leandro Bonfim (edema na face posterior da coxa direita) e Morais (cansaço muscular), contra o Palmeiras, no próximo domingo (22/06), às 16h, em São Januário, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

"Essa semana estamos bastante otimistas que quase todos os jogadores estarão à disposição da comissão técnica. O Luizão ainda vem se recuperando do problema no joelho e inspira mais cuidado. Os outros estão mais ou menos bem e devem estar recomeçando o treinamento essa semana", disse ao repórter Hugo Lago, no programa "Momento Esportivo", da Rádio Brasil.

"Acho que essa semana ele [Antônio Lopes] praticamente vai ter todos os jogadores à disposição. No jogo do Náutico, em Recife, não houve nenhum problema, então tenho a impressão que os que estavam em recuperação na semana passada já poderão ir para o campo".

"O Morais vinha sofrendo uma marcação muito intensa. É um jogador que, naquela posição que joga, é sobrecarregado. Ele vinha se queixando de dores musculares. Não chegavam nem a ser dores, mas cansaço muscular. Acredito que nessa semana ele já esteja pronto do ponto de vista físico, orgânico, mas ainda vai sofrer reavaliações do departamento médico hoje à tarde e amanhã, para sabermos as reais condições dele".

O médico comenta os cuidados com os jogadores acima de 30 anos, casos do volante Beto e dos atacantes Edmundo e Leandro Amaral.

"Você vê agora o time do Sport com inúmeros jogadores acima de 30 anos e se sagrou campeão da Copa do Brasil. No Brasil, e no Mundo também, tem essa cultura de que o jogador com mais de 30 anos já está em final de carreira. Entretanto, tenho uma noção diferente. Acho que o jogador que se cuida fora do campo - aquele que não bebe, não fuma e tem uma alimentação regrada - pode produzir perfeitamente. O Romário, com 39, 40 anos em 2005 foi artilheiro do Brasileiro sem jogar todos os jogos e, depois, se entusiasmou e chegou ao gol mil quase com 42 anos. Esse Romerito no próprio Sport. O ser humano, aos 32-35 anos, está no auge da sua vitalidade, força física. No futebol temos essa cultura de que o jogador está acabado. O jogador com essa idade, que tem uma vida regrada, está plenamente em forma e pode até participar do exercício com todos os outros. É lógico que um caso ou outro merece alguma atenção especial. Isso é feito no Vasco e em quase todos os clubes".

"Todos eles têm uma atenção especial. Não só pelos médicos, como pelos preparadores físicos e fisiologistas. Mas o jogador nessa idade, aquele que se cuida - não faz uso excessivo de refrigerante e sanduíches, tem uma alimentação boa à base de frutas, legumes, verduras e, principalmente, carne branca, e não abusa da carne vermelha -, pode jogar perfeitamente na faixa dos 30 anos de igual para igual com os da faixa de 20. Essa é a minha idéia. No Vasco temos evidentemente o aconselhamento. Fazemos o uso de vitaminas, a Mildre, nossa nutricionista, cuida da alimentação dos jogadores com muito carinho, quando eles estão concentrados. Esses cuidados todos são tomados no Vasco".

Fonte: VascoExpresso


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique