.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 05/06/2008 - QUI - 17:01 - Fluminense na Libertadores repete trajetória do Vasco em 1998

Dez anos depois, um clube do Rio de Janeiro volta a disputar a final da Taça Libertadores. Antes do Fluminense eliminar o temido Boca Juniors nesta quarta-feira, o último representante carioca a conseguir chegar à decisão do principal torneio de clubes do continente americano foi o Vasco, em 1998. E a trajetória do clube de São Januário há uma década guarda muitas semelhanças com o caminho traçado pelo Tricolor das Laranjeiras rumo à finalíssima neste ano.

Assim como o Flu, o Vasco eliminou um time brasileiro nas quartas-de-final, um argentino na semifinal e vai decidir o título contra uma equipe do Equador.

Em 1998, a Taça Libertadores foi disputada por 22 times (incluindo fase preliminar). Quase a metade da edição atual, que contou com 38 clubes. O sistema vigente em 98 previa ainda que os clubes do mesmo país se enfrentassem logo na primeira etapa. Vasco (campeão brasileiro) e Grêmio (vencedor da Copa do Brasil) duelaram e os dois se classificaram para as oitavas-de-final.

Como segundo colocado do Grupo 2 (atrás do Tricolor gaúcho), o Vasco encarou então o Cruzeiro, vencedor da Libertadores no ano anterior e classificado por antecipação para as oitavas. Com uma vitória em São Januário (2 a 1) e um empate no Mineirão (0 a 0), o time cruzmaltino reecontrou o Grêmio nas quartas, iniciando a trajetória semelhante a do Fluminense neste ano.

O Vasco empatou no Olímpico (1 a 1) e venceu em casa (1 a 0). No caso do Fluminense, a classificação teve componentes mais dramáticos. O Flu perdeu para o São Paulo no Morumbi por 1 a 0, mas conseguiu reagir no Maracanã, eliminando o tricampeão da Libertadores com um gol de Washington nos acréscimos (3 a 1).

O desafio seguinte da dupla carioca foi um gigante argentino. O Vasco encarou o River Plate. Após ganhar por 1 a 0 em São Januário, o time brasileiro foi para o Monumental de Nuñez com a vantagem do empate. Sorín abriu o placar para o River aos 22 do primeiro tempo. Mas o time brasileiro conseguiu a igualdade aos 36 do segundo tempo, graças a um belo gol de Juninho Pernambucano, em cobrança de falta.

Outra semelhança com o Fluminense-2008, que empatou a partida contra o Boca Juniors no Maracanã com um gol de falta (Washington). O Tricolor também arrancou um empate na Argentina (2 a 2) e venceu em casa (3 a 1), como o Vasco-98.

Depois de um adversário com muita tradição, o Vasco enfrentou um equatoriano estreante em finais - o Barcelona de Guaiaquil. Como a LDU, que também chega pela primeira vez a uma decisão da Libertadores.

Na final de 1998, o Vasco não teve grande dificuldades para levantar a taça. Venceu em São Januário (2 a 0) e fora de casa (2 a 1). Resta saber se o desfecho da Libertadores-2008 será o mesmo da edição de 1998, com um time brasileiro campeão. Os torcedores do Fluminense esperam que sim.



Campanha do Vasco em 1998

Primeira fase:

Grêmio 1 x 0 Vasco
Guadalajara 1 x 0 Vasco
América-MEX 1 x 1 Vasco
Vasco 3 x 0 Grêmio
Vasco 2 x 0 Guadalajara
Vasco 1 x 1 América-MEX

Oitavas-de-final:
Vasco 2 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 0 Vasco

Quartas-de-final:
Grêmio 1 x 1 Vasco
Vasco 1 x 0 Grêmio

Semifinais:
Vasco 1 x 0 River Plate
River Plate 1 x 1 Vasco

Finais:

Vasco 2 x 0 Barcelona de Guaiaquil
Barcelona de Guaiaquil 1 x 2 Vasco



Campanha do Flu em 2008

Primeira fase:

LDU 0 x 0 Fluminense
Fluminense 6 x 0 Arsenal
Libertad 1 x 2 Fluminense
Fluminense 2 x 0 Libertad
Arsenal 2 x 0 Fluminense
Fluminense 1 x 0 LDU

Oitavas-de-final:

Nacional-COL 1 x 2 Fluminense
Fluminense 1 x 0 Nacional-COL

Quartas-de-final:

São Paulo 1 x 0 Fluminense
Fluminense 3 x 1 São Paulo

Semifinais:

Boca Juniors 2 x 2 Fluminense
Fluminense 3 x 1 Boca Juniors

Finais:

LDU x Fluminense
Fluminense x LDU

Fonte: GloboEsporte.com


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique