.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 21/05/2008 - QUA - 18:50 - Presidente da Ferj fala sobre clássicos em São Januário

O Vasco aguarda o aval da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), transferindo os clássicos contra Botafogo e Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro de 2008, do Maracanã para São Januário, quando o Gigante da Colina tiver o mando de campo.

O clássico entre Botafogo e Vasco, pela terceira rodada da competição, será realizado no próximo domingo (25/05), às 18h10min, no Engenhão.

Vasco x Fluminense, válido pela 14ª rodada, está marcado para o dia 23 de julho, uma quarta-feira, às 21h45min.

Vasco x Botafogo, pela 22ª rodada, deverá ser disputado no dia 24 de agosto, um domingo. A tabela do segundo turno do Brasileiro ainda não foi desmembrada e tem todos os jogos da rodada marcados para o mesmo dia e horário.

O presidente da FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), Rubens Lopes, fala sobre o assunto.

"Na essência, a pretensão do Botafogo é extremamente pertinente, justa e válida, porque pelo país afora, no Campeonato Brasileiro, todos os clubes jogam em seus estádios. São jogos de ida e volta, e eles usam os seus estádios quando têm o mando de campo. Acho que seria extremamente injusto e sem nenhuma lógica o Botafogo, de posse de um estádio dos mais modernos, não ter o seu mando de campo no seu estádio. Acontece que, desde o ano passado, o Vasco da Gama já tinha requerido esse direito à CBF. Não sei por que motivos os jogos com clubes de porte maior não foram marcados em São Januário. Se foi concedido ao Botafogo esse direito, que entendo justo e válido, isso obrigatório e necessariamente também tem que ser considerado para o Vasco da Gama, e para todos aqueles que possuem um estádio em condições legais de abrigar jogos de futebol, ou seja, aqueles estádios que tenham laudos técnicos do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária, Polícia Militar e do CREA. Este ano, no Rio de Janeiro, a Federação pediu uma inspeção do CREA. Embora não conste da legislação o laudo técnico do Conselho [Regional] de Engenharia e Arquitetura, em relação à parte estrutural, a Federação solicitou que esses laudos fossem emitidos por um órgão técnico, no caso, o CREA", disse no programa "Momento Esportivo", da Rádio Brasil.

O dirigente acredita que, pelo fato de Botafogo x Vasco ser no Engenhão, a CBF confirmará Vasco x Botafogo para a Colina Histórica.

"Acredito que sim, porque talvez a CBF tenha muita dificuldade em não marcar o jogo Vasco x Botafogo em São Januário, uma vez que no turno marcou o Botafogo x Vasco no campo do adversário, mandante. Acho que no returno Vasco x Botafogo deverá ser em São Januário, evidentemente, com todos os cuidados que o jogo venha requerer. Isso já é uma postulação do Vasco da Gama muito antes até de ter sido inaugurado o Engenhão. O único jogo que acho extremamente arriscado se colocar em São Januário, por exemplo, é um Flamengo x Vasco. Também entendo que no Engenhão um Flamengo x Botafogo é temerário".

Rubens Lopes fala sobre os clássicos no Campeonato Carioca de 2009.

"Já tivemos a primeira reunião com a Polícia Militar. A Federação pediu uma reunião e fomos muito bem recebidos pelo comandante do Estado maior da Polícia Militar, o coronel David, para fazer uma análise do que aconteceu no Campeonato Estadual, o que não correu a contento. Quais foram os problemas que encontramos nesses grandes estádios, com grandes torcidas, para que possamos corrigir isso e planejar o Campeonato Estadual de 2009 corrigindo tudo aquilo que encontramos de inadequado em 2008, utilizando esse segundo semestre - o Campeonato Brasileiro - como experiência para essas correções. Na semana vindoura estaremos tendo uma nova reunião com o comando da Polícia Militar. Evidentemente, vamos abordar esse aspecto da utilização do Engenhão por duas grandes torcidas. Não só no Engenhão, como também do Vasco da Gama. Entendo que Vasco x Fluminense talvez São Januário comporte, Fluminense x Botafogo o Engenhão comporte. Não em espaço físico e capacidade de torcedor, mas em questão de segurança e conforto para esse torcedor. A questão do Flamengo x Vasco e Flamengo x Botafogo acho que temos que discutir como um capítulo à parte e com muito cuidado. A participação da Polícia Militar é fundamental nessa discussão".

Fonte: VascoExpresso


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique