.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 29/04/2008 - TER - 01:49 - Lopes: 'Todos os clubes do Brasil estão jogando com 3 zagueiros'

O técnico do Vasco, Antônio Lopes, comenta a escalação de três atacantes e zagueiros nas partidas.

"Pode se jogar com três atacantes. O Vasco jogou contra o Criciúma com três. Não sei se observaram bem o Jean como atacante pelo lado esquerdo, o Edmundo centralizado, mais enfiado, e Moraiszinho de atacante pelo lado direito. Acho que, desde que pelo menos um dos atacantes ou até os dois tenham característica de voltar na hora em que a sua equipe está defendendo, para ocupar as posições, os espaços dos jogadores de meio-de-campo, você pode jogar tranqüilamente com três. No jogo o Vasco basicamente entrou com três também. O Morais constantemente apareceu pelo lado direito e Edmundo centralizado, tanto assim que o Morais entrou ali algumas vezes, tabelando dentro da área adversária com o Edmundo. Uma das oportunidades que o Romário... Edmundo teve foi com uma jogada do Morais chegando na área. O Jean também chegou na área várias vezes pelo lado esquerdo, então pode perfeitamente", disse ao "Casaca no Rádio", programa oficial do Vasco, veiculado na Rádio Bandeirantes.

"O problema de três zagueiros... Acho que hoje em dia você tem que ter três atrás, um fundo de três atletas para compor bem o teu sistema defensivo, porque todo mundo hoje joga com dois atacantes mais enfiados. Você pelo menos tem que ter três atrás para pode marcar esses dois atacantes e sobrar com um. Todo mundo está fazendo isso, então não tem essa... Estou escutando muita gente 'O Vasco joga com três zagueiros'. O Flamengo joga com três. Joga o Jaílton, Fábio Luciano e [Ronaldo] Angelim, ou o Cristian no lugar do Jaílton, mas com três. O Fluminense joga com três também. Luiz Alberto, Thiago Silva e Ygor também. O Palmeiras joga com três. Flamengo e Fluminense jogam com três, tanto é que utilizam um volante para jogar como zagueiro também. Mas não deixa de ser zagueiro. Não é zagueiro de origem, mas é do jogo. O próprio Botafogo joga com três também. Estava jogando com o Renato Silva, André Luís e Triguinho, que estava fazendo o terceiro zagueiro. O Botafogo no ano passado jogou com o Luciano, um lateral-esquerdo, fazendo o terceiro zagueiro. O Internacional joga com três também. Jogam os dois zagueiros e o Marcão, que é lateral-esquerdo e joga como terceiro zagueiro também. O pessoal precisa prestar mais atenção nessa situação para ver que todos os clubes do Brasil estão jogando com três zagueiros. Só que, às vezes, tem clube que não joga com três zagueiros de origem. Joga com dois e um volante ou lateral-esquerdo que faz a função de terceiro zagueiro".

O treinador fala sobre os jogadores de frente com característica de abrir o jogo e atuar pelas pontas.

"O Alan Kardec não tem condição de jogar ali, é jogador referência, tem que sair, ficar rondando a área porque é o papel de referência, a característica dele é essa. Ele não pode sair para os lados, para poder jogar. Eles têm essa característica, sem dúvida nenhuma, como tem o Morais também. O Alan Kardec não pode, não podemos violentar a característica dele e obrigar que ele faça o trabalho pelos flancos, como fazem e podem fazer Edmundo, Jean, Leandro Amaral e Morais. Abuda e o nigeriano [Abubakar] também fazem isso, mas o Alan Kardec não pode".

Fonte: VascoExpresso


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique