.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 11/04/2008 - SEX - 09:26 - Ex-artilheiros Valdir 'Bigode' e Ézio relembram histórias do clássico

Início dos anos 1990 com Fluminense e Vasco em campo. Do lado esquerdo das cabines de rádio do Maracanã, a torcida do Tricolor cantava: "Ê ô, Ê ô... o Ézio é o terror". Dentro de campo, o camisa 9 das Laranjeiras dava conta do recado e entrava para a história como o goleador do Carioca de 92, com 15 gols. Em resposta, o outro lado do Maior do Mundo ecoava: "Ei, você aí! Avisa para o Ézio que o artilheiro é o Valdir". Bigode no rosto e a camisa 7 nas costas, o atacante vascaíno foi o principal nome do tricampeonato estadual. Hoje, das arquibancadas, os dois lembram histórias do clássico e falam sobre a semifinal da Taça Rio com exclusividade ao LANCENET!.

Em um bate-papo descontraído, os dois jogadores não esconderam a admiração que sentem um pelo outro. Fizeram questão, ainda, de criticar a nova fórmula de disputa do Campeonato Carioca, onde os times considerados grandes jogam sempre em casa. Para eles, antigamente era mais equilibrado. Goleadores nos seus times, lembraram o duelo que travaram pela artilharia nos estaduais de 92, 93 e 94, neste último ambos ficaram em segundo lugar.

- Da minha parte era uma competição sadia. Eu sabia que quando o Vasco jogava o Valdir fazia. Sempre foi um goleador e acho que deveria estar jogando ainda. A disputa entre a gente era muito tranqüila e tinha muito respeito - disse Ézio, que escutou um discurso parecido do seu "ex-rival".

- Tinha preocupação com o Ézio. Entrava em campo querendo vencer o jogo e sempre procurava o gol, pois a artilharia era algo bom para nós. Não podia bobear, pois, senão, ele me passava (risos). Nós chegamos a disputar duas artilharias. Ele venceu uma e eu a outra - lembrou Valdir, bom humor.

Experientes, Ézio e Valdir pedem paz fora e dentro de campo neste sábado, no Maracanã. Os dois aproveitaram, também, para falar sobre as novas pratas da casa da posição de Fluminense e Vasco. Allan e Tartá de um lado e Alan Kardec do outro. Para Ézio, as duas revelações de Xerém saem em desvantagem na disputa.

- Teoricamente o Vasco leva uma vantagem nesse quesito. O Alan Kardec já vem jogando, enquanto o Allan e o Tartá subiram agora e ainda são uma promessa. Acredito que é o momento de ter tranqüilidade e passar confiança, pois a cobrança vai existir sempre - afirmou.

Já Valdir revelou a conversa que teve com o jovem atacante do Vasco:

- Conheci o Alan Kardec há pouco tempo e dei algumas dicas. Disse que ele é o cara da área. O centroavante, o camisa 9, enfim, o goleador. Não adianta ficar correndo muito. Ir pelas laterais, porque não vai resolver os problemas do time. Aconselhei e pedi para ele ter calma, pois vai ser um grande jogador com a camisa do Vasco.

Vale esclarecer que mesmo confiantes em seus times, nenhum dos dois quis arriscar um palpite sobre o placar da partida ou muito menos apostar o almoço de domingo. A desculpa? Clássico é clássico e não tem favorito.

Ézio

Nome: Ézio Leal Moraes Filho
Nascimento: 15/6/1966
Artilheiro do Carioca de 92 com 15 gols
Posição: Atacante
OBS: 68 gols com a camisa do Fluminense. Cinco deles contra o Vasco.

Valdir

Nome: Valdir de Moraes Filho
Nascimento: 15/3/1972
Posição: Atacante
Artilheiro do Carioca de 93, com 19 gols, e 2004, com 14.
OBS: 138 gols com a camisa do Vasco. 15 deles contra o Fluminense.

Fonte: Lancenet


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique