.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 13/01/2008 - DOM - 17:40 - Datafolha: Vasco tem a 4ª maior torcida do Brasil com 6%

A edição deste domingo (13/01) do jornal Folha de São Paulo traz mais uma pesquisa de torcidas de âmbito nacional. O Vasco aparece na 4ª colocação, empatado numericamente com o Palmeiras com 6%, e empatado tecnicamente com o São Paulo, que é o 3º colocado, com 8%, já que a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Dados da Pesquisa

Instituto: Datafolha
Período: 26 a 29 de novembro de 2007
Nº de entrevistas: 11.786 pessoas em 390 municípios de 25 estados
Intervalo de confiança: Não divulgado (pesquisas desse tipo costumam utilizar 95%)
Margem de erro: 2 pontos percentuais, para mais ou para menos

Resultado - Brasil

1º Flamengo, 17%
2º Corinthians, 12%
3º São Paulo 8%
4º Palmeiras, 6%
4º Vasco, 6%
6º Grêmio, 4%
7º Cruzeiro, 3%
7º Internacional, 3%
9º Atlético-MG, 2%
9º Botafogo, 2%
9º Santos, 2%
Outros clubes não atingiram 1%

Resultado - Estado do Rio de Janeiro

1º Flamengo, 46%
2º Vasco, 16%
3º Fluminense, 9%
3º Botafogo, 9%

Resultado - Município do Rio de Janeiro

1º Flamengo, 43%
2º Vasco, 18%
3º Fluminense, 11%
3º Botafogo, 9%


Evolução do tamanho das 5 maiores torcidas do Brasil 1993-2007 de acordo com as pesquisas do Datafolha



Evolução do tamanho das torcidas 1993-2007 de acordo com as pesquisas do Datafolha


Fonte: NETVASCO (texto), Folha de São Paulo (resultados), GloboEsporte.com (gráfico), Datafolha (tabela)


Times do RJ conquistam mais espaço fora da sede do que rivais

A pesquisa do Datafolha de novembro último confirma que os grandes clubes cariocas são mais populares do que os paulistas em outros Estados. E revela também que os moradores do RJ são mais fiéis aos clubes da casa do que os de SP.

Entre os entrevistados no RJ, 80% dizem torcer por Flamengo, Vasco, Botafogo ou Fluminense. Em SP, a preferência somada por Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos alcança a marca de 70%.

Nas dez unidades da República tabuladas pelo Datafolha no assunto, somente no RS a fidelidade aos principais clubes locais é maior do que a registrada no RJ - 84% dos gaúchos dizem ser seguidores do Grêmio ou do Internacional, ambos sediados na capital, Porto Alegre.

Em nenhum outro Estado as agremiações locais respondem por mais de 50% das preferências. Em Minas Gerais, 47% dos entrevistados apontaram o Atlético-MG ou o Cruzeiro como time de sua preferência.

No Nordeste, em alguns casos é mínima a participação dos times da casa na popularidade entre os torcedores.

No Ceará, por exemplo, somente 16% dizem torcer por uma das duas potências do Estado (Fortaleza e Ceará).

E, nesses casos, os corações desses brasileiros pendem mais para os clubes cariocas do que para as equipes paulistas.

No Distrito Federal, 48% dos entrevistados indicaram uma agremiação do Rio como a preferida. Os times paulistas ficaram com apenas 19%.

Na Bahia, são 30% os seguidores do quarteto de grandes cariocas - os quatro grandes de SP detêm 18% da preferência.

Vantagem grande a favor dos paulistas somente no vizinho PR, onde o Corinthians é o time mais popular (15%) e os times de São Paulo somam 38% das preferências, contra apenas 7% das agremiações cariocas.

Para os clubes paulistas, serve de consolo o fato de que dois representantes do Estado (Corinthians e São Paulo) conseguem, cada um, ostentar 1% da preferência no RJ, enquanto o Flamengo é a única agremiação de lá a atingir a marca em solo paulista. (EO E PC)

Fonte: Folha de São Paulo

Paulo Angioni crê que torcida do Vasco seja maior

O superintendente de futebol do Vasco, Paulo Angioni, afirmou ao GLOBOESPORTE.COM nesta quarta-feira que respeita a pesquisa realizada pelo "Datafolha", entre os dias 26 e 29 de novembro, mas não concorda com a quinta colocação da equipe da Colina, com 6% das preferências. Segundo ele, o clube tem uma massa maior e poderia estar uma ou duas posições acima na tabela divulgada na última terça-feira.

Para o dirigente vascaíno, a conquista de títulos não está intimamente ligada ao crescimento da torcida. Segundo ele, clubes como Botafogo, Palmeiras e Grêmio mostraram força em momentos adversos, principalmente quando precisaram disputar a Séria B do Campeonato Brasileiro.

- O Vasco, por exemplo, tem uma tradição fantástica e o resultado positivo não muda essa paixão. Às vezes, o momento adverso agrega os torcedores, aumenta mais a paixão. Não discordo que um time vencedor agregue mais torcedores, mas a tradição também fala mais alto - afirma o dirigente.

Angioni foi além e deu o exemplo de um rival vascaíno, que, mesmo vivendo uma situação difícil, conseguiu atrair um bom público mesmo na Série C.

- As vitórias estimulam o crescimento da torcida, mas o drama também agrega o torcedor. Vocês tem exemplos de times que passaram por dificuldades e conquistaram torcedores. Lembro de um jogo do Fluminense, na Série C, às 11h. O Maracanã estava lotado - relembra o superintendente.

Fonte: GloboEsporte.com



NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique