.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 04/01/2008 - SEX - 09:29 - Goleiro Tiago se apresentou com status de estrela

Em São Januário, nada menos do que cinco jogadores foram apresentados de uma só vez no fim da tarde de ontem. Entretanto, foi Tiago quem brilhou mais forte, algo que pode se repetir durante toda a temporada do Vasco.

Em meio aos reforços pouco conhecidos que a diretoria vascaína contratou, o goleiro que ganhou notoriedade pelas defesas e pelos 13 gols marcados no ano passado, pela Portuguesa, desembarcou na Colina com a auto-estima lá em cima.

– Chego para ser o dono da camisa 1, mas não existe nada escrito a respeito. Tenho de ter empenho para conquistar a confiança da comissão técnica – disse.

Tiago assinou contrato de três anos com o Clube da Colina, que adquiriu a maior parte dos direitos federativos do jogador o restante pertence a ele próprio e ao seu procurador, Nick Curi.

Tiago iniciou a carreira no Corinthians, clube ao qual chegou com apenas 14 anos de idade. No Parque São Jorge, o goleiro foi campeão brasileiro de 2005. Longe de ser titular, se transferiu para a Portuguesa no segundo semestre de 2006, quando a carreira deslanchou.

– Na última rodada da Série B de 2006, a Portuguesa não podia perder senão era rebaixada. Eu ganhei a chance de cobrar uma falta. A bola foi no travessão e então passei a praticar bastante. Nunca poderia imaginar que no primeiro ano na função de cobrador de faltas e pênaltis eu teria um desempenho tão bom.

Realmente, a fase vivida por Tiago em 2007 foi tão boa que ele conseguiu superar Rogério Ceni, do São Paulo, na temporada (13 gols contra 10). O camisa 1 garante que o desempenho como artilheiro não lhe sobe a cabeça. Segundo ele, mais importante do que as cobranças que arrisca é o dever que tem, a partir deste ano, de proteger o gol vascaíno.

– Defender é a minha primeira obrigação. Não cheguei para ser o artilheiro do Vasco, afinal, o número da minha camisa não é 10 – afirmou Tiago, que explicou que seu treinamento é especializado para suportar as duas missões que possui.

Rogério Ceni e Tiago: estilos bem diferentes

Novo goleiro do Vasco, Tiago chega sob grande expectativa a São Januário, muito por causa dos 13 gols que marcou com o pé direito na temporada passada, três a mais do que o também destro Rogério Ceni, do São Paulo. Não é somente na quantidade de gols em 2007 que Tiago e Rogério Ceni se diferem. Cada um tem um estilo próprio.

Nas cobranças de falta, Tiago prefere os lances em que a bola está bem próxima da grande área. O ângulo esquerdo do goleiro adversário é a sua meta.

Já o camisa 1 do Tricolor Paulista costuma realizar a cobrança colocada, mas com um pouco mais de força do que a do vascaíno, o que o faz preferir os lances mais distantes da grande área.

Nas cobranças de pênalti, mais diferenças entre Tiago e Rogério.

Enquanto o primeiro gosta do lado esquerdo do goleiro, o segundo prefere chutar no direito.

Bate-bola - Tiago, NOVO GOLEIRO DO VASCO

Tiago, sua chegada no Vasco foi cercada de expectativa. Já se considera titular?

Venho para ser o dono da camisa 1, mas isso não está escrito em lugar algum. Tudo depende do meu empenho.

Como surgiu a oportunidade de se tornar cobrador de faltas e pênaltis?

Na última rodada da Série B de 2006, a Portuguesa não podia perder, senão era rebaixada. Tive bom desempenho nos treinos e ganhei a chance de cobrar uma falta. A bola foi no travessão e então passei a praticar bastante.

Você chega para ser ídolo da torcida?

Seria uma pretensão enorme me tornar ídolo de um clube da grandeza do Vasco. Eu tenho este sonho, mas preciso conquistar a confiança de todos. Todo goleiro falha. Precisarei de força para superar os momentos ruins.

Fonte: Lance


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique