.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 25/09/2007 - 00:38 - Enílton pode ser a solução contra o Lanús para a falta de pontaria

"Temos feito bons jogos, mas as vitórias não vêm acontecendo". Essa é, de longe, a frase mais repetida em São Januário nas últimas semanas, tanto por jogadores quanto pelo técnico Celso Roth. No Campeonato Brasileiro, o Vasco já soma cinco partidas sem vitória. Na Sul-Americana, está por um fio, já que perdeu o primeiro jogo do mata-mata para o Lanús por 2 a 0. E o ataque, tão efetivo e elogiado, sobretudo no Caldeirão, tem falhado seguidamente.

De fato, contra o São Paulo e Flamengo, a equipe esteve bem. Mas esbarrou em uma das principais razões para a queda de rendimento: a falta de pontaria. Embora estejam criando chances de gol, os atacantes — entre eles o artilheiro Leandro Amaral, que perdeu dois gols incríveis no domingo — têm mostrado dificuldades em por a bola para dentro. Tanto que foram apenas três gols nesses cinco insucessos. Má sorte? O zagueiro Jorge Luiz prefere não acreditar nisso.

"A bola realmente não está entrando. Ou bate na trave, ou bate em alguém e vai pra fora. Mas não acredito em falta de sorte, apenas no trabalho", afirmou o capitão do time.

Segundo o treinador Celso Roth, o eventual desequilíbrio no campeonato é comum e ocorre para todos: "Não vamos ganhar sempre. O torneio é longo e esses momentos acabam acontecendo. Mas nós, profissionais pagos pelo clube, temos que ter o discernimento para corrigir os erros, e seguir no trabalho diário", analisou.

O fato é que o Vasco ocupa, hoje, a oitava posição na tabela do Brasileirão — sua pior colocação desde a oitava rodada — e se afasta perigosamente dos primeiros colocados em um momento crucial da competição.

Entretanto, o jogo de amanha contra o Lanús, em São Januário, é tratado como o primeiro passo para a redenção. Afinal, a Copa Sul-Americana é o único torneio que ainda pode ser conquistado pelo Vasco este ano. Para isso, necessitará de muita superação, uma vez que a classificação no tempo normal só virá em caso de goleada, fato que já foi hábito, na Colina, no atual Campeonato Brasileiro.

No jogo, o Vasco não terá outra opção senão voltar a golear em casa. Se o time vencer por 2 a 0, a decisão será nos pênaltis. Apenas uma vitória por três gols de diferença garante a classificação para as quartas-de-final. E, para o time voltar a balançar as redes do adversário, Jorge Luiz confia na força da torcida, que, mesmo com o fim da invencibilidade em São Januário, tem lotado o estádio para empurrar o time.

"O momento é um pouco complicado. O Vasco vem de uma derrota que não esperava. Mas a Sul-Americana é outra competição e vamos com tudo para buscar a classificação. Temos que fazer pelo menos três gols e a torcida vai ser fundamental", disse o capitão, que quer ver o time corresponder ao apoio que vem das arquibancadas.

"Os torcedores sempre nos ajudaram e contra o Lanús não vai ser diferente. Mas é claro que tudo dependerá do que fizermos dentro de campo. Então, temos que trabalhar para nosso desempenho em casa voltar a ser como era", completou, lembrando que, em São Januário, o Vasco já goleou Grêmio, Santos, Goiás, Atlético-MG e Náutico.

Jorge Luiz ainda deixou claro, que o objetivo vascaíno na Sul-Americana é ser campeão. "Primeiro, temos que passar pelo Lanús, mas o pensamento está no título", finalizou.

Depois de perder em casa para o vice-líder Cruzeiro, os jogadores se reapresentaram em São Januário, na tarde de ontem, debaixo de chuva fina. E quem escapou de se molhar foi Celso Roth. Aproveitando que o treinamento de ontem seria só de atividades físicas, o treinador viajou para Porto Alegre, onde passou o dia todo resolvendo problemas particulares.

Longe dos olhares do treinador, que retornou da capital gaúcha apenas no fim do dia, os jogadores que enfrentaram o Cruzeiro apenas deram voltas em torno do gramado. Mesmo com o corte no calcanhar do pé direito, que teve três pontos rompidos no jogo de domingo, Conca não foi poupado. O melo-campo treinou normalmente, mas como o treino foi leve, sem bola, sua presença no jogo de amanha ainda não é garantida.

Ao contrário do apoiador argentino, o cabeça-de-área Perdigão, substituído no segundo tempo da derrota para os mineiros, não participou das atividades. Depois de sofrer duas lesões consecutivas — uma no tornozelo direito e a outra na coxa da mesma perna —, o jogador foi poupado por precaução.

Com Celso Roth de volta ao Rio, o Vasco terá, hoje, o único dia de preparação para a partida decisiva contra o Lanús — mais uma na maratona de jogos que o time vem enfrentando, entre compromissos no Brasileiro e na Sul-Americana.

Recuperado de lesão, o atacante Enílton já faz intenso trabalho de preparação física para voltar à sua melhor forma. Na tarde de ontem, ele treinou em separado do grupo e mostrou boa desenvoltura nos trabalhos com bola. Se voltar a participar junto com os demais jogadores no treino de hoje, Enílton poderá ser aproveitado por Roth no jogo de amanhã.

Fonte: Jornal dos Sports


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique