.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 05/09/2007 - 02:38 - Lance registrou ocorrência em DP e entrará com ação judicial

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou ontem a toda a imprensa nacional uma nota repudiando a postura com a qual o Vasco tem tratado a imprensa, principalmente o LANCE!, dificultando o trabalho dos profissionais em suas dependências. Além disso, manifestou apoio a este Diário depois que jornalistas foram ameaçados por torcedores de uma facção da torcida cruzmaltina nos últimos dias.

Na quinta-feira passada, alguns torcedores esperavam na porta do estádio de São Januário a chegada dos profissionais do LANCE!, com pedras nas mãos. No sábado, outros estavam aguardando a saída de um fotógrafo do Diário, após a realização do treino. Na seqüência, ele foi ameaçado e teve de se esconder dentro de uma sala de São Januário e pedir autorização a funcionários do clube para usar outro portão de saída, onde um carro o aguardava para levá-lo para a redação.

A perseguição começou após veiculação de matéria, exclusiva deste L!, mostrando que um juiz determinou o leilão de São Januário devido a dívidas do clube com a Secretaria Nacional da Fazenda.

Ontem, o Diário registrou uma ocorrência na 17ª Delegacia de Polícia do Rio, em São Cristóvão. Hoje, entra com uma ação judicial pedindo que o clube seja responsabilizado pela integridade física dos jornalistas dentro de suas dependências, assim como garanta o acesso dos profissionais devidamente credenciados, como estão os do L!, para que possam trabalhar diariamente e cumprir com suas obrigações.

Em defesa do torcedor

O Vasco está acima de seus dirigentes, está acima do LANCE! O Vasco, uma instituição centenária, merece respeito de quem comanda os seus destinos e de quem cobre os fatos do seu dia-a-dia. Um respeito que o LANCE! exercita desde o primeiro dia. Às vésperas de completar sua primeira década de vida, este diário não pode abrir mão é de um jornalismo independente, voltado para os interesses do esporte, o fortalecimento dos clubes, a transparência das entidades que organizam e disciplinam o nosso futebol, verdadeiro patrimônio cultural da nação. Ainda que isso desagrade a uns e a outros, a dirigentes e a quem quer que seja.

Nosso compromisso é com o leitor - o torcedor.

Na cobertura do Vasco não é diferente. A matéria em que um repórter deste LANCE! votou nas eleições para a presidência do clube sem estar em situação regular teve como objetivo preservar a lisura do processo, aliar-se com a manifestação legítima e democrática da vontade dos associados cruzmaltinos. Nos incomodam, no fundo, temas como este e a recente reportagem sobre o iminente leilão do estádio de São Januário, patrimônio maior da nação vascaína, para quitar dívidas com o Poder Público. Preferíamos não ter de fazê-lo, tratar tão somente de vitórias, das emoções de dentro do campo. Mas lamentavelmente nosso esporte ainda está sujeito a este tipo de noticiário.

O LANCE!, diante dos últimos acontecimentos, as tentativas da presidência interina de limitar sua liberdade de informar e as ameaças de um pequeno grupo de torcedores à integridade física de seus profissionais, tem tomado todas as medidas cabíveis, judiciais e policiais, para garantir a segurança de sua equipe e o direito dos torcedores do Vasco à cobertura diária das notícias do seu clube. O bom senso há de prevalecer.


Fonte: Lance

Notícia relacionada:

04/09/2007 - 20:24 - ANJ emite nota sobre supostas ameaças de vascaínos a jornalistas


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique