.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias

NETVASCO - 18/08/2007 - 06:54 - Alex Teixeira se destaca e Brasil massacra Nova Zelândia no Mundial Sub-17

A seleção sub-17 estreou com o pé direito na Copa do Mundo da categoria, neste sábado, em Jeju, na Coréia do Sul. O Brasil venceu com facilidade a Nova Zelândia por 7 a 0 e é o líder do Grupo B. No outro jogo, Coréia do Norte e Inglaterra empataram em 1 a 1. Os dois primeiros de cada grupo se classificam automaticamente para a próxima fase.

Na próxima partida, a seleção brasileira enfrenta a Coréia do Norte, na terça-feira, às 8h da manhã (horário de Brasília). Uma vitória já garante a classificação para as oitavas-de-final.

O destaque da seleção foi o meia vascaíno Alex Teixeira. Ele fez um golaço no segundo tempo e ainda deu o passe para outros três gols brasileiros. Lulinha, revelação do Corinthians, e o lateral-esquerdo Fábio, do Fluminense, também tiveram boas atuações.

Gol histórico

O Brasil construiu a vitória logo nos primeiros minutos. Primeiro com um gol-relâmpago de Fabinho. Com apenas nove segundos de jogo, o lateral Fábio lançou para a área, Alex Teixeira escorou de cabeça e o atacante do Internacional chegou batendo de primeira no canto esquerdo do goleiro Gleeson: 1 a 0. O gol de Fabinho foi o mais rápido da história da competição organizada pela Fifa.

Depois com o zagueiro Lázaro, que aos seis minutos, após a cobrança de escanteio, chutou rasteiro sem chance para o goleiro Gleeson e fez 2 a 0.

Bem organizada em campo, a seleção brasileira dominava a partida e perdia boas chances de ampliar. O lateral Fábio chutou da entrada da área e Gleeson fez ótima defesa salvando a Nova Zelândia. Pouco depois Alex Teixeira arrancou pela direita, se livrou da marcação de Keomahaving e Mathews, invadiu a área e chutou. Mas a bola foi para fora. Aos 19 minutos, Lulinha mandou uma bomba no ângulo direito, mas o chute passou muito perto do gol.

A Nova Zelândia só chegou com algum perigo aos 31 minutos. O goleiro Marcelo segurou o atacante Barbarouses dentro da área. Pênalti bem marcado pelo árbitro polonês Grzegorz Gilewski. Mas o brasileiro se redimiu e defendeu a cobrança no meio do gol de Barbarouses. Irritado com a diminuição de ritmo da seleção, o técnico Luiz Antônio Nizzo começou a gritar na lateral. Ele reclamava principalmente do grande número de passes errados. A bronca deu certo. Alex Teixeira deu excelente toque para Giuliano, que entrou na área e tocou por cima do goleiro Gleeson marcando o terceiro gol brasileiro e dando mais tranqüilidade ao time no fim do primeiro tempo.

Mais gols e show no segundo tempo

A seleção brasileira voltou animada para o segundo tempo. No primeiro minuto, Fabinho chutou de fora da área e obrigou o goleiro Gleeson fazer boa defesa. Logo depois foi a vez de Tales quase marcar. Em seguida, Alex Teixeira desceu em velocidade pelo lado esquerdo, invadiu a área e tocou para Fábio, que chegou chutando. A bola entrou no ângulo de Gleeson: Brasil 4 a 0.

O quinto gol veio poucos minutos depois. E foi um golaço. Alex Teixeira recebeu na área, driblou Hobbs e Myers e com o pé direito chutou rasteiro no canto do goleiro. O jogo estava fácil. Desmotivada, a Nova Zelândia dava espaços para a seleção brasileira. E aos 14 minutos, o lateral-esquerdo Fábio sofreu pênalti. Lulinha cobrou com categoria e fez o sexto gol.

Os meninos brasileiros passaram, então, a administrar a partida e tocar mais a bola. Mas a seleção ainda fez mais um com o atacante Júnior, que havia entrado no lugar de Fabinho. Ele aproveitou a jogada de Bruno Collaço pela esquerda e desviou para o gol.

Uma estréia tranqüila para uma seleção que parece ter recuperado a confiança após o fracasso nos Jogos Pan-Americanos, em que foi eliminada na primeira fase ao perder para o Equador em um Maracanã lotado. O Brasil é o maior vencedor do Mundial sub-17, com três títulos. Nas últimas seis finais, esteve presente em cinco.

Alex Teixeira é o destaque da estréia

Desta vez não foi Lulinha quem brilhou. O melhor jogador brasileiro em campo neste sábado na goleada de 7 a 0 sobre a Nova Zelândia, na estréia do Mundial sub-17, foi o vascaíno Alex Teixeira.

O meia fez o gol mais bonito da vitória - o quinto da seleção - e ainda deu o passe para outros três marcados por Fabinho, Giuliano e Fábio. Além disso, fez bonitas jogadas durante a partida.

Alex Teixeira, de 17 anos, começou a aparecer aos nove segundos de partida. O meia tocou de cabeça para Fabinho, que fez o primeiro gol da seleção brasileira contra a Nova Zelândia. Pouco depois, ele quase marcou um golaço. O vascaíno arrancou da intermediária, driblou dos adversário e entrou na área. Mas o chuta acabou indo para fora.

Ainda no primeiro tempo, Alex Teixeira deu o passe para Giuliano marcar o terceiro gol brasileiro. No início do segundo tempo, novo passe do meia, agora para o lateral-esquerdo Fábio, para o quarto gol sobre a Nova Zelândia. E foi do vascaíno o quinto gol após uma bola jogada.

Morador de Belfort Roxo, Alex Teixeira está no juvenil do Vasco. O meia almoça na concentração de São Januário, e, à tarde, estuda no Colégio Vasco da Gama. Ele ainda recebe uma ajuda de custo do Vasco. Fã de Romário, o jogador atua na seleção com a camisa 11 e foi importante para a conquista do Sul-Americano sub-17 no início do ano.

Com a vitória sobre a Nova Zelândia, o Brasil é o líder do Grupo B. No outro jogo, Coréia do Norte e Inglaterra empataram em 1 a 1. Os dois primeiros de cada grupo se classificam automaticamente para a próxima fase. Na próxima partida, a seleção brasileira enfrenta a Coréia do Norte, na terça-feira, às 8h da manhã (horário de Brasília). Uma vitória já garante a classificação para as oitavas-de-final. O GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo o jogo com vídeos exclusivos dos principais lances.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 7 x 0 NOVA ZELÂNDIA

Árbitro: Grzegorz Gilewski (POL)
Auxiliares: Rafal Rostkowski (POL) e Jong Chul Kwon (COR)
Data: 18/08/2007
Estádio: Jeju World Cup, em Jeju, na Coréia do Sul.

Gols: Fabinho aos 9 segundos; Lázaro aos 6 e Giuliano aos 33 minutos do primeiro tempo; Fábio aos 3; Alex Teixeira aos 8; Lulinha aos 14; Júnior aos 41 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Tim Myers e Cory Chettleburgh

Brasil: Marcelo, Rafael, Lázaro, Daniel, Fábio (Bruno Collaço), Tiago (Choco), Alex Teixeira, Tales, Giuliano, Lulinha, Fabinho (Júnior). Técnico: Luiz Antônio Nizzo

Nova Zelândia: Gleeson, Hobbs (Corliss), Keomahaving, Tim Myers, Colson, Jacob Mathews, Cory Chettleburgh, Ben Hunt, Hicks, Barbarouses (Macintyre), Chris Wood. Técnico: Colin Tuaa

Clique aqui para assistir ao gol de Alex Teixeira.

Fonte: GloboEsporte.com (texto, ficha, foto), CBF News (foto)


NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique