.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 25/07/2007 - 16:14 - PAN 2007: VASCAÍNO JUAREZ SANTOS É OURO NO KARATÊ

O atleta do Vasco Juarez Santos conquistou a medalha de ouro no Karatê, categoria acima de 80kg masculino, nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. É a 1ª medalha de ouro de um atleta vascaíno e do Karatê no evento. O karateca, que venceu as suas cinco lutas no torneio, derrotou na final o venezuelano Mario Toro por 2 a 0, no Centro Esportivo Miécimo da Silva.

Com direito a torcida particular, Juarez não teve problemas na final. Seus pontos saíram apenas no minuto final, mas, com os gritos da torcida, ele chegou perto de pontuar duas vezes antes.

Vindo de uma região pobre, Juarez contava com torcida particular no ginásio Algodão. Além de faixas com seu nome, muitos torcedores gritavam por ele antes da luta.




Vídeo:



Confira os resultados de Juarez Santos:

Preliminares:
3-0 Andres Heredia (Equador)
5-3 Willian Finegan (Estados Unidos)
1-0 Leandro Monzon (Argentina)

Semifinais:
3-2 Juan C. Valdez (República Dominicana - campeão no seu país, no Pan de Santo Domingo 2003)

Final:
2-0 Mario Toro (Venezuela)

Perfil de Juarez dos Santos:

Juarez foi o primeiro brasileiro a lutar no caratê dos Jogos Pan-Americanos. E terminou como o primeiro carateca a conquistar a medalha de ouro. Mas seu começo foi da forma mais amadora possível. Com 11 anos, Wanderlei, um professor de caratê, chegou no bairro onde morava, no Rio de Janeiro, e começou a treinar a "garotada da rua". Ele, que já havia sido incentivado pela mãe a treinar o esporte, mas só não o fizera antes por morar muito longe de um treinador.

A primeira competição não foi um estadual ou um brasileiro, mas sim uma pequena prova no quintal do professor. Juarez foi o campeão. Não precisou de mais para que ele tivesse a motivação para continuar praticando a modalidade. "Após anos de luta, já na seleção brasileira adulta, eu tracei esse objetivo, quando soube que o Brasil sediaria os Pan 2007". Começou, então, a preparação para apresentar um bom desempenho na sua estréia.

Foram de três a quatro horas de treinamentos diários. Mas a força aplicada no tatame, ele afirma que tem outra origem. "Vou à igreja, onde busco a força de Deus para vence no dia-a-dia". É também buscando esta força que ele afirma entrar no tatame para uma competição. "Costumo antes de entrar no tatame falar com Ele".

Funciona? Juarez garante que sim. E os títulos não o deixam mentir. Ele é tricampeão Sul-Americano e vice-campeão do Pan-Americano de caratê. No Pan, porém, foi sua primeira vez. Ou segunda se for levada em consideração sua participação como reserva da categoria acima de 80 kg no Pan 2003. A equipe contava com Altamiro Cruz, o Didi, e o fato de estar atrás de Altamiro em 2003, Juarez conta com orgulho. "Posso dizer que eu era o reserva da categoria que tinha um dos melhores caratecas da equipe brasileira".

Desta vez, ele foi para ser titular. E não conseguiu esconder um pequeno nervosismo que vem chegando ao mesmo tempo em que a competição vai se aproximando. "É uma expectativa muito grande, porém é algo que tenho que conter para explodir somente na hora certa". Que seja, então, no tatame.

Nome completo: Juarez Silva dos Santos
Data e local de nascimento: 12/04/1979, em Rio de Janeiro (RJ)
Peso/Altura: 97 kg / 1,83 m
Residência: Rio de Janeiro (RJ)
Categoria: acima de 80 kg
Participações no Pan: Rio de Janeiro-2007
Campanha no Pan do Rio: Medalha de ouro

Vídeos: 1 2

Fonte: NETVASCO (texto), UOL (texto, perfil e fotos), Site oficial do Vasco (foto), GloboEsporte.com (fotos e vídeos)





NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique