.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 25/07/2007 - 16:30 - Pan 2007: Vascaíno Carlos Lourenço é prata no karatê

O atleta do Vasco, Carlos Lourenço, conquistou a medalha de prata no Karatê, categoria até 65kg masculino, nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. O karateca voltou a ser derrotado pelo venezuelano Luis Plumacher, por 2 a 1, na final disputada no Centro Esportivo Miécimo da Silva. Torcedores reclamaram que golpes dados por Carlos no rosto de Plumacher não foram creditados.

Na fase preliminar, o vascaíno tinha perdido para Plumacher por 4 a 1, mas ambos já estavam classificados para as semifinais, por terem vencido suas duas primeiras lutas.

Confira os resultados de Carlos Lourenço:

Preliminares:

5-1 Jose J. de Leon (Guatemala)
9-2 Alberto Zabala (República Dominicana)
1-4 Luis Plumacher (Venezuela)

Semifinais:

6-1 Aron Perez (El Salvador)

Final:

1-2 Luis Plumacher (Venezuela)


Família de Carlos Lourenço na torcida. Mesmo depois da derrota na final, os amigos fizeram questão de apoiar o karateca e gritaram seu nome no ginásio. A mãe, Ana Lúcia Gonzaga, que estava com a camisa 10 do Brasil, disse que sabia que ele sairia com uma medalha nos Jogos Pan-Americanos. Ela estava ao lado do marido e do outro filho


Na sua estréia em Jogos Pan-Americanos, Carlos Lourenço conquistou a medalha de prata. Classificado para a final, Carlos perdeu para o venezuelano Lucio Plumacher. A disputa foi uma reedição da primeira fase, na qual Carlos ele já tinha perdido. O combate terminou 2 a 1 para o venezuelano.

Mas o objetivo inicial de o pai de Carlos o matricular no caratê não foi ser um medalhista e sim parar quieto. "Eu era muito levado e meu pai resolveu me colocar para fazer algum tipo de luta para ver se eu me acalmava e acabou dando certo".

Já são 16 anos de treinamento, que resultaram em grandes conquistas, como a medalha pan-americana, um título de Campeonato Pan-Americano e outro de Campeonato Sul-Americano, além de onze estaduais. Entre eles, um dos que mais o marcou foi seu primeiro campeonato estadual, em 1997. Carlos tinha 12 anos e ficou em primeiro lugar.

A vontade de competir nos Jogos Pan-Americanos 2007 veio muito tempo antes, quando o Brasil foi definido como país-sede. "Quando soube que o Rio de Janeiro ia sediar o Pan 2007, fiquei muito motivado", conta. Assim, iniciou um forte ciclo de treinamentos que somaram três horas e meia por dia, com apenas o domingo de folga.

Mesmo assim, ainda sobrava tempo para as outras atividades de Carlos, que, durante a semana, faz faculdade de Fisioterapia e trabalha dando aulas de caratê. Nos finais de semana, a prioridade é o descanso. "Nos finais de semana aproveito para descansar, sair com minha namorada e ir à igreja", conta.

Aliás, a fé é algo presente durante as competições. "Sempre oro entres de entrar no tatame para lutar", revela o carateca. E ele garante que tem dado certo e por isso tinha ótimas expectativas para a competição de 2007. "Estou treinando forte para trazer a medalha de ouro. Espero poder divulgar ainda mais o caratê e levar o Brasil ao lugar mais alto do pódio, que é o mais importante". Não conseguiu seu objetivo principal, mas com certeza divulgou o nome do caratê, e com uma medalha de prata no peito.

Nome completo: Carlos Eduardo Gonzaga Lourenço
Data e local de nascimento: 04/06/1985, em Brasília (DF)
Peso/Altura: 64 kg / 1,73 m
Residência: Rio de Janeiro (RJ)
Categoria: até 65 kg
Participações no Pan: Rio de Janeiro-2007
Campanha no Pan do Rio: Medalha de prata

Vídeos: 1 2

Fonte: NETVASCO (texto), UOL (perfil e foto), Site oficial do Vasco (foto), GloboEsporte.com (fotos e vídeos)





NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique