.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 24/07/2007 - 00:08 - Pan 2007: Fábio Emílio, do Tiro com Arco, estréia nesta 3ª-feira

O torneio de tiro com arco estréia nesta terça-feira nos Jogos Pan-Americanos com uma missão: não repetir a mesma campanha do Mundial da modalidade, realizado em Leipzig, na Alemanha entre os dias sete e 15 de julho de 2007. Isso porque o Brasil não só teve um mau desempenho, como ficou atrás dos principais adversários no Pan.

Entre os seis competidores da seleção brasileira, quatro viajaram para Leipzig. Os três integrantes da equipe masculina, Leonardo Carvalho, Marcos Bortoloto e Fábio Emílio, e apenas uma representante do time feminino, Sarah Nikitin.

Os resultados, porém, não passaram nem perto do que imaginavam os competidores. Enquanto estava na Itália, onde realizaram treinamentos específicos, Sarah revelou, em entrevista ao UOL Esporte sua principal meta: "o foco principal é classificar para a Olimpíada." Acontece que a brasileira não conseguiu passar da primeira fase na disputa individual, quando foi superada pela britânica Alison Willianson com 103 a 102. Sarah terminou em 106º lugar.

A má colocação não foi exclusividade de Sarah. Entre os homens Leonardo Carvalho perdeu para o russo Bair Badenov por 113 a 109 e ficou em 80º, Marcos Bortoloto foi eliminado pelo norueguês Baard Nesteng com 107 a 99, e ficou em 88º e Fábio Emílio deixou a competição na 108ª colocação, após uma derrota para o norte-americano Brady Eillison.

Entretanto, o pior problema não é a má classificação, mas sim o fato de ter adversários dos Jogos Pan-Americanos muito melhor colocados. Na categoria masculina, por exemplo, toda equipe do México terminou melhor do que o Brasil (Juan René Serrano ficou em 18º, Eduardo Vélez, em 20º e Jorge Chapoy na 48ª colocação). Os três competirão no Rio de Janeiro.

O mesmo aconteceu com as seleções dos Estados Unidos e Canadá, cujos atletas que competiram no Mundial estarão no Pan. Na equipe norte-americana Brady Ellison ficou em 21º, Victor Wunderle, em 28º e Richard Johnson ficou em 47º. Já os canadenses foram ainda melhores. Jason Lyon, Hugh MacDonald e Crispin Duenas ficaram em 29º, 32º e 33º, respectivamente.

Nikitin também ficou atrás de todas as integrantes da seleção dos Estados Unidos (que terminaram com a 22ª, 28ª e 33ª colocação) e Colômbia. (que terminaram em 26º, 42º e 87º lugar). Entre as principais adversárias, a brasileira só superou uma atleta mexicana, Mariana Avitia, que ficou com a 116ª colocação. As outras duas, Ainda Roman e Janeth Garcia, ficaram com a 37ª e 54ª posição.

Na disputa por equipes, em que só o time masculino participou, o resultado não foi diferente. Com a Coréia em primeiro lugar, o Brasil só ficou com a 27ª posição com 3779 pontos. O México ficou em oitavo com 3950 pontos, o Canadá em nono com 3943 pontos e os Estados Unidos em décimo com 3941 pontos.

Fonte: UOL

Expectativa brasileira é de três medalhas no Tiro com Arco

Apesar da pouca tradição no cenário esportivo brasileiro, o tiro com arco tem a expectativa de conquistar pelo menos três medalhas – duas na categoria individual e uma por equipe – nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. A modalidade, que tem uma das menores delegações do Brasil, com apenas seis atletas, começa suas disputas nesta terça-feira, no Complexo Esportivo de Deodoro.

A Seleção Brasileira de tiro com arco estará participando nas categorias individual e por equipe com os atiradores Fátima de Carvalho Rocha (RJ), Petra Sanches Ruocco (SP) e Sarah Nikitin (SP), no feminino; e Fábio Emílio (RJ), Leonardo Lacerda (MG) e Marcos Bortoloto (SP), no masculino.

Desses, apenas a carioca Fátima Rocha e o mineiro Leonardo Lacerda estiveram em Santo Domingo (2003) e Winnipeg (1999). A primeira das quatro medalhas da história desta modalidade nos Jogos Pan-Americanos foi conquistada pela equipe feminina em Porto Rico (79).

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Tiro com Arco, Vicente Fernando Blumenschein, a modalidade evoluiu muito nos últimos quatro anos. Em 2005, por exemplo, o arqueiro Leonardo Lacerda ficou em 16º lugar no Campeonato Mundial realizado em Madri.

“Depois, contratamos o técnico italiano Renzo Ruele para fazer um treinamento visando ao Campeonato Mundial e ao Pan do Rio”, contou.

Dentro do programa de treinamento para o Rio 2007, a Seleção Brasileira ficou concentrada durante dez dias no Centro de Treinamento de Rovereto, na Itália, no final de junho deste ano. “O lugar é considerado o maior revelador de talentos de tiro com arco da Europa. Com certeza, um lugar onde nossos arqueiros puderam adquirir muita experiência para a disputa do Pan”, afirma Vicente.

Em seguida, no início deste mês, a equipe brasileira participou do Campeonato Mundial de Tiro com Arco, em Leipzig, na Alemanha.

“A competição era classificatória para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, mas infelizmente não conseguimos a vaga, pois nossos atletas não tiveram um bom desempenho. Agora estamos na expectativa de conquistar medalhas”, ressalva Vicente.

Embora o tiro com arco brasileiro não conquiste uma medalha em Jogos Pan-Americanos desde Caracas (87), quando o atleta Renato Emílio ganhou duas medalhas de bronze e a equipe feminina também ficou com o bronze, o técnico italiano Renzo Ruele está otimista.

“Treinamos muito com o objetivo de alcançar medalhas nos Jogos Pan-Americanos. A equipe é formada por atletas experientes, que têm condições de conquistar medalhas. E eu acredito num bom resultado”, disse.

As seletivas para o Jogos Pan-Americanos foram disputadas em novembro do ano passado, em Deodoro, no Rio de Janeiro, durante o Campeonato Pan-Americano de Tiro com Arco. Doze atletas brasileiros participaram, mas apenas seis poderiam participar do Rio 2007. Entre os maiores adversários do Brasil, Renzo Ruele aponta a Colômbia, os Estados Unidos e o Canadá, no feminino; e México, Cuba, Estados Unidos e o Canadá, no masculino.

A disputa do tiro com arco na fase inicial é classificatória. O arqueiro dispara 36 flechas, em seis séries de seis flechas cada, nas distâncias longas. O competidor tem quatro minutos para realizar cada série. Já nas distâncias curtas, são 12 séries de três flechas cada uma e o arqueiro tem dois minutos para concluir.

Na categoria masculina as distâncias são de 30m, 50m, 70m e 90m, enquanto que na feminina são de 30m, 50m, 60m e 70m. O alvo tem 1,22m de diâmetro e é formado por dez círculos concêntricos, sendo que o menor vale dez pontos e cada círculo seguinte perde um ponto em valor. Vence aquele que conseguir somar o maior número possível de pontos.

Fonte: Site do COB

Notícia relacionada

06/07/2007 - 23:02 - Pan 2007: Fábio Emílio, do Tiro com Arco, é mais um vascaíno no Pan





NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique