.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 19/07/2007 - 13:34 - Pan 2007: Gibran Cunha: 'A nossa medalha bonita hoje era a prata'

Em entrevista à Rádio Brasil, o remador do Vasco, Gibran Vieira da Cunha, falou sobre a conquista da medalha de prata do Basil no Oito Com dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, na manhã desta quinta-feira (19/07), no Estádio de Remo da Lagoa.

"Estou bastante contente com o resultado. O remo tinha conseguido dois bronzes, o que já é muito bacana. Conquistar medalha em Pan-Americano para o Brasil é sempre bom. O remo é um esporte difícil, pois tem Cuba, Estados Unidos e Canadá, que são muito melhores do que a gente, então batê-los é tarefa quase impossível".

O remador falou sobre o maior mérito na conquista da medalha.

"A união do grupo hoje fez a diferença. Conversamos desde ontem, quando, na minha prova do Quatro Sem, não tínhamos ido bem e saímos bastante decepcionados por não ter conquistado medalha. Falamos que era página virada, amanhã é outro dia, o do Oito, a grande prova que fecha a regata. Os Estados Unidos eram um barco muito forte a ser batido, pois são os campeões olímpicos, mas tínhamos Argentina e Cuba, que já haviam conquistado ouro nesse Pan-Americano. A nossa medalha bonita hoje era a prata e é o que consideramos o ouro".

Gibran fala sobre a emoção que tomou conta dos remadores durante a prova.

"Combinamos uma tática bastante consciente, sem deixar o emocional tomar conta de nós, e conseguimos já na largada pontear um pouco com a prova. Depois os Estados Unidos veio e buscou a ponta, mas o tempo todo ficamos à frente de Cuba e Argentina, e cada vez se aproximando mais da chegada, com aquele frio na barriga aumentando, ouvindo a torcida brasileira toda. O Estádio de Remo estava lindo hoje, lotado, e as imediações da Lagoa também cheias de gente. Para nós, fechou com chave de ouro".

Gibran comenta o esforço feito pelos atletas durante o período de treinos da Seleção até finalmente conquistarem a medalha.

"Tem remadores que já se conhecem há mais quinze anos. O projeto Rio 2007 começou em outubro do ano passado em Porto Alegre, e desde então ficamos confinados em várias ocasiões por dois, três meses na Ilha do Pavão, do Grêmio Náutico União. Eram treinamentos diários. Normalmente, de manhã, o treino tem duas horas, duas horas e meia, e à tarde mais umas duas horas. Isso de segunda a sexta. Sábado e domingo é só de manhã. É um treinamento bastante puxado. Eu conversava com atletas de outras modalidades. A maioria tem uma folga na semana para a pessoa descansar, e estamos vindo desde outubro sem ter um dia inteiro de folga. Foi trabalhado duramente para esses jogos. Talvez não traduziu em medalhas o que treinamos, porque ganhamos apenas uma prata e dois bronzes, mas é porque o nível nesses Jogos Pan-Americanos no remo estava muito alto".

Gibran acha muito difícil o Oito Com do Brasil obter uma vaga para os Jogos Olímpicos de 2008, que serão realizados na China, dado o número de vagas em disputa.

"É complicado. Para Olimpíada, a classificação no Oito ocorre no campeonato mundial, que classifica somente os seis primeiros colocados, então você hoje colocar um Oito como sexto do mundo é uma tarefa bastante difícil para o remo brasileiro. Mas o Brasil terá representantes em Pequim, pelo menos um Skiff masculino e um feminino, e um Double Peso Leve tanto masculino quanto feminino. Acho que o Oito encerrou hoje a história dele. Quem sabe para os próximos Sul-Americanos".

Fonte: NETVASCO





NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique