.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 15/07/2007 - 19:44 - Bota pode perder pontos de jogo contra o Vasco devido a doping de Dodô

O presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, e o vice de futebol Carlos Augusto Montenegro declararam, ontem, em tom de comemoração, terem encontrado a peça que faltava para resolver o problema do doping de Dodô — flagrado no exame feito após a vitória sobre o Vasco, em 14 de junho, por uso de femproporex. O dirigentes divulgaram os laudos das análises feitas — pelo Laboratório de Análises Toxicológicas da Universidade de São Paulo (USP) — em todos os produtos ingeridos pelos jogadores alvinegros. Os resultados deram positivo para a substância femproporex nos três lotes de cápsulas de cafeína e que são manipulados pela farmácia Pharmacy, que fica em Ipanema.

Segundo o laudo, dois frascos estariam lacrados, um já parcialmente usado e o laboratório da USP “não se responsabiliza pela procedência do material encaminhado para análise”.

Bebeto disse que o resultado prova a inocência do atacante e do Botafogo: — Isso representa grande alívio para nós e para o Dodô. Acho que essas são provas importantes de que ele não teve dolo ao tomar a cafeína. Há dois anos compramos nessa farmácia.

Dono de farmácia acusa Montenegro

Transtornado, o dono da Pharmacy, Milton Luis Sant’ana, que viu sua farmácia amanhecer lacrada pela Polícia Civil, reagiu às informações divulgadas pelo Botafogo: — É impossível terem saído da minha farmácia cápsulas com cafeína e femproporex. A manipulação é feita em locais diferentes e em cápsulas de tamanhos diferentes. Quem garante que os frascos mandados para a USP não foram abertos e depois lacrados? Não posso me responsabilizar pelas cápsulas depois que elas saem da farmácia. Estão me usando para livrar o Botafogo e o Dodô.

Sant’ana contou que o lacre da polícia foi posto na madrugada de ontem e indicava que o estabelecimento estava sendo fechado por vender femproporex, porque a substância seria nociva à saúde. — Femproporex é proibido para atletas e não para o restante das pessoas. Lacraram a minha loja sem mandado judicial, depois ela foi reaberta.

Eu também sou pai de família — protestou Milton, às lágrimas, antes de revelar que Montenegro foi à sua farmácia ontem.

— Ele veio aqui, falou comigo e com uma funcionária perguntou se sabíamos quanto de dinheiro havia envolvido, que o Botafogo poderia perder 15 pontos e pediu desculpas.

Ele disse que precisava fazer o que fez e que sabia que minha farmácia iria reabrir logo.

Com o laudo em mãos, Bebeto de Freitas prometeu tomar providências jurídicas contra a farmácia e indicou que Dodô deverá fazer o mesmo. A farmacêutica Otávia de Souza, da Pharmacy, defendeu-se mostrando a nota fiscal de compra da cafeína anidra — matéria-prima para as cápsulas — e um laudo atestando que a substância é pura. Segundo ela, o frasco parcialmente usado refere-se a um pedido do Botafogo de oito cápsulas para Dodô, feito no dia 20 de abril e um dos lacrados foi solicitado em 27 de junho.

— Nesse tempo todo, Dodô tomou nossas cápsulas e só foi pego exame do dia 14 de junho? — questionou a farmacêutica, que negou ainda fornecer cafeína para o clube há dois anos.

Após consultar um arquivo de pedidos, ela garantiu que não houve pedido dessa substância antes de fevereiro deste ano.

Advogado de Dodô entrará com efeito suspensivo Bebeto de Freitas contou que o Botafogo recebeu os resultados na noite de sexta-feira e que imediatamente Montenegro foi à 14aDP (Leblon) e registrou a ocorrência contra a Pharmacy. O vice de futebol foi também o responsável por contar a Dodô, às 7h de ontem, que a análise da cafeína confirmou a presença de femproporex.

Segundo Montenegro, o atacante se emocionou e ficou agradecido pelos muitos apoios que recebeu. Dodô teria pedido audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmara confiar na inocência do atacante.

Carlos Portinho, advogado de Dodô, disse que agora deve pedir um efeito suspensivo contra a punição preventiva de 30 dias.

Paulo Schmitt, procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), não descartou a hipótese de o Botafogo perder pontos, mas disse que apenas amanhã, quando receber a defesa, poderá verificar se houve ou não dolo no doping.

Fonte: O Globo




NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique