.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 08/07/2007 - 00:30 - Dodô flagrado no exame antidoping da partida contra o Vasco

Líder isolado do Campeonato Brasileiro e com status de melhor time do país, o Botafogo sofreu um duro golpe neste sábado. Dodô, artilheiro do time na temporada com 24 gols, foi flagrado no exame antidoping. Ele será suspenso preventivamente por 30 dias caso a contraprova, que será realizada na próxima segunda-feira, dê resultado positivo.

Dodô foi pego no exame após a goleada por 4 a 0 sobre o Vasco, no dia 14 de junho. Na partida em questão, Dodô fez dois gols.

Apesar do problema, o Botafogo não corre risco de perder pontos*. O atleta, porém, está ameaçado de suspensão, que varia de 120 dias (pena mínima) a 360 dias (pena máxima). A substância detectada seria encontrada em remédios para emagrecer, mas ainda não há confirmação. (Nota da NETVASCO: Segundo outras fontes, a substância é o Femproporex.)

*Artigo 244 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva): § 1º Se comprovada a participação direta da entidade desportiva a que pertença o atleta, será ela punida com a perda de pontos, eventualmente obtidos na partida, prova ou equivalente, além de, no caso de desporto profissional, multa de R$50.000,00 (cinqüenta mil reais) a R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) e perda de sua parte na renda em favor do adversário, se houver.

Dodô jogou normalmente na vitória sobre o Atlético-PR, neste sábado, por 2 a 0, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Ele participou dos dois gols alvinegro, fazendo corta-luz para Lucio Flavio abrir o placar, e servindo Joílson, que fechou o marcador. Dodô tem sete gols no Brasileiro, enquanto o Botafogo lidera com 24 pontos, cinco a mais que o vice-líder Goiás.

O Botafogo já se pronunciou e soltou uma nota oficial em seu site, assinada pelo presidente Bebeto de Freitas. Confira abaixo, na íntegra.

"A notícia do encontro de uma substância proibida no exame antidoping do jogador Dodô, realizado no dia 14 de junho, após a partida contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro, pegou a direção do Botafogo de Futebol e Regatas de surpresa, deixando atônitos todos os que convivem com o atleta diariamente no clube.

O Botafogo tratará o assunto com toda a atenção e cuidado que a situação merece, pois ele diz respeito à carreira de um jogador conhecido por sua exemplar conduta profissional, em mais de uma passagem por General Severiano.

A direção do Botafogo esperará o total e definitivo esclarecimento dos fatos para se pronunciar, mas aproveita para ressaltar que, no dia 6 maio, após a segunda partida pela final do Campeonato Carioca, contra o Flamengo, Dodô foi submetido ao exame antidoping e nenhuma anormalidade foi constatada.

No dia 16 de maio, dessa vez ao final do jogo contra o Figueirense, pela Copa do Brasil, o atleta passou novamente pelo teste e mais uma vez nada foi encontrado. Dodô foi sorteado ainda para o antidoping, no dia 30 de junho, após o jogo contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro. Esse exame ainda não foi processado."

Fonte: GloboEsporte.com

O que é femproporex

O femproporex é um anorexígeno, com utilização no auxílio ao combate da obesidade, da classe das anfetaminas, que atua diminuindo o apetite. Femproporex, que é utilizado em vários fórmulas para emagrecer, age no sistema nervoso central inibindo o centro da fome hipotalâmico. Juntamente com a anfepramona e dietilpropiona, o femproporex é um dos remédios mais usados no Brasil como supressor de apetite. Além desse três, há a sibutramina, que é mais nova e também mais cara.

Abusos na utilização do femproporex

O femproporex é uma das substâncias cuja utilização sofre mais abusos no Brasil. Além da utilização muitas vezes irracional e exagerada no combate à obesidade, grande parte do abuso na utilização do femproporex é devido à sua propriedade estimulante capaz de manter a pessoa acordada. Desta forma, femproporex é muito utilizado de forma irresponsável por caminhoneiros, a famosa bolinha, para manter-se acordados por várias horas trabalhando. Visando combater o consumo irresponsável do femproporex, a Anvisa obriga que os remédios anorexígenos tenham faixa preta e advertências nos rótulos, além de só poderem ser vendidos sob prescrição médica.

Contra-indicações e indicações

Femproporex é contra-indicado para quem tem distúrbios cardíacos. Além disso, Narcotical Control Board, órgão das Nações Unidas, recomenda que o femproporex, devido à sua capacidade de criar dependência, seja utilizado pelo prazo máximo de quatro meses. Desta forma, o femproporex só teria utilidade para combate da obesidade à curto prazo, tornando-se necessário que a pessoa passe por um processo de reeducação alimentar e mudanças no estilo de vida para não recuperar o peso perdido ao parar de tomá-lo. Além disso, devido aos seus efeitos colaterais em potencial, é necessário que a pessoa que esteja utilizando o femproporex tenha supervisão médica contínua. O médico ao receitar o femproporex deve avaliar o seu risco versus o benefício em relação aos perigos que a obesidade representa para a saúde do paciente.

Efeitos colaterais do femproporex

O femproporex pode ocasionar alucinações, delírios e doenças psicóticas que poderiam levar a pessoa a comportamento violento ou suicida. Femproporex também pode criar dependência. Além disso, femproporex pode causar ainda os seguintes efeitos colaterais:
* insônia,
* nervosismo,
* irritação,
* ansiedade e agitação,
* tremores,
* náuseas,
* fadiga
* depressão,
* complicações cardiovasculares,
* boca seca.

Fonte: Copacabana Runners




NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique