.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 16/06/2007 - 01:04 - Há 50 anos o Vasco conquistava o Troféu Teresa Herrera

Há exatamente 50 anos, em 16 de junho de 1957, o Vasco conquistava o Troféu Teresa Herrera, o mais tradicional torneio de verão do futebol europeu, ao derrotar o Athletic Bilbao por 4 a 2 no Estádio Riazor, em La Coruña, na Espanha.

O Troféu Teresa Herrera fora criado em 1946 como uma competição beneficente. Seu nome homenageia Teresa Margarita Herrera y Posada (1712-1791), que dedicou sua vida à caridade e doou seus bens para a construção de um hospital na cidade de La Coruña. (Clique aqui para saber mais sobre Teresa Herrera.) Para se ter idéia do prestígio vascaíno na Europa, até 1957 o único clube não-europeu a disputar a competição havia sido o Vasco da Gama.

Na primeira participação cruzmaltina, em 1947, o Expresso da Vitória acabou derrotado pelo mesmo Athletic Bilbao, então vice-campeão espanhol, por 3 a 2. Na ocasião, Lelé e Friaça marcaram para o Vasco, que foi a campo com Barbosa, Augusto e Rafagnelli; Alfredo II, Ely e Jorge; Djalma, Maneca, Friaça, Lelé e Chico. O técnico era Flávio Costa.

A disputa de 1957 era, portanto, a chance da revanche. De um lado estava o Athletic Bilbao, campeão espanhol da temporada 1955/1956 e quarto colocado na temporada 1956/1957. Do outro, o Vasco, campeão carioca de 1956 e que, dois dias antes, surpreendera a todos ao derrotar o bicampeão europeu Real Madrid por 4 a 3 na decisão do 1º Torneio de Paris. (Clique aqui para saber como foi.)

O Vasco não desperdiçaria, porém, a oportunidade de vingar a derrota de dez anos antes. No intervalo o Clube da Colina já vencia por 2 a 0, gols de Vavá e Valter. No segundo tempo, Vavá e Válter balançaram as redes novamente e Arteche e Macaida descontaram para o time espanhol: Vasco 4 x 2 Athletic Bilbao. Disputaram essa partida histórica, pelo Vasco, Carlos Alberto, Dario e Viana; Laerte, Orlando e Ortunho; Sabará, Livinho, Vavá, Wálter e Pinga. O técnico era Martim Francisco.

Desde então somente quatro clubes brasileiros conseguiram repetir o feito vascaíno: o Santos de Pelé, em 1959, numa disputa contra o Botafogo; o Fluminense, em 1977; o São Paulo de Raí, futuro bicampeão do mundo, em 1992; e o Botafogo, em 1996. (Clique aqui para conhecer todos os campeões.)

O Vasco ainda chegou a disputar o Teresa Herrera mais três vezes, entretanto sem o mesmo sucesso. Em 1963, acabou derrotado pelo Monaco por 3 a 2 (gols de Joãozinho e Saulzinho). Em 1984, quando o torneio já contava com quatro equipes, passou pelo Athletic Bilbao nos pênaltis na semifinal, após um empate por 2 a 2 no tempo normal (Roberto Dinamite e Mauricinho), mas perdeu a decisão para a Roma também nos pênaltis depois de empatar nos 90 minutos por 1 a 1 (Roberto Dinamite) e na prorrogação pelo mesmo placar (Geovani). E, finalmente, em 1997, quando perdeu por 4 a 0 para o La Coruña na semifinal (com um gol de Luizão, que mais tarde se tornaria ídolo e campeão na Colina) e por 4 a 3 para o Atético de Madrid na decisão do terceiro lugar (Edmundo, dois, e César Prates).



Capa do Jornal dos Sports anunciando a partida:
"Hoje, em La Coruña, exibe-se o Vasco"




Foto de capa do Jornal dos Sports de 26/06/1957: jogadores do Vasco com o troféu, no gramado do Estádio Riazor



Fotos de capa do Jornal dos Sports de 18/06/1957: à esquerda, os capitães de Vasco e Athletic Bilbao trocam flâmulas antes da partida; à direita, o presidente do Vasco, Arthur Braga Rodrigues Pires, recebe o troféu do Torneio de Paris das mãos de Pinga



Troféu Teresa Herrera conquistado pelo Vasco



Fonte: NETVASCO




NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique