.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 26/03/2007 - 16:34 - Romário está prestes a ultrapassar Pelé em gols 'oficiais'

Nem Pelé, nem Romário. Nenhum deles chegou (ou chegará) ao milésimo gol. Mas antes que você pergunte sobre o pênalti cobrado pelo Rei do Futebol, naquele Santos x Vasco da Gama de 1969, ou pela estatística do Baixinho, que insiste em contabilizar 999 gols na caminhada para o seu “milésimo”, a revista Placar trata de explicar esse novo parâmetro que, oficialmente, coloca os dois maiores goleadores do país em situação bem semelhante.

Para chegar a esta conclusão, Placar utilizou-se somente das competições oficiais, promovidas pela FIFA, pelas confederações continentais, nacionais e pelas federações. Assim, foram colocados, frente a frente, os gols em jogos oficiais de competição. E Placar terminou descobrindo que Romário tem motivos muito mais nobres para deixar Pelé para trás, não precisando recorrer a jogos de categoria de base ou amistosos fabricados com o fim específico de aumentar a conta de seus gols.

Diante dos números oficiais, a condição de goleador máximo do futebol que Pelé ostenta até hoje está seriamente ameaçada por Romário. Entre 1957 (quando marcou seu 1º gol oficial, no Campeonato Paulista) e 1977 (quando assinalou o último, no Campeonato Norte-Americano), Pelé totalizou 720 gols em jogos de competições oficiais. Romário, que ainda está disputando o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil, totaliza 717 gols entre o 1º (em 1985) e o último. Apenas 3 gols separam o Rei do Baixinho.

Mas se Romário ainda precisa entrar em campo para tentar ultrapassar Pelé na soma de gols oficiais, em outro quesito ele já deixou o Rei para trás: é o atleta com mais títulos de goleador máximo de competições, contabilizando 27 artilharias contra 24 de Pelé. Isto sem contar a Copa João Havelange de 2000, onde Romário foi artilheiro da divisão principal - ao lado de Dill e Magno Alves -, mas os organizadores consideram Adhemar, do São Caetano, que jogou os módulos azul e amarelo - na prática, 1ª e 2ª divisões. Todavia, é bom lembrar que Pelé, ao longo de sua carreira, disputou 63 competições oficiais, enquanto Romário... 87.

Placar também chegou a uma outra certeza. Mesmo em se tratando de jogos oficiais, promovidos por entidades reconhecidas pela Fifa, não faltam motivos para discussões e polêmicas intermináveis. Como no caso do gol que deu o título da Taça Brasil de 65 ao Santos, contra o Vasco da Gama. Toda a imprensa creditou - e ainda o faz - a Pelé, mas, na súmula, o árbitro Armando Marques registrou a autoria para Maranhão (contra). Este gol não foi computado nesta nova pesquisa de Placar.

Assim como o gol que Romário marcou contra o Brasiliense, no Campeonato Brasileiro de 2005, que o então presidente do STJD, Luis Zveiter, tratou de anular com uma canetada, punindo o time de Brasília por ter vendido ingressos e determinando a adjudicação dos pontos para o Vasco, mas sem contabilizar os gols verificados nos 90 minutos. O que, mesmo assim, mantém o equilíbrio da contagem oficial, reduzida em 1 gol para cada artilheiro.

Nesta disputa particular com Pelé, Romário só não terá como supera-lo na média de gols por ano. Jogando entre 1957 e 1977, Pelé assinalou seus 720 gols em 20 anos de competições, resultando a média de 36 gols por temporada, enquanto Romário, em campo desde 1985, com 716 gols, apresenta a média de 32 gols por ano.

Fonte: Placar




NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique