.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 31/12/2006 - 14:34 - Retrospectiva: Futebol, Futsal, Judô, Karatê, Natação, Remo etc

Vasco inaugurou um Centro de Treinamento para o Futebol Amador em 2006

O trabalho não pode parar. A fábrica de craques do Vasco da Gama continuou em 2006 seu processo de criação e formação de talentos para o futebol.

O clube segue com a sua missão mais importante: a de formar um cidadão, independente de seguir como um atleta. São Januário abriga hoje dezenas de garotos desde a categoria Pré-Mirim até os jovens dos Juniores, dando-lhes assistência médica, alimentar e educação. A maioria daqueles que estudam no Colégio Vasco da Gama também residente na Pousada do Almirante, dentro da sede cruzmaltina.

Na equipe profissional, titulares como Diego, Ygor e Morais, formados nas categorias de base do clube, se firmaram definitivamente na temporada que se encerrou. Mádson deixou de ser promessa e passou a ser realidade.

Os artilheiros também estão em alta na Colina. Bruno Meneghel continuou mostrando faro de gol nas competições da categoria Júnior, enquanto Alan Kardec fez sucesso no Juvenil. O Sub17 Alex Teixeira continuou rodando o mundo fazendo sucesso com a Seleção Brasileira, assim como Phillippe Coutinho na Sub15.

Destaque também para a equipe Infantil, que conquistou com sobras o Campeonato Carioca, ganhando os dois turnos. Para encerrar o ano em grande estilo, o time Pré-Mirim faturou o Campeonato Carioca da categoria após vencer o Fluminense por 1x0 em São Januário.

O ano 2007 promete ser ainda melhor para o Futebol Amador do Vasco com a inauguração de mais campos no Centro de Treinamento Almirante Heleno Nunes, na Rodovia Washington Luiz em Duque de Caxias.

TÍTULOS CONQUISTADOS PELO FUTEBOL AMADOR DO VASCO EM 2006:

TAÇA SAUDADES (SC) DE FUTEBOL SUB17
CAMPEÃO CARIOCA INFANTIL
COPA JUVENTUDE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (ES) INFANTIL
CAMPEÃO CARIOCA PRÉ-MIRIM

Futsal do Vasco continuou uma máquina de títulos em 2006

Como não poderia deixar de ser, o futsal vascaíno desfilou talento, formou novos atletas e faturou títulos em 2006. Parabéns ao Departamento Infanto-Juvenil e todos os responsáveis pela nossa garotada nas quadras.

O Vasco conquistou neste ano, o Carioca Juvenil, foi Campeão Carioca e Estadual no Infantil, além do título Carioca e da Copa Rio Chupetinha. Mesmo nas categorias em que os títulos não vieram (Infanto-Juvenil, Mirim, Pré-Mirim e Fraldinha), o Vasco terminou entre os 4 primeiros colocados.

Vale relembrar também o show de bola que os meninos das categorias Sub6, Sub7 e Sub8 deram em Santos. Em um final de semana, os garotos vascaínos conquistaram os seis troféus em disputa contra as equipes paulistas.

O futsal Adulto voltou a marcar presença no Campeonato Estadual. A excelente recuperação no 2º turno e a despedida na semifinal após um jogo sensacional (4x4) contra o campeão Petrópolis, dão a esperança de um 2007 ainda melhor.

TÍTULOS CONQUISTADOS PELO FUTSAL DO VASCO EM 2006:

CAMPEÃO CARIOCA JUVENIL
CAMPEÃO ESTADUAL INFANTIL
CAMPEÃO CARIOCA INFANTIL
CAMPEÃO CARIOCA CHUPETINHA- LIFSERJ
COPA RIO CHUPETINHA- LIGA RIO FUTSAL
TORNEIO INTEGRAÇÃO RIO-SANTOS SUB8
TORNEIO INTEGRAÇÃO RIO-SANTOS SUB7
TORNEIO INTEGRAÇÃO RIO-SANTOS SUB6
DESAFIO SANTOS-VASCO SUB8
DESAFIO SANTOS-VASCO SUB7
DESAFIO SANTOS-VASCO SUB6

Remo vascaíno é referência para a Seleção Brasileira

Embora qualquer tipo de artimanha tenha sido realizada para tirar o título estadual do remo do Vasco, o clube mostrou sua grandeza e comemorou conquistas em outras frentes. Em agosto, o Vasco conquistou o bicampeonato do Festival de Remo de Campos. O evento reuniu cerca de 125 atletas, tanto integrantes da associação local como dos clubes cariocas (Vasco, Flamengo, Botafogo Piraquê e Guanabara).

No mês seguinte, o clube participou do Troféu Brasil Unificado de Remo, disputado em São Paulo, e saiu com duas medalhas de ouro. Em novembro, o Vasco fez bonito no 3º Troféu Brasil Máster. Das 15 provas disputadas, o Vasco só participou de 8, ganhando 3. Entre os rivais no Rio de Janeiro, o Botafogo ganhou duas provas e o Flamengo apenas uma. As provas conquistadas pelo Vasco foram a 2 Sem, Four Skiff e o Oito Com. Destaque para a última disputa do dia, vencida pelos remadores cruzmaltinos com o invicto barco "Eurico Miranda", deixando o Flamengo com a vice-colocação.

Para terminar bem a temporada 2006, o Vasco foi o clube que cedeu mais atletas à Seleção Brasileira para o Sul-Americano da Argentina: oito remadores.

Taekwondo vascaíno detonou os adversários em 2006

Nas lutas o Vasco foi “muito bem, obrigado” em 2006. Assim como o Karatê e o Judô, o Taekwondo também rendeu frutos ao clube na temporada. Depois de vencer várias seletivas rumo aos Jogos Pan-Americanos, o vascaíno Vander Valverde participou, em dezembro, da última Seletiva Nacional Fechada de Taekwondo para os Jogos. Porém, após ser prejudicado pela arbitragem, não conseguiu a vaga.

No entanto, a derrota não abalou o vascaíno: “Na 1ª luta fui prejudicado pela arbitragem, pois não estavam computando pontos a meu favor. Já o 2º combate contra o Leonardo foi uma disputa mais estratégica, e qualquer um poderia vencer. Agora é pensar em se classificar para o Mundial de Pequim do ano que vem”, comentou Vander.

Dentro do Rio de Janeiro, o Vasco foi invencível. O clube conquistou o Torneio Sesc Rio de Janeiro, em outubro, e “mandou ver” na Taça Rio, realizada em abril.

Natação vascaína segue formando atletas de ouro em São Januário

Meninos e meninas de todas as categorias de base fizeram brilhar a cruz-de-malta nas piscinas do Rio de Janeiro e do Brasil em 2006. Diversos jovens se destacaram durante o ano, mostrando que o trabalho realizado em São Januário é sério e importante para o esporte nacional.

No mês de setembro, o clube conquistou a última etapa do Circuito Inter-Regional de Natação, em Volta Redonda. Ao todo, 100 atletas vascaínos das classes Mirim, Petiz, Infantil, Juvenil, Junior e Senior participaram do evento, faturando 57 medalhas de ouro, 40 de prata e 33 de bronze.

Na categoria Infantil, Henrique Evangelho não se cansou de ganhar ouros em 2006. Da mesma forma que o Petiz Leonardo Santos. Na categoria Mirim, surgiram nomes como Yanni Caruso e Ygor Gralheiro, tantas vezes campeões no ano que passou. Ana Catarina Hristoff é outra esperança da natação vascaína. Vale destacar também a participação dos irmãos vascaínos da Familia Longo, Rodrigo e Isabela, que conquistaram as medalhas de bronze em suas respectivas categorias na Travessia dos Fortes.

Karatê do Vasco segue na rota das glórias internacionais

Um dos esportes que mais títulos traz para o Vasco, o Karatê teve em 2006, mais um ano de conquistas internacionais. Na última Seletiva para a formação da Seleção Permanente da Confederação Brasileira de Karatê que disputará o Pan-Americano 2007, o Vasco teve a participação de três lutadores, que venceram todos os combates e se classificaram em 1º lugar nas respectivas categorias. Quando só for permitida a inscrição de um atleta, a escolha será feita a critério do técnico, deixando o outro como suplente. Com isso, Maria Cecília Maia, Juarez Santos e Caio Duprat têm grandes chances de competir nos Jogos Pan-Americanos 2007, que serão realizados na cidade do Rio de Janeiro.

Na disputa dos Jogos Sul-Americanos no mês de novembro na Argentina, três atletas vascaínos (Vinícius Silva- Ouro, Juarez dos Santos- Ouro e Caio Duprat- Prata) conquistaram medalhas individuais, sendo: 2 de ouro e 1 de prata. Os karatecas cruzmaltinos também faturaram a prata por equipe.

Quatro vascaínos fizeram parte da delegação brasileira no Campeonato Pan-Americano de Karatê, disputado na República Dominicana, e voltaram para São Januário exibindo medalhas de bronze: Vinicius Silva (bronze individual e por equipe) Juarez Santos (bronze por equipe), Caio Duprat (bronze por equipe) e Maria Cecília de Almeida (sem medalha).

Nas competições nacionais o Vasco também brilhou. Com participação de 11 atletas cruzmaltinos, o Rio de Janeiro conquistou o título brasileiro adulto, após 7 anos na fila. No Feminino, o Rio de Janeiro foi vice-campeão, terminando a competição geral em 2º lugar.

Na disputa do Campeonato Brasileiro Juvenil e Junior, realizado em Cuiabá-MT, a Seleção do Rio de Janeiro teve a participação de 11 vascaínos, sendo: 4 integrantes da Comissão Técnica e 7 atletas. Todos os karatecas cruzmaltinos faturaram medalhas nas provas individuais. Na disputa por equipes, o conjunto formado por quatro lutadores do Vasco se sagrou campeão. Ao todo, os vascaínos ficaram com 12 medalhas, sendo: 5 de ouro, 4 de prata e 3 de bronze. O grande destaque do torneio foi Caio Duprat, que faturou duas medalhas de ouro: o pentacampeonato individual e o título por equipe.

Títulos e formação de novos talentos agitaram o Judô em 2006

O Vasco voltou a ser uma escola de formação de judocas em 2006. Além dos inúmeros e importantes títulos do sênior Renato Carvalho, destacou-se também o trabalho com jovens atletas realizado pelo Professor Douglas.

O clube passou a participar das competições da Liga de Judô do Rio de Janeiro e da Liga Nacional de Judô, com atletas distribuídos desde a categoria Chupetinha a Sênior. Na disputa do Campeonato Brasileiro em Divinópolis (MG), os judocas do Vasco trouxeram 11 medalhas, sendo 4 de ouro, 1 de prata e 6 de bronze.

O ano foi bom também para Renato Carvalho, que conquistou o Tricampeonato Sul-Americano, o Tetra Estadual e o Hepta carioca, além da Copa Dangai. Para finalizar o ano com chave de ouro, Renato subiu do 2º dan (nidan) para 3º dan (sandan) no mês de dezembro.

Futmesa do Vasco teve um ano de conquistas estaduais e nacionais

O Futebol de Mesa cruzmaltino tem como principal característica a imensa capacidade de garimpar títulos em todo território nacional nas modalidades que disputa. Todavia, não há dúvidas que o ano de 2006 foi o melhor ano da vitoriosa história do Futebol de Mesa Cruzmaltino presente no clube desde o ano de 2003.

Em 2006 o Vasco conquistou quatro títulos nacionais. No mais importante deles, a equipe da modalidade três toques ergueu o caneco no Mineirinho em Belo Horizonte, com uma campanha memorável, foram 10 vitórias consecutivas até o título estar assegurado matematicamente, a conquista só não foi invicta em razão de uma única derrota, sofrida já no apagar da luzes do Brasileiro, para o América-RJ. Ainda abordando a modalidade três toques, Juninho deu o título da Copa do Brasil ao Vasco na categoria Individual enquanto que no equipes, o Vasco ficou com o vice-campeonato.

Na doze toques, os títulos nacionais ficaram por conta de Thiago Penna no Juvenil e Dudu na Máster.

Se o Futmesa vascaíno brilhou no cenário nacional, o mesmo podemos dizer em âmbito regional, foram 4 títulos Estaduais, sendo 2 por equipes e 2 Individuais. Na modalidade Pastilha, o Vasco reinou absoluto, conquistou a Taça Guanabara e a Taça Rio de Equipes e assgurou sem a necessidade de final o Bi Campeonato da modalidade 2004-2006, enquanto que nas categoriais individuais, João Victor se sagrou Campeão Estadual vencendo nada mais nada menos do que as 5 etapas do circuito Estadual.

Na modalidade 12 Toques, Thiago Penna, fechou o ano com chave de ouro, após a conquista do título nacional em terras paulistas, conquistou de forma merecida o Bicampeonato Individual 2005-2006 da categoria Juvenil. Já no Estadual por Equipes da modalidade, o Vasco conquistou de forma invicta a Taça Guanabara, entretanto, o título do América-RJ na Taça Rio forçou uma partida decisiva para definição do Campeão Estadual da temporada. Na decisão jogada em São Januário o Vasco levou a melhor e chegou ao Bicampeonato de Equipes 2003-2006, valendo destacar os 100% de aproveitamento em cima da dupla Fla X Flu.

Nas modalidades Dadinho e Disco o Vasco terminou com o vice-campeonato por Equipes no Estadual, enquanto na modalidade Bola 3 Toques o Vasco fechou o ano na 3a colocação.

Destaque ainda para os dois pódios Nacionais conseguidos na modalidade Disco, 4º No Centro-Sul realizado em Criciúma e 4º no Brasileiro realizado em Vitória–ES.

Fonte: Site oficial do Vasco




NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique