.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 23/12/2006 - 17:30 - Romarinho marca seu primeiro gol e recebe elogio do pai

Quem compareceu à festa de Natal do América na manhã deste sábado, em Edson Passos, para conhecer as habilidades do herdeiro de Romário no gramado, não se arrependeu. Apesar do físico muito franzino, Romarinho surpreendeu os presentes, marcando seu gol 1 em gramados oficiais e mostrando desenvoltura jogando contra adultos.

Na chegada ao estádio, a timidez era marcante no menino de 13 anos. Educadíssimo, Romarinho deu atenção à imprensa calmamente e atendeu a todos os que buscavam uma foto ou autógrafo. Devido ao assédio, acabou sendo um dos últimos a se aprontar e entrar no campo.

Perguntado sobre quais características tinha em comum com o pai em campo, não titubeou.

- Faço gols - respondeu com rapidez.

No primeiro tempo da partida, que durou meia hora, o filho de Romário deu trabalho aos defensores do time azul, que usava camisas alusivas ao time americano que foi Campeão dos Campeões em 1982. Deu um chute a gol - defendido pelo goleiro - e protagonizou o lance mais bonito da pelada. Após lançamento longo pela direita, o candidato a craque aplicou um drible de corpo no marcador e só foi parado com falta, para o delírio da família Farias, que assistia o jogo das sociais do estádio.

Perto do fim da etapa inicial, o pai desceu ao gramado para orientar o pimpolho e o resultado foi rápido: Romarinho invadiu a área do time azul e não mostrou-se fominha, ao servir um companheiro, que marcou o segundo gol da equipe vermelha, que representava o scratch rubro que venceu a Taça Guanabara em 1974.

Só faltava o sonhado tento nos 30 minutos finais. O forte calor fez com que a produção do jovem camisa 11 caísse. O cansaço era visível no rosto do menino e dos demais peladeiros, em especial de seu time, que havia cedido a virada ao time de 1982. Mas tal como o pai, Romarinho não descansou enquanto o gol não saiu. E valeu o esforço: aos 29 minutos, bola na rede, beijo no escudo americano e acenos para o avô, Seu Edevair, que estava em êxtase.

- O gol saiu numa jogada de sorte, onde eu fui feliz na finalização. Espero que seja o primeiro de muitos. Vou tentar chegar aos mil - explicou Romarinho, com humildade surpreendente, após dar números finais ao jogo: 3 a 3.

Clique aqui e assista ao desempenho de Romarinho.

Clique aqui e confira os melhores momentos da confraternização americana.





Romário não vê gol do filho

Romário esqueceu por um dia a luta para chegar aos mil gols na carreira. O Baixinho teve seu dia de tiete e foi acompanhar a atuação do filho, Romarinho, na pelada de fim de ano do América, em Édson Passos. Apesar do carinho com o menino, o craque deixou o evento no início do segundo tempo e não viu o gol do herdeiro, no final da partida.

Acompanhado de boa parte da família (seus pais, Dona Lita e Seu Edevair e ex-mulher, Mônica Santoro, estavam presentes), Romário estava extremamente atento ao jogo no primeiro tempo. Levando as mãos constantemente à boca, o atacante mostrava-se tão apreensivo que resolveu descer das sociais até o gramado para orientar o filho.

Em meio a adversários com o dobro da sua estatura, o garoto procurou se movimentar e, apesar da ansiedade da estréia, demonstrou habilidade. Romário, que assistia na beira do campo à estréia do filho, aproveitou para aconselhar o pupilo. Entusiasmado, sentenciou: “O moleque é fera.”

No intervalo, o Baixinho explicou cuidadosamente os conselhos dados ao camisa 11 do time que homenageava os campeões da Taça Guanabara de 1974.

- Expliquei para ele que, como é o menor em campo e isso faz diferença, ele precisa tocar a bola com calma para chegar ao ataque. Ele entendeu e deu certo - referindo-se ao lance em que Romarinho invadiu a área e serviu um companheiro para marcar, no fim da etapa inicial.



Goleiro 'vibra' com gol sofrido de Romarinho

Muita gente teve motivos para comemorar a participação de Romarinho na festa da pelada de fim de ano do América. Mas poucos pareciam ter se divertido como o escritor e jornalista Marcos Eduardo Neves. Goleiro do time que homenageava os campeões rubros que atuaram em 1982, ele sofreu o gol do jovem camisa 11 a poucos minutos do final do jogo. Mesmo assim, Marcos curtiu muito a participação na festa.

- Cara, entrei para a história ao lado do Andrada, que sofreu o milésimo gol do Pelé, e do Ricardo Pinto, que tomou cinco na despedida do Zico. Vou ficar famoso - brincou.

Após participar do 'debut' do garoto, o escritor, que já escreveu as biografias de Renato Gaúcho e Heleno de Freitas, prometeu acompanhar a promissora carreira de Romarinho.

- Ele é um ótimo menino. Vou torcer muito por seu sucesso - completou.

Festa rubra para resgatar a tradição

A estréia de Romarinho nos gramados foi apenas a primeira parte de um evento que agitou ontem o América Football Club: o 1º Natal na Baixada Americana, organizado pelos “Irmãos de Sangue”, movimento de torcedores americanos que busca resgatar as tradições do centenário clube. Durante toda a manhã, o hino do América tocou na voz de Tim Maia e alegrou os espectadores.

No intervalo da partida amistosa, a festa continuou atrás da tribuna social do estádio, onde ocorria a inauguração do Mural do Torcedor, destinado a registrar o nome de torcedores rubros em placas fixadas na parede. Dentre os principais nomes que compunham o mural, estavam o de alguns ilustres americanos como João Cabral de Melo Neto e Giulite Coutinho.

Durante a solenidade, que contou ainda com a presença de seu Edevair, pai de Romário, o presidente Reginaldo Mathias discursou para os presentes e prometeu um futuro melhor para o Mequinha: “Vamos fazer o barco do América voltar a navegar na direção certa. Nosso objetivo é ganhar a Série C em 2007 e a Série B em 2008”, afirmou, otimista. Após o discurso, um coral composto por crianças se apresentou e animou os espectadores.

Fonte: GloboEsporte.com (texto e foto), Jornal dos Sports (texto e foto)




NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique