.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 03/12/2006 - 17:54 - VASCO EMPATA COM FIGUEIRA E NÃO VAI À LIBERTADORES: 0 a 0

A temporada 2006 se encerrou de forma triste para o Vasco. Com o empate por 0 a 0 com o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o time carioca ficou fora da próxima edição da Copa Libertadores da América.

"Foi um jogo emocionante. Os meus jogadores criaram, lutaram muito, mas infelizmente não deu. Não tivemos tranqüilidade. Futebol é assim mesmo", disse o técnico do Vasco, Renato Gaúcho, visivelmente abatido após o apito final.

A frustração vascaína aumentou ainda mais porque o principal rival na disputa pela vaga, o Paraná, apenas empatou pelo mesmo placar com o São Paulo neste domingo. Com o resultado, bastava o time carioca vencer sua partida para ficar com a quinta colocação no certame.

Desta forma, com 59 pontos, a equipe de São Januário encerra sua participação na sexta posição, um ponto atrás dos paranaenses.

Em julho, o clube já havia perdido a oportunidade de garantir vaga antecipada na competição sul-americana ao ser derrotado pelo Flamengo na decisão da Copa do Brasil.

Já o Figueirense tem motivos para comemorar. Esta edição do Brasileiro marcou a história do clube. A sétima colocação, com 57 pontos, é a melhor da equipe no certame. Em 2003 e 2004, o time de Florianópolis terminou a competição nacional na 11ª posição.

Além disso, o clube faz a melhor dupla de ataque do campeonato. Soares e Schwenck anotaram, juntos, 27 gols. Já o meia Cícero marcou outras 13 vezes.

No primeiro tempo, o jogo teve poucas chances de gol, já que o Vasco preferiu se postar na defesa e explorar os contra-ataques. No entanto, o clube carioca partiu para o tudo ou nada na etapa final.

O meia Abedi e o atacante Leandro Amaral perderam chances claras de gol, levando o técnico Renato Gaúcho à loucura.

"A nossa bola não entrou, mas valeu pelo ano que tivemos. Muitos apontavam que o Vasco ia cair para a segunda divisão", minimizou o volante Ygor.

Os jogadores do clube carioca entram de férias apenas na sexta-feira. Nos próximos dias, o elenco vai realizar os exames médicos de praxe e se reapresentam no início de janeiro. O primeiro compromisso do time vascaíno na temporada 2007 acontece no dia 24 de janeiro, pelo Estadual do Rio.

Em São Januário, o Vasco encara o Nova Iguaçu. Já o Figueirense estréia no Campeonato Catarinense no dia 17 de janeiro, contra a Chapecoense, no estádio Índio Condá.

O JOGO

Necessitando da vitória a todo custo, o Vasco tomou a iniciativa da partida e teve boa chance com Jean, logo no primeiro minuto. No entanto, o atacante acertou a zaga do time da casa na hora da conclusão.

A resposta do Figueirense foi quase imediata. No minuto seguinte, Schwenck cobrou falta na entrada da área e Cássio espalmou pela linha de fundo. Aos 8min, o volante Ygor deu uma de atacante, passou pela marcação, mas chutou em cima de Flávio.

A partir daí, o confronto passou a se concentrar no meio-campo, com as equipes errando muitos passes. Só aos 30min que o Vasco voltou a levar perigo ao gol de Andrey. Claudemir aproveitou sobra da defesa dentro da pequena área, mas chutou em cima do goleiro.

Na seqüência, foi a vez de Ramon desperdiçar uma chance, ao cabecear, livre, pela linha de fundo. O goleiro Cássio era mero espectador e só voltou a ser acionado aos 36min, defendendo em dois tempos um chute de Henrique.

No minuto final, o volante Amaral cobrou falta com força, mas Andrey conseguiu espalmar, salvando o time da casa. "O time está atacando e temos mais 45 minutos. Na hora certa a gente arrisca tudo", resumiu o técnico Renato Gaúcho na saída para o intervalo.

No segundo tempo, o confronto continuou equilibrado, mas o Figueirense perdeu as melhores oportunidades no início. Aos 9min, Rodrigo Souto concluiu livre da entrada da área, por cima do gol de Cássio.

Quatro minutos depois foi a vez de Cícero errar o chute na frente do goleiro vascaíno. O Vasco respondeu aos 15min, quando Leandro Amaral cabeceou para o chão e Andrey desviou para escanteio.

Abedi, que entrou mais uma vez na vaga de Ramon na etapa final, perdeu gol feito ao furar um cruzamento de Jean dentro da pequena área. Aos 22min, Diego exigiu elasticidade de Cássio para evitar o gol.

Na base do desespero, o Vasco teve um algoz nos minutos finais: o goleiro Andrey, que espalmou para o lado um chute colocado de Madson.

Já nos descontos, Leandro Amaral ainda acertou a trave do Figueirense, perdendo gol incrível.

GALERIA


Amaral

Cássio

Dudar

Jean

Leandro Amaral

Leandro Amaral, Morais e Claudemir

Jorge Luiz e Dudar

Leandro Amaral

Ramon

Renato Gaúcho


FICHA TÉCNICA

FIGUEIRENSE 0 X 0 VASCO

DATA/HORA: 03/12/2006 - 16h
LOCAL: Estádio Orlando Scarpelli, Florianopolis (SC)

ÁRBITRO: Sálvio Spínola Fagundes (SP)
AUXILIARES: Ednilson Corona (SP) e Valter José dos Reis (SP)

CARTÕES AMARELOS: Dudar, Diego (VAS)

RENDA: R$ 199.012,50
PÚBLICO: 12.199

FIGUEIRENSE: Andrey, Flávio, Chicão, Thiago Prado e Paulão; Rodrigo Souto, Henrique (36'/2ºT - Tucho), Marquinhos Paraná e Cícero; Soares (intervalo, Diego) e Schwenck.
Técnico Waldemar Lemos

VASCO: Cássio, Claudemir, Dudar (24'/2ºT - Madson), Jorge Luis e Diego; Ygor, Amaral (34'/2ºT - Bruno Meneguel), Ramon (14'/2ºT - Abedi) e Morais ; Jean e Leandro Amaral.
Técnico Renato Gaúcho

Fonte: UOL (texto), Lancenet (ficha), GloboEsporte.com (fotos)




NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique