.

Faq Entre em Contato Página Principal
Home | Notícias


NETVASCO - 18/11/2006 - 23:09 - Karatê: Vascaínos brilham no Sul-Americano e levam 6 medalhas

Dentro do programa dos Jogos Sul-Americanos, que acontecem desde o dia 09/11 na cidade de Buenos Aires (Argentina), foi realizada no Club Vélez Sársfield de 16 a 18/11 a disputa do Karatê. Três atletas vascaínos (Vinícius Silva, Juarez dos Santos e Caio Duprat) conquistaram medalhas individuais, sendo: 2 de ouro e 1 de prata. Os karatecas cruzmaltinos também faturaram a prata por equipe.

No próximo domingo (26/11), já de volta ao Rio de Janeiro, o trio medalhista completará a equipe do Vasco na disputa da final do Campeonato Carioca de Karatê. A competição será realizado no ginásio de São Januário.

Confira os vascaínos medalhistas nos Jogos Sul-Americanos 2006:

- Caio Duprat
Prata no Kumite até 75 kg
Prata no Kumite por Equipe

- Vinicius Silva
Ouro no Kumite até 70 kg
Prata no Kumite por Equipe

- Juarez dos Santos
Ouro no Kumite acima de 80 kg
Prata no Kumite por Equipe

Notícias do Karatê nos Jogos Sul-Americanos:

# 16/11 - 1º dia

O Brasil foi o destaque do primeiro dia de competições do karatê dos Jogos Sul-Americanos Buenos Aires 2006, nesta quinta-feira, dia 16. Foram seis medalhas, entre kata (do japonês "luta imaginária", espécie de luta coreografada) e kumite ("shiai kumite", competição esportiva), nas categorias individual e equipes, masculino e feminino. "Saímos na frente na disputa pelo troféu que é entregue ao país que mais medalha em toda a competição", disse Geraldo de Paula, chefe da equipe brasileira nos Jogos.

Na categoria kata por equipes, o Brasil chegou às duas finais. Entre as meninas, ouro brasileiro para Patrícia Carvalho, Cíntia Andrade e Alessandra Caribé. Na disputa masculina, Alexandre Cavalcanti, Jurandir Andrade e Klemerson Chagas ficaram com a medalha de prata. "Usamos a técnica e velocidade. No final, prevaleceu nossa forca explosiva. Faltou pouco para o ouro", disse Jurandir Andrade. No kata por equipes, os três lutadores precisam exibir seus golpes com sincronismo, além de forca e velocidade e precisão nos movimentos: "É o nado sincronizado do tatame", exemplifica Geraldo de Paula.

A baiana Alessandra Caribé, ouro por equipes, conquistou a prata no kata individual, perdendo na decisão para a equatoriana Yessenia Lainez. Com 24 anos, a atleta brasileira era só orgulho com as duas medalhas. "Comecei no karatê sem saber que meu tio Caribé é o patrono do esporte no Brasil. Onde quer que esteja, deve estar satisfeito com o meu resultado hoje", avalia.

À tarde foi a vez do kumite feminino entrar no tatame, que rendeu ao Brasil mais três medalhas, uma de ouro e duas de bronzes. O lugar mais alto do pódio veio com Dafani Figueiredo, na categoria menos de 60kg. O bronze foi conquistado por Valéria Kumizaki, na categoria 53kg, e Lucélia de Carvalho, na categoria mais de 60kg.

# 17/11 – 2º dia

O karatê brasileiro segue mostrando a força de sua tradição e a hegemonia na América do Sul. Nesta sexta-feira, dia 17, os karatecas brasileiros conquistaram quatro medalhas nos Jogos Sul-americanos Buenos Aires 2006, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Após dois dias de competições, o Brasil já soma dez medalhas na modalidade, sendo quatro de ouro, três de ouro e três de bronze.

Nesta sexta-feira, na disputa do kumitê, as medalhas de ouro foram para Vinícius de Souza, na categoria menos 70kg, e Juarez dos Santos, na categoria mais 80kg. A prata ficou para Caio Duprat, na menos 75kg, e o bronze para Douglas Brose, na categoria menos 70kg. "Nossa participação nos Jogos está excelente, dentro do que já era esperado", disse o chefe da equipe de karatê do Brasil em Buenos Aires, Geraldo de Paula.

No sábado, 18, último dia do karatê nos Jogos, o Brasil está classificado para as finais por equipes e na categoria aberta, tanto no masculino quanto no feminino. Os representantes na aberta são Lucélia de Carvalho e Nelson Sandemberg. "São nossos atletas mais experientes. Tanto na categoria individual quanto por equipes nossa expectativa é conquistar mais medalhas de ouro", afirmou Geraldo.

# 18/11 – 3º dia

A equipe de karatê do Brasil travou uma grande disputa com os venezuelanos, mas acabou se mostrando superior na disputa dos Jogos Sul-americanos. Os brasileiros receberam o troféu destinado à delegação que mais medalhas obteve durante os três dias do torneio. O Brasil ficou com 5 medalhas de ouro, 5 de prata e quatro de bronze, enquanto a Venezuela teve 5 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze. "Estamos muito satisfeitos. Alcançamos o nosso objetivo que era conquistar o maior número de medalhas para o Brasil", disse o chefe da equipe de karatê brasileiro, Geraldo de Paula.

Neste sábado, dia 18, o Brasil conquistou a medalha de ouro por equipes no kumitê feminino; a prata também por equipes no kumitê masculino, e na categoria aberta feminina com Lucélia de Carvalho; além do bronze na aberta masculina com Nelson Sandemberg.


Técnico Manoel Varella, Caio Duprat, Vinícius Silva e Juarez dos Santos treinando no Vasco

Fonte: Site oficial do Vasco




NetVasco | Clube | Notícias | Futebol | Esporte Amador | História | Torcidas
Mídia | Interativo | Multimídia | Download | Miscelânea | Especial | Boutique